quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

A curiosa escravidão branca, que muita gente não sabe

A curiosa escravidão branca, que muita gente não sabe.

Aqui na América, incluindo o Brasil é muito comum muita gente, ou talvez a maioria das pessoas acreditarem que somente pessoas negras foram escravizadas. No Brasil é até mais fácil muita gente acreditar nisso, já que durante o período da escravidão no país, o número de pessoas escravizadas, segundo o Censo de 1872 dizia que Pardos eram 31% dos escravizados. Enquanto que não falam qual a porcentagem de negros escravizados e de brancos escravizados. Mas certamente é de notar que a maioria das pessoas escravizadas no Brasil eram Negros e Pardos.

Mas embora muita gente acredita que pessoas brancas nunca foram escravizadas, é um grande engano pensar assim. Pois primeiramente é de notar que infelizmente a escravidão existiu durante boa parte da história da civilização, e todos os povos foram escravizados, tanto Negros, Brancos, Pardos quanto Asiáticos e outros povos de um modo geral.

Mas em se tratando aqui da América, e em especial do Brasil, muita gente acredita que nunca existiram escravidão branca. Mas já existiu sim escravidão de pessoas brancas. Já na época do Império Romano existia muitos escravos brancos, e esse costume perdurou por muitos séculos, tendo inclusive fotografias de pessoas brancas escravizadas. E um local onde por exemplo no século XIX ainda tinha muita escravidão branca, era nos domínios do Império Otomano, um grande país que ocupou grande parte do Oriente Médio, partes da África e da Europa. No Império Otomano era bem comum a escravidão de pessoas brancas por parte de árabes e turcos. E além disso há estimativas de em cerca de 300 anos, do século XVI ao século XX, cerca de 1 milhão de pessoas brancas da Europa foram escravizadas no Oriente Médio. E existia também um local, ponto de partida de piratas árabes que iriam até as regiões litorâneas da Europa capturar europeus como forma de conseguir dinheiro de resgate. Esse local era conhecido como Regência de Argel {Atual Argélia}, era um reino vassalo do Império Otomano, localizado no norte da África, conquistado em 1517 por um pirata conhecido como Barba Ruiva, a serviço do Império Otomano, e que existiu até 1830, quando foi incorporado pela França.

Muitas pessoas brancas de regiões do leste europeus, como Ucrânia, Bulgária, Romênia, Sérvia, entre outros, também eram capturadas para serem escravas no Império Otomano. Algumas mulheres brancas que viravam escravas iriam parar em haréns de árabes e turcos. Uma delas era Roxelana, nascida em 1502 na Ucrânia, filha de um padre {A Igreja da Ucrânia é Ortodoxa, e nessa igreja os padres podem se casar}, ela foi capturada, virou escrava e foi parar no harém do poderoso sultão {Imperador} Soleiman, do Império Otomano, onde por volta da década de 1520 virou esposa dele e teve grande influência nessa império, vindo a falecer em 1566.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...