Esta é uma curiosidade que talvez possa não ter importância nenhuma, mas como se trata de história do Brasil, todo aprendizado mesmo que coisas bem simples é muito, e são esses tipos de "curiosidades" que as vezes cai em alguma prova importante, seja de concurso público, ENEM, entre outras categorias.
Mas a curiosidade aqui é que antigamente os estados brasileiros também tinham presidentes. Sim, isso mesmo que você entendeu, mas... Calma, eles não eram e nunca foram estados independentes. É que o nome que se dava para os governadores naquela época era "presidente" mesmo, assim como o presidente da república. Mas os governadores eram chamados oficialmente de "presidentes de estado", e o presidente do Brasil, de "presidente da república". Mas no dia a dia mesmo o presidente do Brasil e os presidentes dos estados eram chamados simplesmente de "presidentes" mesmo.
Mas quando tudo isso começou?
Bem.. A princípio tudo começou quando da independência do Brasil, em 1822. As divisões territoriais e administrativas do Brasil naquela época eram chamadas de "províncias", e seus líderes passaram a serem chamados de "presidente", ou oficialmente "presidente de província". Permanecendo assim até 1889, quando houve a Proclamação da República.
Logo após a Proclamação da República e promulgação da primeira constituição republicana brasileira, em 1891, todo o Estado brasileiro foi reformulado para se adequar ao novo regime, a República. Foram feitas várias mudanças, como o nome oficial do Brasil, que antes era Império do Brasil, passou a se chamar Estados Unidos do Brasil. E as províncias passaram a se chamar "Estados". Por exemplo: Província de Santa Catarina passou a se chamar Estado de Santa Catarina, e os cargos dos líderes dos estados continuaram o mesmo e com o mesmo nome: Presidente.
Até que....
Em 1930 acontece a Revolução daquele ano, liderada por Getúlio Vargas, que assume o poder e se torna o presidente do Brasil. Anos depois o nome de todos os líderes dos estados passaram a ser Interventor Federal, e inclusive há uma cerimônia feita se não me engano em 1937 onde é feita a queima da bandeira de todos os estados do Brasil, onde o Brasil meio que se torna um Estado Unitário, e provavelmente o nome dos líderes dos estados deixou de ser "presidente" para reforçar uma ideia maior de união do Brasil. Mas o título de Interventor Federal para os líderes dos estados brasileiros não durou muito tempo até que....
Se não me engano bem no fim dos anos 1940 e início dos anos 1950 os líderes dos estados brasileiros passaram a serem chamados oficialmente de Governador, e este nome perdura até os dias atuais, quase a mesma quantidade de tempo que o antigo nome "Presidente", que perdurou de 1822 até 1930.
Nenhum comentário:
Postar um comentário