E pegando onda no último artigo onde relatei qual o presidente que mais tempo governou o Brasil. Agora apresento quais os Chefes de Estado que mais tempo governaram o Brasil. E quando se trata de "Chefe de Estado", vale tanto para Presidente, quanto para Imperador, Rei ou qualquer outro título de comando máximo de um país. E nesse artigo irei mostrar quais os Chefes de Estado que mais tempo governaram o Brasil desde a independência. Então segue a lista:
1º Lugar - Dom Pedro II {58 anos}
Em primeiro lugar está nada mais nada menos que nosso segundo imperador, o imperador Dom Pedro II, conhecido também como "O Magnânimo". Ele governou o Brasil por 58 anos, assumindo o trono em 1831 quando ainda tinha 6 anos de idade. Porém nosso país era governado por regentes, até Dom Pedro II completar a idade apta a governar, que seria 18 anos, porém foi feita uma manobra e ele passou a governar na prática mesmo com 15 anos de idade, em 1840. Durante seu reinado, o Brasil que acabava de se tornar independente amadureceu e se tornou um dos países mais estáveis da América, junto dos Estados Unidos e o Chile. Sei reinado durou até o ano de 1889, quando foi Proclamada a República pelo marechal Deodoro da Fonseca. E um fato curioso é que em seus últimos anos de governo, Dom Pedro II era praticamente o Chefe de Estado que mais tempo estava a governar, mais tempo até do que a famosa rainha Vitória, que governava o Império Britânico desde 1837 e foi considerada depois do fim da monarquia brasileira a Chefe de Estado que estava a mais tempo governando. O reinado dela foi até seu falecimento, em 1901, totalizando 64 anos de reinado. Dom Pedro II faleceu no exílio na França, em 1891, aos 66 anos de idade, sendo até hoje um dos mais respeitados Chefes de Estado da História do Brasil.2º Lugar - Getúlio Vargas {19 anos}
O segundo lugar era um presidente, talvez o mais conhecido dos livros de História da escola, e é nada mais nada menos que Getúlio Vargas, que foi Chefe de Estado do Brasil por 19 anos, e sendo o presidente em primeiro lugar que mais tempo governou o Brasil. Nascido no interior do Rio Grande do Sul, em 1882, Getúlio Vargas se formou em Direito e depois virou militar.Ele começa a entrar para a História do cenário político brasileiro quando liderou a Revolução de 1930, pondo fim a um período da presidência do Brasil, conhecido como "República Velha", ou "República do Café com Leite", já que oligarcas da produção do Café e do Leite tinha muita influência na presidência da República.
Depois de se tornar presidente do Brasil em 1930, Getúlio Vargas inicia uma nova era na política brasileira; cria constituições, se torna ditador, promove a criação das leis do trabalho, do voto feminino, era contra o comunismo e se torna praticamente o primeiro presidente populista da História do Brasil e é com ele que começa essa onda de populismo, onde outros presidentes, como Lula e Dilma seguiram os mesmos passos.
Getúlio Vargas governou o Brasil de forma direta até 1945, quando foi deposto, mas anos depois, em 1950 ele volta a governar o Brasil através do voto popular, pois ele era bem popular nessa época ainda. Porém os tempos na política eram outros e alguns anos depois em meio a crises ele é pressionado a renunciar, mas se recusa e chega a dizer que só deixaria a presidência do Brasil morto, e assim o fez em 24 de agosto de 1954, quando se suicidou com um tiro no coração. Ele entrou para a História do Brasil por ser um dos mais conhecidos, amado e odiado presidente do Brasil.
3º Lugar - Lula {10 anos - até agora}
O atual presidente do Brasil já é o terceiro Chefe de Estado que mais tempo governou {governa} o Brasil. Diferentemente da maioria dos presidentes do Brasil, Lula teve uma infância pobre. Nascido no interior de Pernambuco em 1945, ele migrou com sua família para São Paulo em 1952, aos 7 anos de idade, se estabelecendo depois em São Bernardo do Campo. Durante a adolescência fez um curso no Senai e se tornou Torneiro Mecânico, indo trabalhar em fabricas.Tempos depois conhece as ideia socialistas e começa aí a sua militância, focada na questão dos trabalhadores, onde faz discursos em greves e outros eventos envolvendo a classe trabalhadora, e isso já nos anos 70. E foi nessa época, em pleno Regime Militar que Lula é preso pelo DOPs, uma polícia política brasileira da época que funcionava para manter a ordem social.
No fim dos anos 70, Lula já se destacava nessa questão envolvendo os trabalhadores e já estava familiarizado na política e ajuda a fundar o PT {Partido dos Trabalhadores} em 1980. E foi durante a década de 80 que ele se aprofunda mais na política, chegando a disputar a presidência do Brasil nas eleições de 1989, mas acabou perdendo, até tentar mais outras duas eleições e por fim ganhar na quarta tentativa em 2002, quando foi eleito presidente do Brasil.
Seu governo no início da década de 2000 até 2010 foi marcado pelo crescimento econômico mundial impulsionado pela China e que o Brasil também se beneficiou, exportando muitas commodities e ganhando dinheiro. Em seus 8 anos de governo, Lula criou os projetos Minha Casa, Minha Vida, Prouni, Fies e unificou alguns programas sociais anteriores sob um único, chamado de Bolsa Família, seu programa social mais conhecido. Porém seu governo foi marcado também por corrupções e críticas por também pelo fato de os bancos terem se beneficiado muito nesse período, pois o sistema bancário é um dos símbolos do capitalismo, sistema econômico esse que o socialismo, ideologia de Lula tem críticas.
Mas não podendo se reeleger, {Pois no Brasil o presidente só pode se reeleger uma vez}, Lula apoia sua candidata Dilma Rousseff nas eleições de 2010 onde ela ganha e se torna a primeira presidente mulher do Brasil. E anos depois, em 2022, Lula se torna de novo presidente do Brasil, indo para seu terceiro mandato, e contando com os 8 anos em que ele foi presidente do Brasil entre 2002 a 2010 e atualmente que vai fazer dois anos que ele é presidente, são 10 anos como Chefe de Estado do Brasil.
4º Lugar - Dom Pedro I {9 anos}
Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil, nasceu em Portugal, em 1798, e era um dos filhos mais velhos do então príncipe do Brasil, Dom João VI. Porém alguns anos depois, seu irmão mais velho faleceu e ele se tornou o príncipe herdeiro. Ele e sua família vieram ao Brasil em 1808 em meio as guerras napoleônicas. Foi praticamente criado no Brasil e em 1816 com a morte de sua avó, dona Maria I, a rainha de Portugal, seu pai, Dom João VI se torna o novo rei de Portugal, e Dom Pedro I, o herdeiro do trono. Dom Pedro I permaneceu 9 anos como Chefe de Estado do Brasil.Sua família permaneceu no Brasil até 1820, quando em meio a uma revolução em Portugal, as cortes portuguesas exigiu o retorno de toda a família. Porém Dom Pedro I e sua esposa, a futura imperatriz, Leopoldina permaneceram no Brasil, o que enfureceu as cortes portuguesas, e pouco tempo depois, em 1822, Dom Pedro I declarou a independência do Brasil, se tornando o primeiro imperador do Brasil.
E já como o imperador de um novo império independente, Dom Pedro I fez várias mudanças no novo Estado que surgia, e em seu governo foi estabelecida a Constituição de 1824, a primeira constituição do Brasil e até hoje a mais duradoura, tendo durado 65 anos, até o fim da monarquia, em 1889. Porém em meio a conflitos em Portugal, após a morte de seu pai, Dom João VI, Dom Pedro I abdica do trono do Brasil em 1831, nomeando seu filho, Dom Pedro II para ser o novo imperador do Brasil. Dom Pedro I então retornou a Portugal e restabeleceu o trono do reino para sua filha, dona Maria II, e falecendo alguns anos depois, em 1834, tendo deixado um filho imperador no Brasil e uma filha rainha em Portugal.
5º Lugar - Fernando Henrique {8 anos}
Fernando Henrique Cardoso nasceu em 1930 e também é um dos mais conhecidos políticos do Brasil a muitos anos. É uma das lideranças símbolo do famoso partido PSDB {Partido da Social Democracia Brasileira}. Ele se tornou presidente do Brasil em 1994, e seu governo foi muito conhecido por privatizações de grandes empresas estatais, a estabilidade do Real, a atual moeda brasileira e também da criação de alguns programas sociais, fazendo de seu governo um governo popular, e tendo sido reeleito em 1998 para mais um mandato de quatro anos.Foi em seu governo também que a economia brasileira começou a se estabilizar de vez, em comparação as turbulentas crises e inflações que acometeram o Brasil entre o fim dos anos 80 e começo dos anos 90. E que ajudou a economia brasileira a se estabilizar foi a adoção do Tripé Macroeconômico, um conjunto de três pilares chamados de "Meta Fiscal", Meta de Inflação" e "Câmbio Flutuante", que atual como controlador da inflação, através da Meta de Inflação, a estabilidade do Real por livre negociação através da oferta e da demanda, frente ao mercado internacional com o Câmbio Flutuante, e o estabelecimento de um teto de gastos, que é um valor limitado onde todos os chefes dos executivos do Brasil {Prefeitos, Governadores e o Presidente} tem que cumprir e essas regras é a Meta Fiscal.
Com isso a economia brasileira passou a ter mais estabilidade, e aliado ao crescimento econômico mundial impulsionado pela China no início dos anos 2000, a economia brasileira deu um enorme salto nesse período, chegando a ter um PIB de 2,6 trilhões de dólares em 2011.
E Fernando Henrique Cardoso foi Chefe de Estado do Brasil até 2002, tendo totalizado 8 anos de governo, e sendo até hoje um dos Chefes de Estado que mais tempo governou o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário