terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

O dia em que Estados e Municípios no Brasil já foram proibidos de terem bandeiras e símbolos

Estados e municípios já foram proibidos de terem bandeiras e símbolos.

Cerimônia de queima das bandeiras estaduais, em 1938. Estados e municípios foram proibidos de terem bandeiras e símbolos. A única bandeira permitida era a bandeira nacional.

Hoje em dia cada estado brasileiro e cada município tem sua bandeira e seus símbolos certo? Mas nem sempre foi assim; e entre 1938 a 1945, todos os estados e municípios foram proibidos de terem bandeiras e símbolos {Aqueles brasões de armas que todo estado e município tem}.

Nessa época, o Brasil era governado por Getúlio Vargas, que havia acabado de iniciar um novo governo ditatorial em 1937, conhecido como "Estado Novo". E durante a existência do Estado Novo, foram feitas algumas mudanças no Brasil, e uma delas é que o Brasil passou a ser um Estado centralizado, e com isso os estados que tinham mais autonomia, passaram a ter menos autonomia, e para simbolizar um Brasil mais unido, segundo o governo de Getúlio Vargas, os estados e municípios foram proibidos de terem bandeiras e símbolos. E inclusive em 19 de novembro de 1938 foi feita no Rio de Janeiro, então capital do Brasil uma cerimônia de cremação das bandeiras estaduais, que simbolizava essa mudança. A única bandeira permitida e em vigor a partir daquele momento era a bandeira nacional.

Além disso vale ressaltar que segundo informações um outro motivo do porque isso aconteceu, é que até a chegada de Getúlio Vargas, os estados brasileiros tinham mais autonomia. Pois logo após a Proclamação da República, um dos objetivos é a autonomia dos estados brasileiros. E na época em que Getúlio Vargas chegou ao poder, em 1930, os estados tinham bastante autonomia que incluía exército próprio e armas pesadas. Tanto que em 1932 aconteceu a Revolução Constitucionalista em São Paulo, que foi a revolta do estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas. 

A revolta logo foi contida, e alguns anos depois, em 1938, os estados foram proibidos de terem bandeiras e símbolos, além também de perderem autonomia. E aliás, até mesmo o nome dado aos governadores dos estados foi alterado. Pois até a década de 30, os governadores dos estados também eram chamados de "Presidentes", e durante o Estado Novo, eles passaram a serem chamados de "Interventor Federal", tendo passados a serem chamados de "Governador" somente no início dos anos 50, nomenclatura utilizada até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...