quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Porque o brasileiro não gosta de carnaval?

Porque o brasileiro não gosta de carnaval?

É impressionante o quanto a mídia é capaz de criar grandes personagens, costumes, entre tantas outras fantasias. E uma coisa que a mídia conseguiu criar e foi muito bem sucedida é a falsa impressão de que a maioria dos brasileiros gosta de carnaval, o que não é verdade. E se reparar bem, o Brasil tem 207 milhões de habitantes, e nesse carnaval, e assim como em todos os outros, provavelmente o número de pessoas que curtiram os carnavais considerados mais depravados, como os carnavais de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador não ultrapassam os 10 milhões de pessoas.

Além disso em muitas cidades do Brasil, principalmente as cidades de pequeno e médio porte, o carnaval foi uma festa saudável, sem promiscuidade e pessoas curtindo e dançando como era antigamente, nos anos 20, 30, 540 e 50, como as pessoas gostam. Em Itajaí por exemplo o carnaval no último domingo, foi realizado em frente ao Mercado Público e foi exatamente assim.

Mas de um modo geral o brasileiro não gosta de carnaval, e me refiro a maioria dos brasileiros. Porém o que faz dar essa falsa sensação e ilusão de que a maioria dos brasileiros gosta de carnaval, é por conta da mídia, que trabalhou durante muitas décadas exportando a ideia de que o brasileiro gosta de carnaval, e de que o Brasil é o país do carnaval. E isso começou nos anos 30, durante o governo de Getúlio Vargas, que meio que queria criar um novo ideal do brasileiro, e com seu poderoso investimento em propaganda, onde o governo brasileiro na época chegou até mesmo a criar um departamento de propaganda, chamado "Departamento de Imprensa e Propaganda", conhecido como "DIP", começou a exaltar o carnaval, e a partir daí o carnaval, em especial do Rio de Janeiro, então capital do Brasil passou a receber muitos investimentos financeiros. E mais pra frente surgiram outros carnavais pelo Brasil semelhante ao do Rio de Janeiro, como os de São Paulo, Florianópolis, Salvador, Manaus, entre outros; com desfiles de escolas de samba, cerimônia e toda aquela fantasia, conhecida no mundo todo divulgado pela mídia brasileira, e que fez o Brasil ser conhecido também como o país do carnaval.

Além disso parece que o feitiço virou contra o feiticeiro, pois embora a mídia fez o mundo acreditar e também boa parte dos brasileiros acreditar que o brasileiro gosta de carnaval, com o passar do tempo, o carnaval ganhou fama no Brasil de ser uma festa regada a safadeza, putaria e sujeira; e sua má fama foi só aumentando com o passar dos anos, principalmente nos últimos 10 anos, com o advento da popularidade da internet e das redes sociais no Brasil, onde é possível perceber o quanto o carnaval ganhou também essa má fama.

Pois como falei antes, embora bem antigamente o carnaval era uma festa mais tranquila, e até mesmo nos dias de hoje, em cidades pequenas e médias, o carnaval acabou mesmo assim por ganhar má fama. E por mais que nos carnavais considerados os mais depravados, como os do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador a mídia mostre milhões de pessoas ali amontoadas, pulando e gritando de alegria; aquilo ali não representa a maioria dos brasileiros. Pois há milhões de ateus no Brasil e nem por isso a maioria dos brasileiros são ateus. E assim é com o carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...