domingo, 19 de outubro de 2025

Curiosidades históricas sobre o Brasil

Brasil

Conheça algumas curiosidades históricas sobre o Brasil.

O Brasil é um dos mais importantes países do mundo, se destacando muito pela agricultura e mais recentemente por outras características econômicas. E assim como qualquer país, o Brasil também possui suas características históricas e vamos falar aqui quais as curiosidades históricas sobre o Brasil.

O primeiro nome do Brasil foi Santa Cruz

Sim, embora o Brasil é conhecido a muito tempo por esse nome, seu primeiro nome foi "Santa Cruz", ou mais precisamente "Terra de Santa Cruz". Isso porque os portugueses eram muitos cristãos e aí deram esse nome ao Brasil. Pouco tempo depois o nome do país foi alterado para "Vera Cruz". Até que décadas depois, principalmente após a descoberta e extração da madeira Pau Brasil, que recebeu esse nome pelo fato do miolo de seu tronco ser vermelho que lembra brasa, o país passou a ser conhecido como "Terra Brasil", onde depois passou a se chamar apenas "Brasil", nome que se mantém até os dias de hoje.

A primeira cidade do Brasil foi fundada em 1532

Muitas pessoas não sabe qual é a cidade mais antiga do Brasil e alguns até pensam que é São Paulo ou Rio de Janeiro, pelo fato de essas cidades serem enormes e terem centenas de anos de fundação. Mas a cidade mais antiga do Brasil é a cidade de São Vicente, localizada no litoral do estado de São Paulo. A cidade foi fundada em 1532, pois embora o Brasil foi descoberto em 1500, a fundação das cidades não ocorreu assim rápido, foi um processo que levou décadas.

A primeira eleição na América ocorreu no Brasil

Sim... parece curioso, e é mesmo, mas as primeiras eleições na América ocorreu no Brasil, ainda em 1532, quando após a fundação da cidade de São Vicente ocorreu as primeiras eleições municipais, onde foram eleitos os primeiros vereadores da cidade, além também de serem os primeiros vereadores da América.

A primeira capital do Brasil foi Salvador

A capital da Bahia, uma das mais antigas do Brasil pra quem não sabe foi a primeira capital do Brasil. Isso porque depois da fundação de várias cidades no Brasil, como São Vicente (1532), Olinda e Recife (1537), entre outras cidades, a coroa portuguesa então começou o processo de organização do Brasil, onde o país passou a ser dotado de personalidade jurídica, nome oficial e etc. E para isso faltava também uma capital, e então foi construída a cidade de Salvador, projetada para ser a capital do Brasil e que além disso foi a primeira cidade planejada do Brasil, tendo sido inaugurada em 1549 e recebeu o nome de "São Salvador da Bahia de Todos os Santos", óbvio que depois o nome foi encurtado, mas esse foi seu primeiro nome. A capital do Brasil só foi transferida para o Rio de Janeiro em 1763, permanecendo assim até 1960, quando então Brasília passou a ser a nova capital do Brasil.

O nome oficial do Brasil foi "Estados Unidos do Brasil"

Esse é um fato bem curioso! E o nome oficial do Brasil entre os anos de 1891 até 1967 foi "Estados Unidos do Brasil". Isso porque logo após a Proclamação da República foi preciso mudar o nome oficial do Brasil, que antes era "Império do Brasil", e como as províncias passaram a serem chamadas de "Estados" e ganharam mais autonomia, o Brasil então adotou o nome oficial de "Estados Unidos do Brasil", inspirado em outros países, como os Estados Unidos, que se chamam oficialmente "Estados Unidos da América" e o México, que se chama oficialmente "Estados Unidos Mexicanos". Os estados brasileiros tiveram autonomia até os anos 30, quando desde então passaram a serem mais subordinados ao poder central até os dias de hoje, mas o nome do Brasil continuou sendo Estados Unidos do Brasil até 1967 quando após a criação de uma nova constituição o nome do país foi alterado para "República Federativa do Brasil", nome que se mantém até os dias atuais.

Os governadores dos estados eram chamados de "Presidente" também

Essa também muita gente não sabe, mas os governadores dos estados do Brasil também eram chamados de "Presidente". Isso porque como falei antes, quando houve a Proclamação da República, as províncias passaram a serem chamadas de "Estados", e o nome oficial do Brasil passou a ser "Estados Unidos do Brasil", assim como o chefe de estado do Brasil passou a ser o Presidente, os governantes dos estados também receberam o nome de "Presidente". Isso perdurou até os anos 30, pois quando Getúlio Vargas chegou ao poder, ele mudou uma série de coisas no Brasil, e chegou até mesmo a proibir que estados e municípios tivessem bandeiras, a única bandeira permitida era a bandeira nacional. E aí nessa época os presidentes dos estados passaram a serem chamados de "Interventor Federal", permanecendo esse nome até o início dos anos 50, quando a partir daí os interventores federais passaram a serem chamados de "Governadores", nomenclatura utilizada até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curiosidades históricas sobre o Brasil

Conheça algumas curiosidades históricas sobre o Brasil. O Brasil é um dos mais importantes países do mundo, se destacando muito pela agricul...