Assim como muitos países tem grandes personalidades históricas, o Brasil também tem. E nesse caso iremos falar sobre Rui Barbosa, considerado uma das maiores personalidades históricas do Brasil, foi advogado, jornalista, jurista, ministro do Brasil, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, entre outras características.
Ele nasceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1849 e era sobrinho do presidente da Bahia {Naquela época os governadores dos estados eram chamados de "presidente"}. Rui Barbosa se formou em 1870 e nos anos seguintes se destacou muito na política brasileira. Ele era republicano e foi a favor da Proclamação da República, sendo nomeado ministro da fazenda no governo republicano recém fundado. Mas logo em seguida veio uma grande crise econômica, conhecida como "Crise do Encilhamento", causada pela impressão exagerada de cédulas de moeda {Todo mundo sabe que se o governo imprime muito dinheiro o bagulho fica lock}.
Tempos depois, Rui Barbosa foi a França e lá se encontrou com o ex imperador, Dom Pedro II, onde pediu perdão a Dom Pedro, dizendo "Me perdoe majestade, eu não sabia que a república era isso". Não sei se nos próximos anos, Rui Barbosa foi um crítico da república, mas em 1897 ele foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando uma das cadeiras. E uma coisa também que ele foi crítico é sobre o comunismo. Ainda na década de 1890, muito antes da Rússia se tornar o primeiro país comunista da história em 1917, Rui Barbosa e o papa Leão XIII já criticavam, e com razão o comunismo. E segundo Rui Barbosaa, o comunismo prega o ódio entre as classes, o que realmente é verdade, e daí podemos tirar duas conclusões: Ou Rui Barbosa era um gênio e previu o que o comunismo era e seria, ou já naquela época o comunismo já deixava bem claro qual era suas intenções, e Rui Barbosa, agindo de acordo com o óbvio, assim como Leão XIII já alertavam os perigos do comunismo.
Rui Barbosa continuou seguindo na política brasileira, tendo uma grande atuação na mesma tendo se candidatado a presidência da república em 1910, porém acabou perdendo para Hermes da Fonseca, que era sobrinho de Deodoro da Fonseca, e que curiosamente em plena sua viagem a Portugal, do lado de fora acontecia a Proclamação da República em Portugal.
Nos últimos anos de sua vida, Rui Barbosa era senador, mas renunciou pouco tempo antes por conta de problemas de saúde, vindo a falecer em 1 de março de 1923, aos 74 anos de idade. Seu enterro aconteceu em 3 de março daquele ano. Rui Barbosa entrou para a história do Brasil como um dos mais destacados no meio político e intelectual, sendo lembrado até os dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário