O mundo dos negócios é uma área muito fascinante. Eu particularmente sou apaixonado pelo mundo dos negócios desde quando eu era criança. E além de atualmente fazer o que eu gosto, eu também gosto muito de me aprofundar sobre assuntos relacionados ao mundo dos negócios, as empresas, estratégias e marketing e etc. E nesse artigo, irei abordar aqui o nome das empresas e suas diferenças, que são a Razão Social e Nome Fantasia.
Razão Social
A Razão Social é nada mais nada menos que o nome oficial da empresa. Esse é o nome que aparece nos documentos da empresa; e serve para qualquer realização de atividades que envolve compras, acordos, entre outras questões. A Razão Social pode ser diferente do Nome Fantasia, e pode ser até mesmo o nome do proprietário da empresa. E aliás, sobre isso, as empresas enquadradas como MEI {Micro Empreendedor Individual}, é obrigatório que a Razão Social seja o nome do proprietário da empresa, que é o nome completo do proprietário. E somente após a MEI faturar mais do que 81 mil reais por ano e fazer o desenquadramento e ser uma Microempresa é que o proprietário poderá alterar a Razão Social, e tirar o seu nome e colocar o nome que deseja, e que será acompanhado no final da abreviação "LTDA".
Nome Fantasia
Já o Nome Fantasia, é basicamente o "apelido" da empresa; é o nome comum com a qual a empresa fica conhecida do público, e é extremamente importante, pois é através do Nome Fantasia que a empresa ficará conhecida, seja nacionalmente ou internacionalmente. E como disse antes, o Nome Fantasia pode ser diferente da Razão Social, mas também pode ser o mesmo. A única diferença, é que a Razão Social terá que ser acrescentado a abreviação "LTDA", ou dependendo da empresa poderá ser outras abreviações, como: "ME", "EPP" e "S.A" ou "S/A". Mas essas duas últimas abreviações geralmente são acrescentadas em empresas grandes.
Outro fato interessante também no que se diz respeito ao Nome Fantasia da empresa, é que se caso a empresa tiver filiais, cada filial poderá ter também um Nome Fantasia diferente. Um exemplo disso são os bancos, onde cada filial, que são chamadas de "Agências" tem um Nome Fantasia diferente. Mas a Razão Social para a empresa toda, isso é.. A rede toda tem que ser a mesma.
Exemplos de usos de Razão Social e Nome Fantasia:
Uma empresa poderá ter a seguinte Razão Social: Giga Mix LTDA e o Nome Fantasia pode ser: Com Carinho Festas. Ou ainda tanto a Razão Social, quando o Nome Fantasia pode ser o mesmo, a única diferença é que na Razão Social será obrigatório acrescentar a abreviação "LTDA", a depender da empresa, aí ficaria assim: Giga Mix Festas LTDA e o Nome Fantasia ficaria: Giga Mix Festas.
Agora um exemplo de uma empresa com várias filiais, onde cada filial tem um Nome Fantasia diferente:
Aí ficaria assim: Giga Mix LTDA {Razão Social da empresa/rede}
Filiail 1 - Nome Fantasia: Com Carinho Festas
Filial 2 - Nome Fantasia: Clube da Alegria
E assim por diante... Mas vale lembrar que todas as filiais pertencem a uma única empresa/rede e a Razão Social tem que ser uma só. E termino por aqui esse artigo sobre o mundo dos negócios, mas especialmente em se tratando de contabilidade. Espero ter ajudado, volte sempre, comenta, curte e compartilha nosso conteúdo. Um muito obrigado a todos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário