Recentemente em um evento numa empresa, o presidente Lula, visivelmente animado no palco ao fazer um de seus discursos, ao ver uma jovem negra sentada num canto, a chamou e pensou que ela era cantora e fez algumas perguntas a ela. Até que em um dado momento ele disse que um "afrodescendente assim gosta de um batuque". E pra quem não sabe, batuque é a batida de tambor, muito comum em músicas de origem africanas.
Tal ato de Lula foi duramente criticado, até mesmo por veículos de comunicação tradicional, que geralmente apoiam Lula, mas mesmo assim o criticaram, mesmo tentando relevar um pouco. E já os opositores de Lula chegaram a dizer, que se fosse o ex presidente Jair Bolsonaro, que tivesse falado assim com uma jovem negra, ele já estaria sendo extremamente criticado até agora.
Nas redes sociais de pessoas negras, ligadas a Lula, como o seu ministro Silvio Almeida, a ministra Anielle Franco, entre outras personalidades negras ligadas a Lula, as pessoas cobraram o posicionamento dessas pessoas, que de uma forma que já era esperada, não fizeram nenhum pronunciamento, a fala preconceituosa de Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário