domingo, 26 de março de 2023

Curiosidades - O que foi a Índia Portuguesa?

Curiosidades - O que foi a Índia Portuguesa?

Não... não estou falando de uma mulher indígena e portuguesa, hahaha, e sim de um território localizado na Índia e se chamava Índia Portuguesa e pertencia a Portugal, numa espécie de província ultramarina {territórios que pertencem a um país, mas que ficam longe desse país}.

A história da Índia Portuguesa começa em 20 de maio de 1498 quando o marinheiro português Vasco da Gama chega na cidade de Calicute na Índia. Lembrei agora dos tempos de escola nos livros de História que mencionava esse acontecimento. Aquilo foi praticamente um marco, pois os árabes eram quem detinham a rota de comércio para a Índia por terra, mas os portugueses foram os primeiros europeus a conseguirem chegar na Índia pelo mar. E vale lembrar também que naquela época a Índia não era como conhecemos hoje, um país grande e unificado, naquela época ela era na verdade um conjunto de vários reinos independentes, como o Reino de Bisnaga, o Sultanato de Delhi, entre outros.

Após chegar na Índia os portugueses começaram então a estabelecer relações comerciais, e aos poucos foram instalando propriedades, como fortalezas, palácios, entre outras formalidades na costa indiana. Até que em 1505 a possessão portuguesa na Índia foi formalizada e passou a se chamar oficialmente Estado Português da Índia, conhecida também como Índia Portuguesa. E em 1510 o português Afonso de Albuquerque expandiu o território da Índia Portuguesa, e por fim tempos depois a Índia Portuguesa chegou a ser constituída pelas cidades de Goa, Damão, Diu, Coxim, Bombaim, Dadrá e Nagar Havelli. Porém em fins do século XVII, Bombaim foi cedida aos ingleses por conta de um casamento de uma princesa portuguesa e um príncipe inglês como um dote.

Os anos se passaram e a Índia Portuguesa se tornou uma das mais importantes províncias ultramarinas portuguesas, chegando a ter um território um pouco maior, mas foi perdido uma parte por conta da expansão de alguns reinos indianos. Por fim em 1849 toda a Índia acabou sendo conquistada pelo Império Britânico, e a Índia Portuguesa continuou sob jurisdição de Portugal.

Cerca de cem anos depois, em 1947 a Índia se torna independente, adota inicialmente o nome oficial de União Indiana e no início dos anos 1950 já demonstra suas intenções de tomar a Índia Portuguesa, o que de fato se concretiza em 1961 quando o exército da Índia invade e toma a Índia Portuguesa. Portugal sob o governo de Antônio de Oliveira Salazar se recusa a reconhecer a soberania indiana sobre a Índia Portuguesa, mas no contexto das descolonização que estavam ocorrendo no mundo naquele momento, onde por exemplo o Império Britânico e Império Francês estavam concedendo a independência de seus territórios ultramarinos na África e na Ásia, a ONU {Organização das Nações Unidas} e a comunidade internacional como um todo apoiaram a Índia na decisão. Portugal só reconheceu a soberania da Índia sobre a Índia Portuguesa somente em 1974 quando aconteceu a Revolução dos Cravos e a ditadura do Estado Novo, em vigor desde 1926 chegou ao fim, e o novo governo português reconheceu também a independência de seus outros territórios ultramarinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...