domingo, 18 de fevereiro de 2024

Qual é a verdadeira função do Estado?

Qual a verdadeira função do Estado?

A muitos anos atrás no Brasil, milhões de pessoas vem questionando o Estado de um modo geral. Ou seja... De um lado tem pessoas que defendem um Estado grande, que o Estado tem muitas obrigações no dia a dia das pessoas e etc. E por outro lado tem pessoas que defende que o Estado seja pequeno, seja mínimo, que atua em poucas áreas; e em outros casos há pessoas que são a favor literalmente do fim do Estado. E irei explicar qual a verdadeira função do Estado e qual a minha opinião, mas já adiantando, que minha opinião é o Equilíbrio, mas vou explicar o porque.

Bem.. Primeiramente a verdadeira função do Estado são duas três coisas: Jurisdição, Defesa e Justiça. Ou seja.., O Estado deve ter jurisdição sobre um determinado território {Que nesse caso é o país}, pois se não houver isso {Estado}, a sociedade vira uma bagunça, pois imagina uma pessoa com mais poder financeiro que consequentemente tem condições de montar um exército próprio vai lá e toma as terras de quem é mais vulnerável. E se isso acontecia no interior de regiões como Nordeste, Norte e até mesmo do Sudeste antigamente, mesmo com a existência do Estado, imagina se o Estado não existisse? E isso não somente com relação a Terras, mas com qualquer outra situação. Por isso é inviável uma sociedade sem Estado.

E tem também a Defesa, que é função também do Estado, de proteger pessoas em sua jurisdição de uma ameaça estrangeira. E por fim a Justiça, que também é outra função do Estado, pois como disse antes, se não houvesse Estado, a sociedade viraria uma zona e quem é mais forte iria tomar espaço de quem é mais fraco, mesmo estando errado, estando praticando injustiça. Por isso nesse aspecto é importante a existência do Estado. Então basicamente as funções originais do Estado é: Jurisdição, Defesa e Justiça.

Porém...

E embora a verdadeira função do Estado seja aquelas três funções que citei ali, não basta somente isso para que o Estado e consequentemente uma sociedade funcione de forma eficiente para todos. Pois há funções que realmente é necessário a entrada do Estado, e essas funções são justamente três funções também, que é: Saúde, Segurança e Educação. Pois essas três funções ajudam e muito o bom funcionamento da sociedade se o Estado for bem administrado. E é claro que corrupção infelizmente existe, mas corrupção existem em qualquer lugar do mundo, mesmo no Estado mais desenvolvido do mundo. Mas mesmo assim é possível que um Estado funcione de forma exemplar, mesmo com alguns pequenos erros.

É claro que a iniciativa privada nessas três funções, Saúde, Segurança e Educação, deva coexistir com o Estado,  e assim todos tem a liberdade e o poder de escolha, além também é claro, dos necessitados poderem serem acolhidos quando precisar.

Mas...

Tem pessoas que acham que o Estado deve atuar em quase tudo na vida da pessoa além também da economia, o que não é bom também. Pois tudo em exagero faz mal, porque um Estado muito simples deixa muita gente com dificuldades a mercê da sorte e Estado muito grande atrapalha o desenvolvimento e a qualidade de vida de seu povo. E sendo assim é necessário um equilíbrio.

E por isso...

A minha opinião é que o Estado deva sim existir e deva sim atuar nessas outras três áreas também, que são: Saúde, Segurança e Educação. Podendo assim proporcionar uma qualidade de vida ao seu povo, uma espécie de Estado de Bem Estar Social. Pois praticamente tudo que dá certo na vida tem que ter um equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...