quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Qual foi o maior império da História?

Qual foi o maior império da História?

Britânicos chegam na Índia, logo após a conquista do Reino de Bengala, em 1757.

Ao longo da civilização, o mundo já teve vários impérios, que duraram a maior parte da civilização. Mas logo após a Primeira Guerra Mundial os impérios começaram a desaparecer e darem lugar as repúblicas. E atualmente o único império existente no mundo é o Japão. Mas você já se perguntou qual foi o maior império da História? Saiba aqui nesse artigo qual foi:

Império Britânico

Sim, o Império Britânico foi o maior império da História. Ele teve incríveis 35 milhões de km2, e sua capital era a cidade de Londres, capital da Inglaterra. Mas o Império Britânico não era um império contínuo, pois ele tinha territórios espalhados pelo mundo inteiro como: Índia, Austrália, Malásia, Hong Kong, Birmânia, Canadá, África do Sul, Uganda, entre muitos outros territórios.

Como ele começou?

O Império Britânico foi fundado em 1583, quando a Inglaterra, que ao seguir o exemplo de Portugal, Espanha e França, também resolveu partir para a conquista dos oceanos com a sua marinha, que tempo depois se tornou a marinha mais poderosa do mundo em busca de descobrir novos lugares.

E um dos primeiros lugares que a Inglaterra começou a colonizar foi a costa da Índia, depois os Estados Unidos em 1607, e depois outros territórios. Até que com o passar dos tempos o número de territórios fez com que a Inglaterra se transformasse num grande império, o Império Britânico. E embora os Estados Unidos conseguiu oficialmente sua independência em 1783, o Império Britânico prosseguiu na conquista do novos territórios, como o Império Maratá, na Índia em 1818, e nos anos posteriores, novos territórios indianos e asiáticos, até a conquista de territórios africanos a partir da década de 1880, com a Conferência de Berlim.

Por fim ao final da Primeira Guerra Mundial, o Império Britânico arrendou mais territórios, dos quais alguns eram colônias do Império Alemão, que havia sido derrotado na guerra, e outros, localizados no Oriente Médio, faziam parte do Império Otomano, aliado ao Império Alemão e que também foi derrotado na guerra. E por conta disso, em 1920, o Império Britânico chegou ao seu auge, sendo o maior império da História, mesmo tendo perdido a África do Sul em 1910, mas ele arrendou mais territórios depois disso.

Como foi o fim do Império Britânico?

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Império Britânico, teve que enfrentar pesadas batalhas durante a guerra, principalmente contra a Alemanha. E todo seu esforço se estendeu para seus territórios ao redor do mundo, como a Índia e a Malásia. Até que no fim da guerra, os Estados Unidos e a União Soviética emergiram como as novas super potências. Enquanto isso o Império Britânico passou de primeiro a segundo escalão na hegemonia mundial, além também dos problemas financeiros causados pela guerra e tumultos.

E por conta de tudo isso, começou a surgir os primeiros movimentos de independência dos vários territórios britânicos pelo mundo. O primeiro a ganhar a independência foi a Índia, em 1947, o território mais valioso para o Império Britânico, seguindo da partilha da Palestina, e a partir dos anos 50 foram os territórios britânicos na África que começaram a luta pela independência, e muitas das vezes apoiados pelos Estados Unidos e União Soviética, que queriam para seu lado esses futuros países africanos, já que os Estados Unidos e União Soviética disputavam a todo custo a hegemonia mundial nesse período que ficou conhecido como Guerra Fria {1945 - 1991}.

Por fim já na década de 80 quase todos os territórios britânicos já haviam se tornado países independentes. Até que o último território britânico a sair de sua esfera foi Hong Kong, que havia sido conquistada pelo Império Britânico em 1842, durante a Guerra do Ópio, uma guerra entre o Império Britânico e o  Império Chinês, ao qual o Império Chinês saiu derrotado e teve que entregar Hong Kong ao Império Britânico, que permaneceu em suas mãos até o ano de 1997.

Em 1997, a Inglaterra devolve Hong Kong a China, e teve até uma cerimônia sobre esse ato. E com a devolução de Hong Kong a China, marca o fim oficial do Império Britânico, um império que durou 414 anos, deixou polêmicas e influências em várias partes do mundo e entrou para a História como o maior império da História.

Vale a pena saber também

O Império Britânico é o maior império da História certo? Porém ele era composto por vários territórios espalhados ao redor do mundo. E sendo assim, o maior império com território contínuo da História foi o Império Mongol, que tinha uma área de 24 milhões de kmg e se estendia da Coréia no extremo oriente até a Hungria, na Europa. Esse império era tão grande que a China todinha, toda a Ásia central, partes da Rússia, da Europa e do Oriente Médio chegou a fazer parte desse império, que foi fundado em 1206 por Gengis Khan e durou até o ano de 1368. Um outro império que chegou perto do Império Mongol em tamanho e que durou bastante tempo foi o Império Russo, fundado em 1721, durou até 1917 e chegou a ter uma área de 23 milhões de km2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A misteriosa escada de São José...

Escada foi construída em 1878, sem prego e cola e é um mistério até hoje. Existem muitos mistérios ao redor do mundo. Eu particularmente já ...