Estados Unidos é atualmente o país mais rico do mundo de acordo com o PIB.
Atualmente existem cerca de 195 países no mundo, e entre essas dezenas e quase centenas de países, existem muitos que se destacam nos mais variados níveis. E dentre todos os níveis, está no que se diz respeito a economia. E aqui listarei os países mais ricos do mundo de acordo com o PIB {Produto Interno Bruto}, pois existe uma certa diferença entre o país ser rico em PIB, e ser desenvolvido, que aí já são medidas outras características. E pra ficar mais fácil, vou citar o exemplo da China e do Japão: A China é mais rica do que o Japão com relação ao PIB, pois o PIB da China é bem maior do que o PIB do Japão, porém o Japão é mais desenvolvido do que a China, pelo fato de se for levar em conta outras características, como: Renda Per Capita, Qualidade de Vida e Expectativa de Vida por exemplo, o Japão está na frente da China. Então segue agora a lista dos países mais ricos do mundo: {Mas vale lembrar que esses dados são de 2021}.
1º Estados Unidos - PIB de 23 trilhões de dólares
Fundado em 1776, os Estados Unidos, assim como todos os países da América é um dos países mais jovens do mundo em comparação aos países do Velho Mundo. Já em fins do século XVIII, o país já começava a se organizar e no começo do século seguinte já dava os primeiros passos para se tornar uma potência regional.
Já no fim do século XIX era um dos países mais ricos do mundo e fortemente industrializado, porém começou a ter destaque internacional mesmo logo após a Primeira Guerra Mundial, e por fim se tornou a maior potência do mundo logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, disputando inclusive em hegemonia mundial com a extinta União Soviética. E desde o fim da União Soviética em 1991, os Estados Unidos reina sozinho absoluto, porém nos últimos anos há quem diz que sua hegemonia está ameaçada pela China.
2º China - PIB de 17 trilhões de dólares
E justamente falando da China, segundo especialistas o país está a caminho de se tornar uma potência mundial e disputar com os Estados Unidos a hegemonia do mundo. Fundado em 221 A.C., o país é um dos mais antigos do mundo e devido ao fato também de preservar seu vasto território durante toda a sua existência, aliado a uma boa agricultura e sua cultura de subsistência que persistiu por séculos, o país se tornou o mais populoso do mundo, com 1,386 bilhões de habitantes {2017}, mas foi ultrapassado nesse quesito recentemente pela Índia, seu vizinho.
Se tornando comunista em 1949, a China promoveu uma abertura econômica, se tornando praticamente um país capitalista, adotando o que muitos chamam de "Capitalismo de Estado" a partir de 1978, e desde então sua economia começou a crescer rapidamente, e começou a se destacar mesmo nos anos 2000, quando então ultrapassou o Japão, que até então era o segundo país mais rico do mundo de acordo com o PIB.
3º Japão - PIB de 4,9 trilhões de dólares
E falando do Japão, o país é um dos mais antigos do mundo, e considera o ano de 660 A.C., como sua data de fundação. E além disso o país é uma monarquia desde sua fundação até os dias atuais, sendo inclusive o único Império que ainda existe.
Durante muito tempo o Japão foi um país fechado, porém a partir da década de 1850 em meio ao assédio das potências ocidentais, como Estados Unidos, França e Inglaterra, o Japão começou a partir da década de 1860 a reavaliar sua conduta com relação a várias questões, como: Modernização, Relações Internacionais e etc. Até que em 1868 aconteceu a Revolução Meiji no país, onde o país passou a partir de então a fazer mudanças profundas em toda sua estrutura, desde a econômica até a social, e já na década de 1890 já era uma potência regional com destaque, chegando a derrotar a China na Primeira Guerra Sino Japonesa em 1894, pois até então a China era quem tinha o destaque regional na Ásia.
E ao longo do século XX, o país focou muito em sua industrialização, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, onde se destacou muito pela produção de produtos eletrônicos, tendo fundado e expandido muitas de suas empresas para o restante do mundo e depois se consolidando por muito tempo como a segunda maior economia do mundo.
4º Alemanha - PIB de 3,9 trilhões de dólares
O país da cerveja, do strudel, a Alemanha é chamada de "Motor da Europa", pois é a maior economia deste continente e se destaca em várias áreas, desde industrial até científica. O país foi fundado em 815 D.C. após o estabelecimento do então Reino da Germânia, e logo depois se transformou no famoso Sacro Império Romano Germânico em 960 D.C., tendo durado até 1806, quando após isso se desintegrou em vários Estados, que hora ou outra formavam confederações, até a união definitiva de todos os Estados alemães {Exceto a Áustria} em 1871, tendo a partir daí se tornado a Alemanha moderna que conhecemos hoje.
E foi logo após sua unificação, em 1871 que o país começou a ter destaque internacional, como se destacando na indústria, comércio, colônias, entre outras áreas, e já começara o século XX como sendo uma das maiores potências do mundo, rivalizando com a França e a Inglaterra, as potência dominantes até então.
O país participou das duas guerras mundiais, e saiu com prejuízo nas duas, tendo inclusive sendo divido em dois Estados logo após a Segunda Guerra Mundial. Mas com o passar dos anos o país recuperou sua economia e o respeito do mundo, tendo se reunificado em 1990 e se tornando a maior economia da Europa.
5º Inglaterra - PIB de 3,1 trilhões de dólares
A Inglaterra é um dos mais famosos países do mundo, e talvez o mais famoso de toda a Europa. Tendo sido fundado em 927 A.C., o país foi um entre os vários reinos europeus que surgiram na Idade Média após a queda do Império Romano, inclusive a Inglaterra foi uma província romana, chamada de "Província da Britânia". E permaneceu um reino comum durante mais de 5 séculos.
Até que em meados do século XVI em meio aos descobrimentos e o destaque das marinha portuguesas e espanholas, a Inglaterra também começou a investir nessa área, tendo aos poucos aportado na costa de algumas regiões de outros continentes, como nas Índias.
Mas a conquista por colônias por parte da Inglaterra veio mesmo a partir de 1607 com a colonização dos Estados Unidos, que se tornou uma de suas principais colônias, antes da Índia. E no século seguinte, o país se torna o primeiro país industrializado no mundo com a Revolução Industrial, um marco na História da humanidade, e com isso a economia do país sobe muito, ao mesmo tempo que conquista colônias ao redor do mundo.
Por fim o século XIX foi o auge da Inglaterra, que a essa altura já era o mais poderoso país do mundo e era também conhecido como "Império Britânico", tendo seu auge permanecido até a metade do século XX, quando após a Segunda Guerra Mundial, o país já bem desgastado deixa de ser uma potência mundial e ao mesmo tempo começa a perder todas as suas colônias com os processos de descolonização. Mas mesmo assim e até os dias atuais, o país é um dos mais desenvolvidos do mundo e possui uma das maiores economias do mundo e tendo muitos destaques.
6º França - PIB de 2,9 trilhões de dólares
O país mais conhecido do mundo quando se trata de turismo é a França. Fundado em 987 D.C., assim como a Inglaterra foi uma, ou melhor, algumas províncias romanas e eram conhecidas como "Províncias das Gálias". O país logo após sua fundação foi também um dos vários reinos europeus surgidos após o fim do Império Romano e era um reino comum, mas começou a se destacar mesmo a partir de meados do século XVI, quando logo após o início do período dos descobrimentos e o sucesso das marinhas portuguesas e espanholas, a França começa também a investir nessa área, tendo inclusive tentado tomar o Brasil de Portugal em meados da década de 1550, porém foram expulsos pelos portugueses, que para proteger o Brasil naquela região onde s franceses haviam se estabelecidos, foi fundada a então cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1565, a nossa atual e amada Rio de Janeiro, a mais famosa cidade brasileira no exterior e que foi nossa capital por quase 200 anos.
Mas nos próximos séculos a França, assim como a Inglaterra conquistou muitas colônias ao redor do mundo, e já entre os séculos XVII e XVIII, o país foi a maior potência do mundo, porém logo após a Revolução Francesa e o turbilhão de caos e crises que se seguiram nos próximos vinte anos, o país perdeu o posto para a Inglaterra no começo do século XIX, mas ainda assim continuou sendo uma das maiores potências do mundo, sendo inclusive a segunda potência com a maior quantidade de colônias no mundo.
Mas... Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o país também foi perdendo suas colônias em meio aos processos de descolonização e também seu desgaste na guerra, já que havia sido invadida pela Alemanha Nazista alguns anos antes e teve que lutar durante 5 anos na guerra. Mas mesmo assim nas próximas décadas e até os dias atuais, o país é um dos mais ricos e desenvolvidos do mundo, além de ser considerado charmoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário