Há exatos 70 anos atrás, em 5 de março de 1953, morria Stálin, um dos maiores ditadoras da história. Ele é comumente creditado em ser responsável pela morte de 30 milhões de pessoas, além também do fato de estar na lista dos três maiores ditadores da história que são: Mao Tse Tung, o primeiro, Stálin, o segundo e Hitler, o terceiro. O fato é que seu governo foi responsável por uma repressão terrível contra o próprio povo, como o holocausto ucraniano em 1932, que matou 7 milhões de pessoas e é conhecido como Holodomor. A repressão as manifestações religiosas, que foi severa entre os anos de 1931, que culminou na explosão da Catedral de Cristo Salvador, a 1944, quando Stálin deu uma maneirada nas perseguições religiosas, visto que a União Soviética era um Estado Ateu.
Joseph Vassarionovith Jugashvilli, que era seu nome verdadeiro, nasceu em 21 de dezembro de 1879 {Algumas fontes dizem que ele nasceu em 1878} na cidade de Tbisli, na Geórgia, que até então era uma província do Império Russo. Seus pais se chamavam Besarion Jugashvilli e sua mãe se chamava Ketevan Geladze. Stálin teve outros três irmãos, mas que morreram ainda criancinhas e ele foi o único que sobreviveu. Seu pai era sapateiro e queria que ele fosse sapateiro também, e sua mãe era dona de casa e queria que ele fosse padre, e na juventude ela conseguiu que ele se matriculasse no seminário para se tornar um padre.
No entanto no seminário Stálin se tornou ateu, começou a se interessar pelas ideias marxistas e foi expulso do seminário. A partir daí, ali por volta do comecinho do século XX, por volta de 1900, ele começa então a entrar para a vida revolucionária. Ele se casou com uma moça que também era revolucionária chamada Ekaterina, e eles tiveram um filho nascido em 1907, mas sua esposa morreu pouco depois. Stálin na vida revolucionária chega a ser preso, exilado na Sibéria, também participou de assaltos a banco e anos depois fundou um jornal chamado O Pravda.
Em 1914 começa a Primeira Guerra Mundial e o Império Russo entra na guerra por conta de seu imperador fanfarrão, Nicolau II, o que se mostra o tremendo desastre para o país, eclodindo em pesadas manifestações no início de 1917, o que faz com que o império cai naquele mesmo período. Logo após, é proclamada a República Russa, sob a liderança de socialistas moderados, que resolveram continuar na guerra, e o povo insatisfeito foi as ruas protestar de novo.
E foi nesse momento que os Bolcheviques, que eram socialistas mais radicais tomaram o poder em novembro de 1917, e Stálin fazia parte desse grupo, e tempos depois, principalmente em 1921 quando as coisas já estavam melhores, Stálin já era um dos membros do governo mais influente. Em 1922 é fundada a União Soviética, e em 1924, Vladimir Lênin, o presidente da União Soviética veio a falecer, e então Stálin e Trotsky lutam pelo poder, até que em 1928, Stálin consegue se consolidar no poder e se torna o presidente da União Soviética, vindo se tornar um dos maiores ditadores da história.
Em 1931 ele começa a perseguição as manifestações religiosas, em 1932 é responsável pelo holocausto ucraniano, em 1937 ele promove um grande expurgo e perseguições em seu governo. Depois entre 1941 a 1945 a União Soviética sob seu comando entra na Segunda Guerra Mundial e enfrenta os nazistas, vindo a derrota-los em plena cidade de Berlim.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética sob o comando de Stálin passa a ter influência em vários países do leste europeu, além também do início da Guerra Fria, um embate ideológico entre as duas potências da época recém surgidas: Os Estados Unidos e a União Soviética.
Stálin, que segundo dizem chegou também a adotar o apelido de Koba, inspirado em um guerreiro judeu que lutou contra os romanos no século II, e que também muitos alegam que o próprio Stálin era judeu, estava prestes a construir um campo de concentração para judeus na União Soviética e estava planejando fazer uma perseguição a eles na vésperas de sua morte. Mas como Stálin acabou morrendo, o plano não foi adiante.
Ele faleceu em 5 de março de 1953, e seu corpo ficou em exposição para o público durante um certo tempo ao lado de Lênin, porém devido as denúncias feitas por Nikita Kruschev contra Stálin em 1956, o corpo de Stálin foi definitivamente enterrado, e permanecendo até os dias atuais somente o corpo de Lênin em exposição em um memorial na capital russa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário