domingo, 29 de junho de 2025

Editorial - Porque a monarquia seria a solução para o Brasil?

Monarquia

A monarquia seria a solução para o Brasil devido a mentalidade de veneração que o brasileiro tem.

Nos últimos 12 anos, é fato que o brasileiro acordou pra vida quando se trata de política. Há exatos 12 anos atrás, em junho de 2013 começaram se grandes manifestações generalizadas pelo Brasil inteiro, que inicialmente era por conta do aumento da passagem de ônibus em 20 centavos lá no Rio de Janeiro. Mas no entanto em meio aos embalos dessas manifestações sobre um problema do cotidiano, o brasileiro acabou colocando pra fora tudo que estava entalado na garganta já se faziam anos, e talvez até décadas: O cansaço de tanta corrupção e descaso com a administração pública em todos os âmbitos, seja na Infra estrutura, saúde, segurança e educação.

Com isso as grandes manifestações se intensificaram ao longo dos meses e depois ao longo dos anos (Que por sinal dura até hoje, hehehe). E foi depois dessas grandes manifestações que o brasileiro começou a criar consciência política e não tolerar mais safadeza e cobrar mais os políticos. E embora nas eleições de 2014 deu a impressão de que muita coisa não mudou, as coisas realmente começaram a ficar mais sérias depois de 2015. Isso porque em 2015 começou a pior crise econômica da História do Brasil, e isso de certa forma fez com que o brasileiro, que já estava engajado na luta política se empenhasse mais ainda e em 2018 fez a maior renovação no parlamento nacional (Congresso), além também de ter escolhido um presidente com um espectro político totalmente diferente nas últimas décadas, que é o ex presidente Jair Bolsonaro.

No entanto embora teve muito apoio popular no começo, o governo Bolsonaro se desgastou muito, principalmente em sua dificuldade de lidar com a pandemia no que se diz respeito a sua comunicação, como o fato de ele ter falado coisas que pegou mal, e fora também toda aquela questão das vacinas, que muita gente já está saturada de saber. Outro problema também é que Bolsonaro acabou no fim das contas tendo o rabo preso com o tal do "Centrão", a velha política brasileira que há quem diga que são quem de fato comanda o Brasil. E muito do rabo preso que Jair Bolsonaro teve foi devido a seu filho mais velho, Flávio Bolsonaro. Além disso é fato que os abusos de autoridade do STF (Supremo Tribunal Federal) que temos hoje no Brasil se deveu a recusa de Bolsonaro e seu filho em votar positivo na CPI da Lava Toga, que impediria por meios legais os abusos do SFT. Enfim de um modo geral Bolsonaro não conseguiu fazer mudanças sólidas no Brasil em seu governo e que durassem mesmo após seu governo, e as veze a impressão que tenho é que muita gente o apoia porque ele é o "menos pior".

E como conheço muito bem a política brasileira e a mentalidade do brasileiro, eu percebi que o regime político que daria certo no Brasil seria a Monarquia, é claro, que seria a monarquia parlamentarista ou constitucional como você queira proferir. A monarquia parlamentarista funciona da seguinte forma: O monarca, que pode ser o rei ou imperador exerce a função de Chefe de Estado, enquanto que o Primeiro Ministro, que é quem administra o país no dia a dia exerce a função de Chefe de Governo. Atualmente o regime político brasileiro é República Presidencialista, onde o presidente acumula os dois cargos (Chefe de Estado e Chefe de Governo). Na República Parlamentarista o presidente ocupa apenas o cargo de Chefe de Estado, enquanto que o primeiro ministro ocupa o cargo de Chefe de Governo.

A república parlamentarista é semelhante a monarquia parlamentarista, a única diferença é que na república parlamentarista o Chefe de Estado (Presidente) é trocado por eleições populares depois de um determinado período, que pode variar de 4 anos até 7 anos, a depender do país. Alguns países europeus, como a Alemanha, Itália, entre outros são repúblicas parlamentaristas. Mas no Brasil o tipo de regime que realmente daria certo é a monarquia parlamentarista, pois como disse antes, o brasileiro tem uma mentalidade diferente (E não está errado, faz parte da cultura de cada povo), mas a mentalidade do brasileiro é uma mentalidade mais de veneração, e isso é comum a vários povos. Inclusive a república no Brasil foi imposta a força, pois na época do fim da monarquia brasileira, a mesma tinha 90% de aprovação popular. E existem diversos exemplos do cotidiano de como o brasileiro possui uma mentalidade de veneração, como a veneração por famosos, personalidades, políticos, religiosos entre outros. Até mesmo no que se diz respeito a religião o brasileiro também possui traços de veneração. Pois por exemplo, nas últimas décadas muitos brasileiros se tornaram evangélicos, e embora na fé evangélica não tem o culto a veneração de imagens e santos, como na Igreja Católica, igreja essa que sempre foi extremamente predominante no povo brasileiro, o brasileiro agora evangélico costuma venerar pastores, missionários e suas denominações religiosas. Não estou falando que isso é certo ou errado, mas isso é um traço inerente do povo brasileiro, mesmo ele adotando um novo sistema, seja ele político ou religioso, de forma indireta e sem perceber, ele acaba buscando uma forma de veneração.

Por isso a monarquia parlamentarista seria a solução para o Brasil. E embora para alguns possa parecer retrógrado, na verdade não é (Retrógrado mesmo é a Monarquia Absolutista). Vou citar um exemplo de como o sistema político brasileiro seria fazendo uma analogia aqui, se caso nosso país fosse uma monarquia:

O Chefe de Estado seria um monarca, que no caso do Brasil devido a seu imenso território e diversidade étnica e cultural, seria um imperador (Pois pra quem não sabe o significado de "Imperador" é que ele reina sobre vários povos, enquanto que o "Rei", reina sobre apenas um povo). E voltando ao assunto aqui, se o Brasil fosse uma monarquia, o Chefe de Estado seria um imperador, e o Chefe de Governo seria o Primeiro Ministro. O primeiro ministro governa o país no dia a dia e seu tempo de governo é limitado, e cabe a ele formar um novo gabinete (Nomear os ministros, tipo: Ministro da educação, Ministro da economia, Ministro da defesa e por aí vai...) Se o governo do primeiro ministro não for bem, o imperador pode dissolver seu governo e nomear um novo primeiro ministro a qualquer momento. O imperador serve como um poder moderador, um fiscalizador. E devido a isso o primeiro ministro, que é quem governa no dia a dia irá procurar andar na linha o máximo possível, pois afinal de contas ninguém que tem um cargo importante na nação quer perde-lo. E além disso curiosamente se o Brasil fosse uma monarquia, tanto o Bolsonaro, quanto o Lula poderiam serem chefes de governo do Brasil, a única diferença, é que se eles fizessem coisa errada (E pior que fizeram), eles seriam removidos do cargo a qualquer momento, sem precisar de impeachment. E aliás, tem gente que defende a república e vai usar essa questão do impeachment, se caso o presidente não fizer as coisas certas. Mas o problema disso é que um processo de impeachment é extremamente raro de acontecer. Diferente da monarquia, onde o chefe de governo pode ser removido a qualquer momento.

E se o imperador fizer coisa errada? Ou não for um bom imperador?

Essa é uma dúvida de muita gente, e até eu já tive essa dúvida, mas como disse antes, na monarquia parlamentarista, o imperador não tem o poder absoluto como na monarquia absolutista. Pois existe o Conselho de Estado, que pode ser atuado se o imperador não foi um bom imperador. E além disso tem um fato muito importante que faz com que seja muito difícil um imperador ser um imperador ruim. Ele é educado desde criança para ser um futuro imperador, e todo mundo que não tem nenhum problema mental e é educado desde criança para ocupar o maior cargo da nação, não vai querer ser um Chefe de Estado ruim e colocar tudo contra ele depois e terminar por perder o cargo por uma revolta popular. Então como disse antes: Se um imperador que não tem problema mental e é educado desde criança para ser um Chefe de Estado não vai fazer uma burrice dessas. Essas histórias de imperadores e reis cruéis do passado geralmente eram de monarquias absolutistas. Diferente de um Lula ou um Bolsonaro que nunca foram educados desde crianças para serem um Chefe de Estado.

Mas é possível o Brasil se tornar uma República bem sucedida?

Sim! É perfeitamente possível também o Brasil se tornar uma república bem sucedida, e pra isso é necessário que seja feito um trabalho de educação para que o brasileiro tenha mais prudência ao venerar figuras políticas ou organizações políticas, sejam mais céticos e cobrem mais os políticos, e principalmente: Busquem mudança individual. Não esperem que um político ou uma organização política te tire da lama. Porque quando uma pessoa investe nela mesmo, principalmente investindo em conhecimento e ganhando mais, ela automaticamente fica mais esclarecida e não deixa iludir mais por políticos ou organizações políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial - Porque a monarquia seria a solução para o Brasil?

A monarquia seria a solução para o Brasil devido a mentalidade de veneração que o brasileiro tem. Nos últimos 12 anos, é fato que o brasilei...