domingo, 18 de fevereiro de 2024

2024 - Itajaí completa 200 anos de História...

Itajaí completa 200 anos de História.

Avenida Marcos Konder, no centro da cidade é uma das mais conhecidas de Itajaí.

Esse ano de 2024 a cidade de Itajaí completa 200 anos de História, sendo uma das mais importantes cidades de Santa Catarina e sendo uma das cidades com destaques nacionais em vários aspectos. E embora sua data de fundação é reconhecia como sendo 1860, sua história é bem mais antiga, pois sua data oficial de fundação é apenas quando a cidade se tornou um município, mas gênese da cidade mais além, e saiba como começou a fundação da cidade.

A princípio tudo começou mesmo após a fundação do município de São Francisco do Sul, que originalmente assim como boa parte dos municípios brasileiros tinham uma área territorial enorme, e o território hoje de Itajaí, fazia parte de São Francisco do Sul, município fundado em 1658.

Até que imigrantes açorianos foram chegando na região de Itajaí já no fim do século XVIII, mas a cidade praticamente ainda nem existia e eram pouco os moradores no local, que por sinal era um local onde tinha muita extração de madeira e uma agricultura forte. E curiosamente o comércio de madeira em Itajaí permaneceu forte até os anos 60, e inclusive até os anos 50 por exemplo algumas ruas importantes e famosas da cidade, como a Avenida Marcos Konder {Um trecho dela} ainda não existia e no lugar era grandes depósitos de madeiras. A agricultura também era bem forte em Itajaí até os anos 60.

Mas tudo começou mesmo quando um comerciante vindo de Florianópolis {Que naquela época se chamava Nossa Senhora do Desterro} chegou a região de Itajaí. Ele se chamava Agostinho Alves Ramos, e ao chegar na região em 1823 ajudou na construção da Igreja da Imaculada Conceição, a famosa Igrejinha Amarelinha, que fica em frente ao Píer Turístico. Mas o prédio original da igrejinha era de madeira, e somente em 1840 é que foi construído o prédio atual, sendo praticamente o imóvel mais antigo de Itajaí, e o único da cidade construído no século XIX, desde 2012, quando nesse ano o Casarão Melo, também construído no século XIX, só que em 1892 foi demolido, pois só restavam algumas paredes deste velho imóvel.

Após a vinda do comerciante Agostinho Alves Ramos, começaram a serem construídas ruas, praças e várias casas na região e em 1824, Agostinho contatou o bispo do Rio de Janeiro {Então capital do Brasil} para a criação de um "curato" {Uma espécie de comunidade religiosa registrada}. O bispo aceitou o pedido e foi criado o então Curato do Santíssimo Sacramento de Itajaí, também marcando o início da história da cidade.

Os anos se passaram e a pequena vila foi crescendo, até que em 12 de agosto de 1833, Itajaí que a essa altura já pertencia ao município de Porto Belo, e este por sua vez havia se desmembrado do município de São Francisco do Sul em 1832, torna-se um distrito, conhecido pelo nome de Distrito do Santíssimo Sacramento de Itajaí. Com isso o agora Distrito de Itajaí começa a crescer cada vez mais e a se destacar, além também da chegada de imigrantes, como os imigrantes alemães a partir do ano de 1850, onde eles se estabelecem no interior do distrito {E vale lembrar que até essa época essa região toda ainda pertencia a Porto Belo.

Até que no final dos anos 1850, pessoas de destaque do então distrito começam a fazer uma espécie de movimento pela independência do distrito e o torna-lo município, e sendo assim, em abril de 1859 é aprovada pela assembleia de Santa Catarina a criação do novo município, o Município de Itajaí, que é instalado oficialmente em 15 de junho de 1860, e com isso sendo considerado essa a data oficial de aniversário da cidade. Porém sua história começa bem antes. Na minha opinião a data verdadeira para o aniversário de Itajaí deveria ser 12 de agosto de 1833.

Algumas curiosidades históricas sobre Itajaí

Logo após se desmembrar de Porto Belo se transformar em um município, Itajaí tinha uma enorme área territorial de cerca de 15 mil km2, e ocupava toda a região do Vale do Itajaí. E só pra se ter uma ideia, Rio do Sul {Hoje Rio do Sul é um município} ainda era território de Itajaí, e olha que Rio do Sul é relativamente longe de Itajaí.

Outra curiosidade sobre Itajaí é que o município de Blumenau pertencia a Itajaí, e assim como Itajaí já foi um distrito de Porto Belo, Blumenau já foi um distrito de Itajaí. A emancipação política de Blumenau e sua transformação em município, se separando de Itajaí foi no ano de 1880, mas o município de Blumenau considera sua data de fundação, o ano de 1850 que é o começo de sua história.

Além disso, outros importantes municípios da região, também fazia parte de Itajaí, como Camboriú, que se emancipou de Itajaí em 1884, e outros municípios como: Penha, Luís Alves e Navegantes, que no passado eram todos bairros e distritos de Itajaí.

E outra curiosidade é que Navegantes foi o último território a se separar de Itajaí, e isso em 1962, quando o até então bairro de Navegantes também se transformou em um município, sendo nos últimos anos um destacado município de Santa Catarina, com uma economia forte e assim como Itajaí com um porto em destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...