Casa Branca/Imagem - Sede da República americana.
Todo mundo já ouviu falar ou ouve o tempo inteiro a palavra "República". Mas você já se perguntou o que é uma República? Como ela funciona e qual a sua história? Como surgiu? Pois se você não sabe ainda e tem curiosidade de saber, saiba agora aqui nesse jornal.
A República surgiu ainda na época da Grécia Antiga, e embora todo mundo pensa que somente a Monarquia que é antiga, na verdade, a República é tão antiga quanto a Monarquia. Mas também é claro que em comparação entre esses dois sistemas de governo, a Monarquia é ainda mais antiga. Pois a República de uma certa forma é um sistema político mais amadurecido em seu significado, pois nada mais justo do que o povo escolher o líder de seu país, já que o país é território público, de todos. Enquanto que a Monarquia no passado era praticamente o território do país sendo de "propriedade" do rei.
E durante muito tempo o sistema de governo mais popular no mundo inteiro foi a Monarquia. Praticamente cada país do mundo, cada tribo tinha um rei, e mais tarde, dependendo do país, um imperador.
Porém com o passar dos séculos, a República foi ganhando um pouco de força, e em dado momento, principalmente após a Revolução Francesa, até mesmo a Monarquia sofreu uma certa mudança, onde em especial na Europa, tradicional região onde inclusive até hoje permanece várias monarquias tradicionais, as monarquias europeias começaram depois da Revolução Francesa a se torarem "Monarquias Constitucional", que é um tipo de monarquia mais democrática, semelhante a uma República, porém com a única diferença de que o Chefe de Estado {Que é o Imperador ou o Rei} fica no cargo até morrer ou renunciar, e sendo sucedido geralmente pelo filho mais velho.
Mas antes da Revolução Francesa já existia algumas Repúblicas, principalmente na Itália {Nessa época a Itália ainda não era unificada}, e uma das Repúblicas mais famosas foi a República de Veneza, que depois se uniu ao futuro Reino das Itália, fundado em 1861, após a unificação italiana.
Mas a popularidade da República no mundo começa mesmo é no século XIX, principalmente após a independência dos países da América, onde a maioria {Exceto o Brasil}, adotaram a República como sistema de governo. E na verdade foram dois grandes períodos de popularidade relâmpago da República no mundo. O primeiro deles foi justamente no século XIX, com a independência dos países da América, como disse antes, e o segundo no século XX, com a independência dos países da África e da Ásia, que adotaram em sua maioria, assim como os países da América, o sistema republicano. Influenciados principalmente pelas ideais dos Estados Unidos e da União Soviética, duas grandes Repúblicas extremamente influentes no século XX, e que disputavam a hegemonia mundial.
Até a Europa, berço de tradicionais monarquias também se seduziu em parte pela popularidade da República, e importantes países europeus, pouco antes monarquias, viraram Repúblicas, como é o caso da França {1870}, Portugal {1910}, Rússia {1917}, Alemanha {1918}, Áustria {1918} e Itália em 1946. Até a Espanha quase virou uma República, quando em 1931 o país se transformou numa República, enfrentou uma guerra civil logo depois, e que durou até 1936 e logo em seguida passou por uma ditadura que durou até 1975, e que era meio que uma mistura de República com Monarquia.
Como a República se tornou tão popular?
Eu acredito que seja devido as influências da Revolução Francesa, que anos depois de seu acontecimento, em 1789 acabou espalhando seus ideais pelo mundo {Inicialmente pela Europa, depois América, e mais além dos países africanos e asiáticos}.
Logo em seguida veio a independência dos países da América, onde também se influenciaram pelos ideais da Revolução Francesa, além também da República Americana, bem sucedida e fundada em 1776. Já o Brasil acabou por não virar uma República logo de cara na época de sua independência, porque a Corte Portuguesa estava estabelecida em seu território, e a opção por Dom Pedro I, o primeiro imperador, de ter ficado no Brasil e proclamado a independência contribuiu muito.
E porque a República se tornou tão popular?
Então... Vale lembrar que embora sua popularidade tenha começado no início do século XIX, ainda assim a maioria dos países do mundo no século XIX eram monarquias. E outra questão bem importante, é que nessa época a maioria dos países africanos e asiáticos eram colônias de vários países europeus, como: Inglaterra, França, Portugal, Alemanha, Itália, entre outros, e esses países ainda eram monarquias, e suas colônias também eram por conta disso, pois seus territórios pertenciam a metrópole.
Mas o boom de popularidade da República começa mesmo no século XX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, onde os Estados Unidos e União Soviética emergiram como as maiores potências do mundo, ultrapassando a Europa nesse quesito. E também alguns países europeus já não eram mais monarquias nessa época, como: Portugal, França e mais recentemente a Itália.
E nessa época começa um processo de descolonização da África e da Ásia, onde as colônias africanas e asiáticas começam a declarar e conseguirem suas independências. Esse período foi dos anos 40 até os anos 70, e surgiram muitos novos países independentes nesses dois continentes, e como os tempos já eram outros, até mesmo o comportamento da sociedade e a opinião da mesma, muito influenciados pelo modernismo, e também claro, pelas influências dos Estados Unidos e União Soviética {Duas Repúblicas}, que disputavam a influência nesses novos países que foram surgindo, a opção pela República foi óbvia, e com isso a maior parte do mundo adotou o sistema republicano de governo, até os dias atuais; o que fez com que a República se tornasse tão popular assim. E até mesmo países bem antigos e tradicionais, viraram Repúblicas no século XX, como foi o caso da China, em 1912, Turquia, em 1923 e Irã em 1979.
Nenhum comentário:
Postar um comentário