Rio de Janeiro... Cidade Maravilhosa, terra praiana, tive o prazer de conhecer esta cidade em junho de 2013 {Pouco antes das grandes manifestações de junho daquele ano, hehehe}, e depois em janeiro de 2016. É realmente uma cidade fantástica, incrível com um clima bom de tropical atlântico no verão e um clima bem agradável no inverno.
A cidade é talvez a mais conhecida cidade brasileira no mundo todo, e isso devido ao fato de ser por quase duzentos anos a nossa capital, além também das diversas atrações turísticas e culturais típicas da cidade, que foram amplamente divulgados no mundo todo, fazendo dela a cidade brasileira mais famosa no exterior. E conheça aqui algumas curiosidades sobre esta magnífica cidade:
Fundada através de uma fortaleza
Sim, tudo começou em 1565, quando devido as invasões francesas ao Brasil naquela época, que ainda pertencia Portugal, o Brasil corria o risco de ser anexado a França, e devido a isso os portugueses com apoio de vários índios locais conseguiram em uma batalha derrotar e expulsar os franceses dali. E então foi fundado uma fortaleza no local, dando origem a cidade que inicialmente se chamava São Sebastião do Rio de Janeiro.
Se tornou capital do Brasil por causa de Minas Gerais
Durante o período do Brasil colonial houve dois ciclos econômicos. O primeiro foi o da cana de açúcar, que era concentrada no Nordeste que durou do início da colonização do Brasil em 1532 até o início do século XVIII, fazendo do Nordeste nesse período uma importante região rica de importância econômica, tanto que a primeira capital do Brasil foi a cidade de Salvador, na Bahia, que durante um bom tempo se chamou São Salvador da Bahia de Todos os Santos.
Porém no início do século XVIII acontece as descobertas de ouro em Minas Gerais, que na época ainda era território da então Capitania de São Paulo {Atual Estado de São Paulo}. Em 1720, Minas Gerais se desmembra de São Paulo e se torna uma capitania também e nesta época a produção de ouro já estava a todo vapor, fazendo da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais uma importante cidade. Porém esse ouro ia para o transporte no litoral que ficava no Rio de Janeiro, e devido ao Ciclo do Ouro que gerou riquezas na região Sudeste e fez da região um importante polo econômico, em 1763 a capital do Brasil foi transferida então para o Rio de Janeiro, ficando o Rio sendo capital do Brasil até 1960, quando Brasília, nossa atual capital foi inaugurada.
Tem 160 Bairros
Boa parte das cidades do Brasil, principalmente as medianas tem em média entre 15 a 30 bairros, e mesmo assim geralmente a maioria das pessoas dessas cidades só conhecem os bairros mais urbanos, que geralmente são em torno de até uns 10 ou 15, dependendo da cidade. Agora imagina uma cidade com 160 bairros? Sim, esta cidade existe e é o Rio de Janeiro. A cidade com seus 1.155 km2 possui 7 milhões de habitantes, praticamente a população de Santa Catarina inteira, e inclusive Santa Catarina tem 95 mil km2 {Pouco maior que Portugal}, imagina o tanto de gente no Rio de Janeiro. E devido a isso a cidade possui 160 bairros, que provavelmente deve ter algumas administrações locais, assim como São Paulo que possui suas 32 subprefeituras que administra 96 distritos {E lembrando que cada distrito de São Paulo ainda tem mais uma porrada de bairros, e não é a toa que São Paulo é maior que o Rio de Janeiro e a maior cidade do hemisfério sul, com seus 12 milhões de habitantes}. E sim, o Rio de Janeiro é uma cidade muito grande.
Já foi um Estado
Essa é mais curiosa então... Olhando para a cidade do Rio de Janeiro ninguém imagina que ela já foi um Estado. Mas aí você deve se perguntar: Mas então existiam dois Estados chamados Rio de Janeiro? Já que existe o Estado do Rio de Janeiro, que todo mundo conhece. A resposta é mais ou menos... Pois sim, a cidade do Rio de Janeiro já foi um Estado, mas ela não tinha esse nome, e seu nome era Guanabara, e a cidade do Rio de Janeiro era capital do Estado da Guanabara. Mas o território da Guanabara era o mesmo da cidade do Rio de Janeiro. Agora você ficou mais confuso ainda né? Mas vou te explicar. É que na verdade a Guanabara era uma Cidade-Estado, e uma Cidade-Estado é uma cidade que é independente, mas ao mesmo tempo é uma cidade. E elas podem ser independentes e gozar do mesmo nível de independência de um país, como é o caso de Singapura, que é uma Cidade-Estado, ou elas podem pertencer a um país, como era o caso da Guanabara aqui no Brasil.
E o Rio de Janeiro se tornou um Estado em 1960, quando a capital do Brasil foi transferida para Brasília, e como a cidade de Niterói já era a capital do Estado do Rio de Janeiro, o governo decidiu que a cidade do Rio de Janeiro seria um Estado, ao qual recebeu o nome de Guanabara. Em 1963 houve um plebiscito para a população decidir se haveria cidades dentro da Guanabara, porém o povo votou contra e a Guanabara continuou sendo uma Cidade-Estado até 1975, quando o Estado da Guanabara foi extinto e a cidade do Rio de Janeiro foi incorporada ao Estado do Rio de Janeiro, se tornando então a capital deste Estado até os dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário