terça-feira, 28 de março de 2023

Curiosidades - Quais as maiores religiões do mundo?

Curiosidades - Quais as maiores religiões do mundo?

Religião... Quase todo mundo tem, e no mundo inteiro existe uma infinidade de religiões de todos os tipos. Desde as mais grandes e conhecidas mundialmente, desde as que são restritas geralmente um único país, alguns países ou regiões, mas que são grandes, e por fim mais uma infinidade de religiões menores ainda espalhadas por tudo quanto é canto do mundo. 

Assisti uma entrevista com o padre Beto, que foi excomungado pela Igreja Católica em 2013 por defender a causa LGBT, e descobri que ele fundou uma nova religião, chamada Humanidade Livre, um caso de uma religião diferente e que não é muito conhecida, mas tem aos montes por aí.

Mas a lista aqui traz as maiores religiões do mundo, e como as maiores religiões do mundo são poucas, pois basicamente metade da população são fiéis a elas, estou pensando futuramente fazer uma lista das maiores bandeiras religiosas do mundo, como no Cristianismo, onde temos a Igreja Católica, Ortodoxa, Anglicana, entre outras. Ou o Islamismo, onde temos o Sunismo, Xiismo, Wahabismo, entre outras bandeiras do Islamismo. Mas confira aqui as maiores religiões do mundo.

1º Cristianismo - 2 bilhões de fiéis

O Cristianismo teve uma influência enorme no Ocidente, e tendo sido fundado a dois mil anos atrás, em 30 D.C., o Cristianismo segue os ensinamentos de Jesus Cristo, que viveu na região da Judéia, no que é hoje o Estado de Israel, no começo do século I, e que até então fazia parte do Império Romano. O Cristianismo, que hoje tem 2 bilhões de fiéis começou com os doze apóstolos de Jesus ainda na década de 30 do século I, onde se destacaram os apóstolos São Pedro e São Paulo que pregaram por várias partes do Oriente Médio e Europa, fundando as primeiras comunidades cristãs, além também de alguns textos do Novo Testamento, escrito por São Paulo em 51 D.C., e é a Epístola aos Tessalonicenses.

Porém durante alguns séculos houve algumas pequenas perseguições esporádicas contra os cristãos, e de início o Cristianismo era uma religião quase que exclusiva aos pobres e escravizados, mas até que em 311 D.C. o então imperador Constantino que sua mãe era cristã  lançou o Édito de Milão, onde cessava de vez as perseguições aos cristãos. E em 325 houve o Concílio de Nicéia que foi uma grande assembleia onde os bispos da Igreja se reuniram para organizar a instituição.

Com o tempo o Cristianismo cresceu cada vez mais, se tornou a religião oficial do império em 380 D.C. e nos séculos seguintes se desenvolveu no restante da Europa e depois veio para a América no século XVI trazida pelos colonizadores europeus. Hoje o Cristianismo figura como sendo a maior religião do mundo e teve uma significativa influência cultural na humanidade, como nosso calendário, que é adotado no mundo todo.

2º Islamismo - 1,5 bilhão de fiéis

Depois do Cristianismo temos o Islamismo, fundado no século VII, mas precisamente no ano 622 D.C., a história do Islamismo começa na atual Arábia Saudita, na época um outro reino onde o povo local eram politeístas. Até que um homem chamado Mohammed, que mais futuramente e até os dias atuais se tornou conhecido como profeta Mohammed, ou ainda profeta Maomé, teve revelações do anjo Gabriel  e ele teve a missão de fundar uma religião onde o povo deveria adorar somente a Deus e ter Mohammed, Jesus e Abraão como profetas. Morando nas cidades de Meca e Medina, o profeta Mohammed então começou a disseminar o Islamismo e com o passar do tempo a nova religião foi crescendo muito rápido com a Arábia, Egito, Síria, Pérsia, entre vários outros países se convertendo. A religião conseguiu alcançar do Marrocos, no Oceano Atlântico até a Indonésia, fazendo inclusive da Indonésia o maior país islâmico do mundo.

Além disso o Islamismo também considera Jesus um profeta e que o profeta Mohammed foi o último dos profetas. O Alcorão, que é o livro sagrado do Islamismo também tem um capítulo dedicado a Maria, mãe de Jesus. Além disso pra quem não sabe, os islâmicos também acredita em Deus ao qual eles chama de Allá que significa Deus na língua árabe. E os templos de oração dos islâmicos são chamados de Mesquita, assim como os templos de oração do Cristianismo são chamados de Igreja.

3º Hinduísmo - 1 bilhão de fiéis

O Hinduísmo além de ser uma das maiores religiões do mundo ela também figura como sendo a religião mais antiga do mundo. E além de ser bem antiga, o Hinduísmo tem 1 bilhão de fiéis onde eles estão concentrados majoritariamente na Índia e talvez em alguns países ao redor, como Bangladesh, Sri Lanka, entre outros. Mas em outros países também há uma significativa população hindu, como a Inglaterra e os Estados Unidos.

O Hinduísmo diferentemente do Cristianismo e Islamismo, possui vários deuses, dos quais os mais conhecidos são: Shiva, Brahma, Ganesha, Parvati, Kali, entre outros. Não sei se é verdade, mas ouvi dizer que o Hinduísmo tem 330 ou 33 milhões de deuses. E além disso o Hinduísmo, ou pelo menos as suas simbologias de vez em quando vira moda entre o público jovem e zen aqui no Brasil, onde é comum muitos tatuarem imagens de Ganesha, Shiva, entre outros em seu corpo, ou ainda comprarem acessórios com as imagens deles, como toalhas, cangas de praia, entre outros acessórios. De fato a cultura hindu parece ser bem interessante pois parece ser uma filosofia de vida livre de dogmas, onde o que prevalece é a consciência do cidadão e o bom senso.

4º Budismo - 500 milhões de fiéis

Outra religião muito antiga também e relativamente grande é o Budismo. Essa religião é talvez a mais famosa entre o público zen, jovem e até mesmo um público mais velho e zen aqui no Brasil, pois há até mesmo várias pessoas famosas que são Budistas aqui na América.

Com cerca de 500 milhões de fiéis no mundo inteiro, o Budismo embora eu não sei como funciona suas crenças, me parece ser uma religião que valoriza muito a calmaria, espiritualidade, a consciência e o bom senso do cidadão, ao contrário de alguma seitas cristãs, que são cheias de dogmas e não pode isso e não pode aquilo. O Budismo parece ser uma religião de filosofia livre, onde o cidadão tem o livre arbítrio.

A história do Budismo começou em 500 A.C., quando o príncipe Sidarta Gautama, que depois ficou mais conhecido como Buda, começou a peregrinar pela região onde ele vivia, no atual Nepal, aos 29 anos de idade para entender o sofrimento do povo. Ele costumava meditar e jejuar muito, até ficar muito magro, até que um dia ele foi encontrado desmaiado por uma mulher e ajudado por ela. Recuperado tempos depois, ele abandonou essas práticas e foi em busca da iluminação, onde depois de um tempo finalmente alcançou a iluminação.

Buda faleceu aos 83 anos de idade, e com o passar do tempo, o Budismo foi crescendo entre o povo e inclusive até mesmo entre os reis, como o rei Ashoka, da Índia que se tornou budista, além também de alguns imperadores da China no futuro. O Budismo se espalhou e se consolidou principalmente entre os povos orientais.

5º Judaísmo - 13 milhões

Embora existem correntes cristãs com mais de 13 milhões de membros, essas correntes ainda sim são partes do Cristianismo e são o Cristianismo em si. E como o Judaísmo é uma religião a parte, ela figura entre as maiores do mundo {Que eu saiba}.

Pois bem... Fundada mais ou menos a 3 mil anos atrás, o Judaísmo teve suas origens com o povo Hebreu no atual Estado de Israel. É uma religião que comparada as outras não é muito grande, mas teve uma enorme influência na humanidade. Pois foi praticamente a religião que deu origem ao Cristianismo, visto que Jesus era judeu, e os primeiros cristãos também eram judeus.

Além disso até mesmo o Velho Testamento, que é o livro sagrado do Judaísmo também faz parte da Bíblia, o livro sagrado do Cristianismo. O Judaísmo em seu início era uma religião proselitista, e ela teve uma grande mudança por volta do ano 500 A.C., quando dos sacerdotes tomaram o poder e fizeram algumas mudanças radicais na religião, e que influencia até mesmo o Cristianismo, principalmente a corrente Pentecostal.

Além disso o Judaísmo se restringia a praticamente a região da Judéia {Atual Estado de Israel}. Porém com a expulsão dos judeus pelos romanos em 140 D.C., os judeus começaram então a perambular pelo mundo, principalmente pela Europa, onde eles se fixaram em grande quantidade. E na Europa os judeus ora marginalizados, ora tolerados fundaram Sinagogas {Templos de oração do Judaísmo}, e com o passar do tempo algumas famílias judaicas acabaram por formarem elites na Europa.

Alvo de perseguições durante muito tempo, o Judaísmo teve o ápice de sua perseguição entre a década de 1930 a 1940, pelos nazistas. E após o Holocausto, em 1945 muitos judeus começaram a migrar para a Palestina, onde em 1948 foi fundado na região o atual Estado de Israel, criado especialmente para abrigar a população judaica. Atualmente o Judaísmo está presente praticamente no mundo inteiro, mesmo que em números pequenos, mas os dois locais onde a religião tem mais fiéis é Israel e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...