sexta-feira, 1 de março de 2024

Curiosidades impressionantes sobre o Rio de Janeiro...

Curiosidades impressionantes sobre o Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro é uma das mais belas cidades do mundo.

Aproveitando que hoje é nada mais nada menos que o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, irei falar aqui algumas curiosidades um tanto quanto impressionantes sobre esta maravilhosa cidade, que além de ser também conhecida como "Cidade Maravilhosa" é sem sombra de dúvidas a cidade brasileira mais conhecida no mundo inteiro. Então sem delongas e milongas, vamos aos fatos:

Seu aniversário não era comemorado em 1º de Março

A primeira das curiosidades é justamente o aniversário da cidade. Pois embora seja comemorado em 1º de Março, o aniversário da cidade na verdade sempre foi comemorado no dia 20 de janeiro, que por sinal é o dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade. Pois segundo a História, na época da fundação da cidade em 1565, supostamente no mês de janeiro {Daí também o nome da cidade ser assim}, São Sebastião teria aparecido para os portugueses em meio as batalhas que estavam ocorrendo ali naquele momento, pois os portugueses estavam em batalhas contra os franceses, que haviam se apoderado daquela região. Mas os portugueses conseguiram expulsar os franceses, e para controlar o território foi fundada a cidade ali naquele local, que em homenagem ao santo, recebeu o nome de "São Sebastião do Rio de Janeiro". E desde então o aniversário da cidade era sempre comemorado em 20 de janeiro durante quase 400 anos, até que em 1957 o governo da cidade resolveu pesquisar mais a fundo a história da cidade, e segundo os historiadores da época, a cidade teria sido fundada na verdade em 1º de Março, e desde então o aniversário da cidade passou a ser comemorado nessa data.

Foi a segunda capital do Brasil

Essa é uma das curiosidades mais conhecida sobre o Rio de Janeiro, que é sobre ser a capital do Brasil. Mas no entanto o fato dela ter sido a segunda capital do Brasil, quase ninguém conhece, pois muita gente acha que a capital do Brasil antes de Brasília, sempre foi o Rio de Janeiro, mas não foi sempre assim. A primeira capital do Brasil foi a cidade de Salvador, que por sinal foi capital do Brasil por mais de 200 anos, mais tempo até do que a cidade do Rio de Janeiro. 

O Rio de Janeiro torna-se a capital do Brasil em 1763 e virtude do Ciclo do Ouro, que acontecia em Minas Gerais. Pois no período colonial, o Brasil teve dois grandes ciclos, o Ciclo da Cana do Açúcar, que foi no Nordeste, e nesse primeiro período, Salvador foi a capital do Brasil. E o segundo ciclo foi o Ciclo do Ouro, que ocorreu no Sudeste, em Minas Gerais, que é próximo do Rio de Janeiro. E por conta disso, a capital do então Estado do Brasil {Nome oficial do Brasil quando pertencia Portugal} foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro, que até então se chamava "São Sebastião do Rio de Janeiro", mas que foi encurtado para o nome atual. O Rio de Janeiro foi a capital do Brasil até o ano de 1960, quando foi substituída por Brasília, a capital atual.

Sua população é quase a mesma população do estado de Santa Catarina

A população da cidade do Rio de Janeiro é enorme. A cidade tem cerca de 6,7 milhões de habitantes, e tudo isso concentrado numa área territorial de 1,2 mil km2. Enquanto que o estado de Santa Catarina tem 7 milhões de habitantes, em uma área de 95 mil km2, o equivalente a 79 vezes o tamanho do território da cidade do Rio de Janeiro. E o motivo do Rio de Janeiro ter uma população tão grande assim é justamente pelo fato de ter sido a capital do Brasil por quase 200 anos, principalmente durante mais da metade do século XX, que já era uma época onde o Brasil estava se industrializando, muita gente indo morar nas áreas urbanas e o Rio de Janeiro, como capital do país nesse período atraía muita gente.

Foi mais populosa do que a cidade de São Paulo até a metade do século XX

A maior cidade do Brasil atualmente é a cidade de São Paulo, com seus quase 12 milhões de habitantes, e isso em uma área de 1,5 mil km2, e o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil. Mas nem sempre foi assim; pois até os anos 70, a cidade do Rio de Janeiro era maior do que a cidade de São Paulo. Na década de 60, São Paulo tinha cerca de 3 milhões de habitantes, enquanto que o Rio de Janeiro tinha 4 milhões. Porém nos anos seguintes, a população de São Paulo começou a crescer muito e ultrapassou o Rio de Janeiro, e já a algumas décadas, São Paulo é a maior cidade do Brasil e de toda a América, maior até mesmo do que a famosa Nova York, nos Estados Unidos.

O Rio de Janeiro já foi um Estado

Pois é... As curiosidades sobre a cidade do Rio de Janeiro são impressionantes mesmo, e essa aqui ninguém sabia, pois a cidade já foi um "Estado". Sim gente, a cidade do Rio de Janeiro já foi um Estado, e se chamava "Guanabara", em referência a Baía de Guanabara, uma baía que banha a cidade d Rio de Janeiro e outras cidades de sua região metropolitana, como Duque de Caxias, São Gonçalo e Niterói.

Tudo começou em 1960; nesse ano aí foi inaugurada Brasília, que se transformou na nova capital do Brasil, e o Rio de Janeiro que até então era a capital do Brasil e ao mesmo tempo o Distrito Federal, perdeu esse posto, e o governo pensando no que fazer, resolveu transformar o antigo Distrito Federal/Rio de Janeiro em um novo Estado, e então foi fundado nesse mesmo ano o Estado da Guanabara, cuja capital era a própria cidade do Rio de Janeiro, e quem nascia nesse estado era chamado de "Guanabarino".

Como assim? O Rio de Janeiro era uma Cidade e ao mesmo tempo um Estado?

Sim... O Rio de Janeiro era uma Cidade e ao mesmo tempo era um Estado, mesmo tendo apenas 1,3 mil km2 {Nessa época a cidade do Rio de Janeiro tinha esse território, e atualmente tem 1,2 mil km2} e era inclusive ate então o menor Estado do Brasil. Ou seja... O Rio de Janeiro era uma Cidade/Estado. Até que houve em 1963 um plebiscito para criar outras cidades dentro do Estado da Guanabara; mas o povo votou para que não se criasse outras cidades dentro da Guanabara. Isso significa que se o povo tivesse aprovado, vários bairros do Rio de Janeiro teriam se tornado novas cidades, como o bairro Campo Grande, que é inclusive o maior bairro do Brasil, com uma população de 300 mil habitantes. Mas a Guanabara continuou sendo um Estado com uma única cidade, a sua capital, o Rio de Janeiro, até o ano de 1975, quando então o Estado da Guanabara foi incorporado ao Estado do Rio de Janeiro e o território da Guanabara passou o mesmo território da cidade do Rio de Janeiro, que se tornou a nova capital do Estado do Rio de Janeiro. Antes da extinção da Guanabara, a cidade de Niterói é que era a capital do Estado do Rio de Janeiro, desde os tempos da monarquia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...