É lógico que não estou defendendo que todo mundo tem que sair por aí transando a torto e a direita. Estou apenas buscando uma reflexão e explicando o porque o sexo é tão condenado, e quando e como isso aconteceu.
Primeiramente acredito eu que as primeiras condenações para o sexo se deu ainda no desenvolvimento das civilizações e acredito até que não tem muito nada a ver com a religião, pois a religião é apenas um instrumento da civilização e foi depois que a religião começou a "condenar" o sexo.
Mas voltando ao assunto aqui, acredito eu que as primeiras condenações ao sexo se deu no surgimento das civilizações, como um meio de disciplinar as pessoas ao trabalho, a construção e a manutenção da civilização, da sociedade e etc. Pois muitos de vocês já devem ter ouvido por aí que degeneração, libertinagem, entre outros comportamentos errados levam uma sociedade a ruínas, e por mais que o sexo seja bom, geralmente uma sociedade degenerada costuma ser pautada muito no sexo, e daí provavelmente esse é o motivo da condenação ao sexo.
E voltando ao assunto aqui, acredito eu que lá no início das civilizações o sexo começou a ser condenado para que as pessoas evitem de cair nos vícios, degenerações e etc., o que acaba de uma certa maneira prejudicando uma sociedade a longo prazo.
E muitos anos depois as religiões também tiveram seu papel como agentes de controle social para a "condenação" do sexo e consequentemente a "educação" das pessoas, para que as pessoas não caiam em degeneração e consequentemente a sociedade acaba não ficando arruinada.
Mas a condenação do sexo é boa ou ruim?
O sexo é bom e todo mundo gosta, e como hoje em dia vivemos num estado de bem estar social, coma civilização já suficientemente madura e organizada, hoje em dia não tem o porque do sexo ser condenado. É claro que tem certas práticas como os abusos devem ser condenadas sim, pois tudo na vida tem que ter equilíbrio.
E quanto ao fato de a condenação do sexo no passado? Foi boa ou ruim?
Não foi nem boa e nem ruim, pois por um lado houve uma certa repressão ao sexo, que como já disse, tudo em excesso faz mal. Já a parte boa é que de uma certa maneira, a sociedade com o passar do tempo foi amadurecendo e sabendo muito bem o que é certo e o que é errado, por isso de uma certa maneira a educação fornecida pelas religiões também ajudou.
Mas porque o sexo ainda é condenado? Mesmo que de forma cômica?
O motivo é que durante muito tempo o sexo sempre foi um tabu na sociedade, e então quando começa-se a falar abertamente sobre esse assunto, as pessoas ainda ficam surpresas e essa surpresa pode ser demonstrada de forma negativa como a condenação e também de forma digamos que positiva, através dos risos, piadas e etc.
Porque por mais que hoje em dia vivemos numa sociedade mais liberal, ela só é liberal apenas a algumas décadas, comparada com centenas de anos de tabu ao sexo. Então é natural que as pessoas ainda se surpreendem com o famoso tema Sexo.
Mas o fator principal do porque o sexo é tão condenado é justamente porque ele é um dos principais e talvez até mesmo o principal comportamento de uma pessoa e por fim de uma sociedade degenerada, o que consequentemente faz com que o sexo, pois quando você também pensa muito em sexo, você não quer trabalhar, realizar seus objetivos e isso a longo prazo cria uma sociedade disfuncional, caso aconteça com muitas pessoas. E seja muitas das vezes associadas a coisas do tipo, como prostituição, perversão, entre outros tipos de condutas questionáveis. Mas uma sociedade saudável sabe muito bem separar as coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário