Palestina... Muita gente aqui no Brasil já ouviu falar desse nome, principalmente nos noticiários e alguns conflitos com o Estado de Israel. Mas de fato o que é a Palestina? Ela é um país? É uma entidade? O que é?
Bem... Na verdade a Palestina é sim um país, só que é um país que em partes é de jure e em partes é de facto. Ou seja... A Palestina existe de forma oficial, mas na prática ela existe em partes. Pois boa parte de seu território é ocupado por Israel, e por conta disso boa parte do território da Palestina e que a Palestina reivindica não pertencem a Palestina de fato.
Essa história começou quando em fins de 1947 a ONU {Organização das Nações Unidas} propôs um plano de partilha da Palestina, pois na época a Palestina estava sob o controle britânico, e por conta da perseguição aos judeus pelos nazistas entre os anos 1930 e início dos anos 1940 e a recente descoberta em 1945 do genocídio de 6 milhões de judeus pelos nazistas. A ONU, recém criada também e uma instituição que visa promover soluções internacionais começou a pensar seriamente na criação de um Estado judeu, pois já fazia mais de 4 décadas que os judeus estavam querendo fundar um Estado judeu devido a perseguições e preconceitos que os judeus sofriam em muitos países ao longo do tempo, principalmente em países europeus.
Sendo assim em fins de 1947 foi proposto o plano de partilha da Palestina e criação de um Estado judeu e um Estado árabe. Os judeus aceitaram a proposta e em maio de 1948 fundaram Israel. Mas os árabes ficaram ressabiados e tentaram atacar Israel, mas foram repelidos e o território que seria da Palestina teve algumas partes anexadas por Israel ainda em 1948.
Até que em 1967 houve a famosa Guerra dos Seis Dias, onde uma coligação de países árabes tentaram atacar Israel, mas foram repelidos. E foi a partir desta data que Israel ocupou mais ainda os territórios palestinos, principalmente a Cisjordânia. Até que em 1988, a Palestina passou a se chamar oficialmente Estado da Palestina e passou a ter uma organização mais formal e tendo reconhecimento da ONU. Já no início dos anos 1990 foi feito um acordo de paz com Israel, mediado pelos Estados Unidos.
Atualmente o Estado da Palestina reivindica o controle dos territórios da Cisjordânia, um território com 5,6 mil km2 e o território da Faixa de Gaza, que tem cerca de 400 km2 e uma população de 600 mil habitantes. Ao todo o Estado da Palestina possui 6 mil km2, distribuído em 16 províncias e uma população de 5 milhões de habitantes.
Dados da Palestina
Nome oficial: Estado da Palestina
Capital: Jerusalém Oriental
Fundação oficial: 15 de novembro de 1988
Área: 6 mil km2
Nº de províncias: 16
População: 5 milhões de habitantes {2022}
PIB: 18 bilhões de dólares {2022}
Localização: Oriente Médio {Ásia}.
Nenhum comentário:
Postar um comentário