Já fiz alguns artigos aqui referente ao aniversário de Joinville. Não me lembro quanto, só sei que foi pelo menos um e foi justamente sobre o aniversário da cidade. E hoje a cidade comemora mais um aniversário, e pra não ficar aquela coisa repetitiva, vou fazer um artigo sobre curiosidades sobre esta cidade. E o motivo do porque escrevo sobre Joinville, já que moro em Itajaí, é porque já morei em Joinville, e tenho um carinho muito grande por esta cidade, onde fui muito feliz morando lá também.
Pois bem.. Antes de mais nada, como todos já sabem, Joinville foi fundada em 9 de março de 1851 por imigrantes alemães, suíços e noruegueses, que chegaram aquela região através da empresa Sociedade Colonizadora de Hamburgo, responsável por promover a colonização da região. Pois alguns anos antes a princesa Dona Francisca, irmã do imperador Dom Pedro I se casou com o príncipe francês de uma cidade na França chamada Joinville também. E a princesa recebeu como dote de casamento cerca de 150 mil hectares de terras no nordeste da então Província de Santa Catarina {Atual Estado de Santa Catarina}.
Mas alguns anos depois, em 1848 o sogro da princesa Dona Francisca, o rei Luís Felipe perdeu o trono após uma revolução e para ajudar nas despesas da família as terras da princesa foi então vendida para uma empresa alemã chamada Sociedade Colonizadora de Hamburgo, que foi a responsável por lotear a região, organizar e trazer os imigrantes que foram os primeiros moradores do local.
Com a fundação do povoado em 9 de março de 1851, o povoado recebeu o nome de Colônia Dona Francisca, que anos depois viria a se chamar Joinville e consequentemente se transformar numa das mais importantes cidades da região Sul e do Brasil. Mas vamos lá com as curiosidades:
Primeiro jornal da cidade
Já em fins de 1858, Joinville quase ganhou um jornal já nos primeiros anos de sua fundação, porém por uns problemas a fundação do jornal só ocorreu em 1862 e ele se chamava Kolonie Zeitung, em língua alemã mesmo, mas que em português significa "Jornal da Colônia". E por incrível que pareça esse jornal durou muito tempo. Em 1917 ele teve seu nome alterado para Actualidades, mas pouco tempo depois voltou com o segundo nome. Por fim ele foi extinto em 1942, pois devido a Segunda Guerra Mundial onde a Alemanha era um dos principais países atuantes naquela guerra, o Brasil entrou na guerra ao lado dos países Aliados que pertencia ao grupo contrário a Alemanha, e como consequência no Brasil o idioma alemão foi proibido por um tempo, e o Kolonie Zeitung acabou por ser extinto.
Joinville só se transformou em município apenas em 1866
Sim... Embora a cidade tenha sido fundada em 1851, ela ainda fazia parte de São Francisco do Sul, assim como muitas cidades do Brasil que durante os primeiros anos de sua fundação pertencia a outra cidade, e só depois de um tempo acontece a emancipação, e muitas cidades optam por considerar sua fundação o ano em que de fato a cidade foi fundada, como Joinville em 1851 e Blumenau em 1850. Já outras cidades optam por considerar sua fundação somente o ano em que foram emancipadas e viraram municípios, como Itajaí que foi fundada em 1833, mas optou por considerar sua fundação em 1860, ano em que a cidade se emancipou.
Já teve um nome bem grande
Assim também como muitas cidades brasileiras, Joinville também já teve um nome bem longo, e se chamava São Francisco Xavier de Joinville. E isso se dá devido ao fato de naquela época a fé católica ser extremamente presente no cotidiano dos brasileiros, e isso se refletia nos topônimos, como os nomes das cidades, bairros, ruas, entre outros patrimônios públicos, além também do fato de o Brasil naquela época ainda não ser um Estado Laico, e sim um Estado Confessional, cuja religião oficial era a fé católica, mas todas as outras religiões eram permitidas.
Maior cidade de Santa Catarina
Outra curiosidade sobre Joinville é que Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, com mais de 600 mil habitantes atualmente. Além disso é a cidade com o maior PIB do estado, e também a única no Brasil que é maior do que a capital do estado, já que todos os outros estados do Brasil tem a sua capital com sua maior cidade.
Única cidade do mundo que tem uma filial do famoso Balé Bolshoi
Tem uma famosa escola de balé russa chamada Balé Bolshoi, e por incrível que pareça ela tem somente uma filial no mundo inteiro, e a única cidade do mundo fora da Rússia que tem uma filial do Balé Bolshoi é Joinville. Não sei quanto tempo o Balé Bolshoi está em Joinville, mas quando morei lá entre os anos de 2005 a 2007, o Balé Bolshoi já estava presente na cidade.
Conhecida como a Cidade das Flores
Outra curiosidade bem interessante sobre Joinville é que a cidade também é conhecida como Cidade das Flores. E uma outra curiosidade também é que a cidade é também conhecida como a Cidade dos Príncipes, tanto é que no próprio hino da cidade ela é mencionada como Cidade das Flores, e Cidade dos Príncipes.
Joinville tem uma prainha
Embora muita gente acredita que Joinville não tem praia, lá tem sim, e é uma prainha, e é conhecida como Praia da Vigorelli. Eu não me lembro se dá pra tomar banho nela, pois a primeira e também última fez que fui nessa prainha foi em janeiro de 2005. Mas lá tem vários bares em volta uma areia, onde o povo curte umas festinhas. Mas praia de um modo geral até que Joinville tem acesso ao mar, pela famosa Baía da Babitonga, porém diferente de Itajaí, Balneário e outra cidades litorâneas o litoral de Joinville não é povoado, pois há muita área de manguezal que cobre todo o litoral da cidade. Mas Joinville tem sim acesso ao mar.
O centro de Joinville fica vazio em janeiro
Um outro fato bem curioso em Joinville é que o centro da cidade fica vazio em janeiro. Pois lembro uma vez em janeiro de 2006 que foi dar um rolê de bicicleta no centro da cidade e estava completamente vazio. Pode ser que hoje em dia seja diferente, ou até mesmo era impressão minha na época, já que eu tinha apenas 12 de idade. Mas se de fato não for impressão minha faz sentido, pois muita gente em Joinville no verão vai curtir em outra cidade, como eu mesmo. Lembro que quando morávamos lá, a gente sempre vinha curtir o verão em Itajaí pra visitar os parentes e curtir as praias. É claro que embora Joinville tem uma prainha, mas as de Itajaí é bem diferente, é tipo padrão, hahaha.
Além do mais... Parabéns Joinville pelos seu 172 anos de fundação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário