Pra quem conhece a História sabe que a maior parte do mundo já foi colonizado em especial pela Europa. Primeiro a América, depois a Oceania, depois a Ásia e por último a África. E em se tratando de África, é justamente dois países desse continente que irei falar aqui; que são dois países dos atuais 54 países africanos que nunca foram colonizados. E segue adiante o assunto:
Contexto
Até o fim do século XIX, a maior parte do continente africano era desconhecida, principalmente a região central desse continente. Pois as potências europeias da época estavam até então focadas em suas colônias na Ásia.
Até que em 1885 foi feita a Conferência de Berlim, uma reunião entre as potências europeias para a divisão e partilha da África em colônias entre as mesmas. E ao final da Conferência de Berlim, praticamente todo o continente africano já havia sido repartido em colônias e pertenciam as potências europeias. Mas no entanto restaram apenas dois países que permaneceram independentes: São eles a Etiópia e a Libéria.
A Etiópia, era um país bem antigo e independente tinha uma bem sucedida relação com outros países. Já a Libéria foi criada pelo governo dos Estados Unidos em 1847 para que ex escravizados no país que quisessem retornar a África pudessem se estabeleceram nesse país.
Então esses foram os únicos países africanos que nunca foram colonizados. E um fato curioso é que em 1896, a Itália que também havia ganhado alguns poucos territórios no continente africano durante a Conferência de Berlim, subestimou a Etiópia e tentou coloniza-la, porém ao invadir o país africano foi repelido e sofreu uma derrota, que chamou a atenção do mundo inteiro na época, pelo fato de um país africano pobre conseguir derrotar um país europeu, visto como uma potência emergente.
Tinha que ser a Itália, também conhecida como o Brasil da Europa.
ResponderExcluir