Ouro Preto, esse nome parece mais uma marca de barra de chocolate, hahaha, que por sinal é bom. E embora o nome lembra doces, confesso que ainda prefiro e acho mais bonito o seu antigo nome "Vila Rica". Sim, estamos falando daquela famosa Vila Rica do Tiradentes, que aparece nos livros de história da escola.
A cidade de Ouro Preto foi fundada em 1711 e ela é um dos símbolos do Ciclo do Ouro, que havia acabado de começar naquela época, se encerrando um ciclo de duzentos anos da cana de açúcar que era centralizada no Nordeste. Com as descobertas de ouros em Minas Gerais começa ali como disse antes o Ciclo Ouro, e Ouro Preto é fundada com o nome de Vila Rica em 1711 e alguns anos depois é fundada a então Capitania de Minas Gerais {Atual Estado de Minas Gerais}, desmembrada da então Capitania de São Paulo {Atual Estado de São Paulo}.
E devido a grande riqueza gerada pelo ouro, Vila Rica e a região no entorno se desenvolve, onde é construído teatros, praças, ruas calçadas, igrejas e várias melhorias na região que por sinal estão muito bem preservados até os dias de hoje.
Vila Rica foi palco também da Inconfidência Mineira, que aconteceu em 1789 e tem como principal personagem, Joaquim José da Silva Xavier, o famoso Tiradentes, que já foi amplamente descrito em livros de escola, livros de autores independentes, na dramaturgia, entre outros aspectos culturais.
A independência do Brasil aconteceu em 1822 e todas as capitanias do Brasil nessa época já eram conhecidas como "províncias" e Vila Rica passa então a ser a capital da então Província de Minas Gerais, tendo sua relativa importância naquela região ainda, embora chegou a ser a cidade mais populosa da América no século anterior. E muitos anos depois a cidade chegou a receber a visita da família imperial, Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina e as princesas Isabel e Leopoldina.
Em 1897 devido ao pequeno espaço de Vila Rica que em dado momento passou a se chamar Ouro Preto, deixou de ser a capital do agora Estado de Minas Gerais, com a inauguração da então Cidade de Minas, que logo em seguida passou a se chamar Belo Horizonte, nome mantido até os dias atuais. Mas mesmo com a transferência de capital, Ouro Preto manteve sua importância histórica e cultural, atraindo muitos turistas todos os anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário