Pra quem nasceu depois dos anos 90 e até mesmo ainda nos anos 80, talvez não se lembra da União Soviética; mas certamente quem estuda História ou se interessa pelo assunto já ouviu falar da União Soviética; amada por alguns e temida por outros. Esse país foi um enorme Estado socialista, tendo sido fundado em 1922 sob os escombros da recém fundada e efêmera República Russa e deixou de existir nos últimos dias de 1991, mas protagonizou interessantes fatos históricos durante boa parte do século XX. E conheça aqui algumas curiosidades sobre a União Soviética:
Primeiro país socialista da História
O Socialismo foi criado pelos teóricos Karl Marx e Friedrich Engels, principalmente por Karl Marx. E embora Marx tenha dito que o socialismo se daria num país industrializado, o Império Russo, que virou a União Soviética alguns anos após o seu fim, era um país totalmente agrário. Ou seja... O primeiro país socialista do mundo não foi um país industrializado, como imaginava Marx. Mas de fato a União Soviética foi o primeiro país socialista da História.
Não era totalmente socialista
Sim... A União Soviética não era um país totalmente socialista, como imagina muitas pessoas. Na verdade a propriedade privada de pequenas empresas, principalmente empresas do tipo comércio era permitida no país. Mas nem sempre foi assim. Nos primeiros anos ainda da República Russa, quando os Bolchevique {Fundadores da União Soviética} já estavam no poder, a propriedade privada foi proibida no país, porém a economia não deu certo, e em 1921 o país voltou a atrás e permitiu parte da propriedade privada no país, num plano econômico que visava recuperar a economia do país, e que foi batizado de NEP {Nova Política Econômica}.
O tipo de propriedade que era estatal na União Soviética, era os meios de produção, como as fábricas, e muitas delas eram bem poderosas, porém pertenciam ao Estado.
Derrotou o Nazismo
Outro fato curioso sobre a União Soviética é que esse país derrotou o Nazismo. E embora durante a Segunda Guerra Mundial, havia outros países lutando contra o Nazismo, a União Soviética foi quem mais contribuiu, sendo inclusive o primeiro país a derrotar os nazistas em uma batalha, a famosa Batalha de Stalingrado, ocorrida em 1942. Foram quatro anos lutando incansavelmente contra o Nazismo até os soviéticos conseguirem adentrar dentro da cidade de Berlim primeiro {A capital da Alemanha Nazista} e derrotar os nazistas primeiro.
Foi o país que mais sofreu perdas humanas na Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial durou seis anos, de 1939 até 1945, e desse tempo todo de guerra foram ao todo 50 milhões de mortes, dos quais 20 milhões foram de soviéticos, entre soldados e civis. Os civis sofreram bastante, principalmente com invasões nazistas, que queimavam pequenas aldeias e promoviam assassinatos. E muitos soldados também morreram em batalha, dos quais muitas eram pesadas.
Inclusive um fato curioso é que até os dias atuais a Rússia tem 10 milhões a mais de mulheres do que de homens, devido a grande perda de homens durante a Segunda Guerra Mundial, e talvez até mesmo durante a Primeira Guerra Mundial.
Primeiro país a mandar um homem para o espaço
Outra curiosidade sobre a União Soviética também é que foi o primeiro país a enviar um homem para o espaço; e tal feito ocorreu em 1961, quando o país enviou o cosmonauta Yuri Gagarin, que ficou extremamente famoso logo em seguida, entrando para a História como o primeiro homem a ir ao espaço.
Se tornou a segunda maior potência do mundo em menos de 20 anos
Até o final dos anos 20, a União Soviética não era muita coisa, porém a partir dos anos 30, o país começou a passar por um processo de industrialização rápida, e já no fim dos anos 40, principalmente logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o país já havia se tornado a segunda maior potência do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Mas infelizmente parte desse progresso todo foi as custa de milhões de pessoas executadas em campos de concentração, {Chamados no país de "Gulags"}, onde muitos trabalhavam exaustivamente.
Foi o primeiro país a criminalizar o Racismo
A União Soviética foi o primeiro país do mundo a criminalizar o Racismo. E enquanto em pleno ano de 1937, os Estados Unidos estava numa pesada segregação racial, nesse mesmo ano a União Soviética criminalizava essa prática nefasta que prejudicou e prejudica muita gente em vários aspectos.
Durante toda a sua existência foi uma Ditadura
Sim... Por mais que a União Soviética tenha tido feitos importantes, como derrotar o Nazismo, ser o primeiro país a criminalizar o racismo, o país teve também o lado negativo, e um deles é de que durante toda a sua existência, de 1922 até 1991 o país foi uma ditadura. Todos os seus presidentes comandavam o país de forma ditatorial, e ficavam no comando praticamente até falecerem. Além também do fato de que o Partido Comunista era o único partido permitido no país, e também o partido que comandava o país.
Seu último presidente foi o único que deixou o poder vivo e em liberdade
Como disse antes, durante toda a existência da União Soviética, o país foi uma Ditadura e todos os seus presidentes, que eram ditadores permaneciam no comando do país até falecerem. O primeiro que deixou o comando antes de falecer, foi Nikita Kruschev, em 1964, porém ele pegou uma prisão domiciliar até seu falecimento, em 1971, aos 77 anos de idade.
Mas o primeiro presidente soviético a deixar o comando do país vivo e em liberdade foi Mikhail Gorbachev, que assumiu a presidência do país em 1985, promoveu algumas mudanças importantes no país, como a Glasnost e Perestroika, permitiu outros partidos no país, entre outras coisas. Mas acabou por renunciar ao comando do país no fim de 1991, devido a imensa crise política e econômica que a União Soviética passava. Com isso, Mikhail Gorbachev deixou o comando do país antes de falecer e em liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário