quarta-feira, 29 de março de 2023

Curiosidades - Países que mudaram de nome...

Curiosidades - Países que mudaram de nome...

Todo país tem um nome, e não só um nome, pois o que muita gente não sabe é que os países também possuem nomes oficiais que é como se fosse um nome corporativo ou uma razão social, visto que os países como instituições também são bem semelhantes as empresas, pois os países tem seus nomes fantasias e suas razões sociais, que são chamados de "Nome oficial". Por exemplo, o nome fantasia do nosso país é Brasil e o nome oficial é República Federativa do Brasil. O nome fantasia do país dos italianos é Itália e o nome oficial do da Itália é República Italiana, e assim entre todos os outros países. E acho que o único país do mundo que não tem nome oficial é a Romênia, onde seu nome oficial é também simplesmente "Romênia". Mas no passado o país também tinha um nome oficial, e o primeiro deles foi: Reino da Romênia, usado a partir de 1881 e durou até 1947, e depois República Socialista da Romênia, usado entre 1947 até 1989.

Mas além de tudo isso tem países que ao longo da história já mudaram de nomes, e não foram os nomes oficiais não, como o Brasil por exemplo, que antes se chamava Estados Unidos do Brasil a partir de 1891 e passou a se chamar República Federativa do Brasil a partir de 1967. E sim os nomes fantasias mesmo, e confiram aqui a lista dos países que mudaram de nome:

Pérsia {Atual Irã}

Eu sempre achei o nome Pérsia muito mais bonito, e esse é um nome metonímico pelo qual o Irã ficou sendo conhecido ao longo de muito tempo pela comunidade internacional. Mas dentro de seu território, o seu povo sempre chamaram seu país de Irã, ou Eran, na língua iraniana, que significa Terra dos Arianos.

Mas tudo mudou quando o novo imperador Reza Pahlavi, fundador da Dinastia Pahlavi, e no poder desde 1925 após dar um golpe de estado, pediu em 1935 para que a comunidade internacional parasse de se referir a seu país como Pérsia, e sim como Irã, e  desde então todos os países do mundo começaram a chamar o país de Irã. Mas no entanto seu filho e agora novo imperador, Mohammed Reza Pahlavi disse em 1959 que os dois nomes pode ser usado para se referir ao país, ou seja... Tanto Pérsia quanto Irã estão corretos para se referirem ao país.

Ceilão - {Atual Sri Lanka}

Outro país que na minha opinião tinha o nome antigo mais bonito que o atual é o Sri Lanka. O país é uma ilha que fica próximo da Índia, mas que em dado momento, provavelmente entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, o todo poderoso Império Britânico incorporou o território aos seus domínios juntamente com a Índia.

Passados então um bom tempo, eis que logo após o fim da Segunda Guerra Mundial começou um processo de descolonização da África e Ásia e a maior parte dos territórios pertencentes as potências europeias, como Império Britânico e Império Francês foram conseguindo independência, e um desses territórios era o então Ceilão, que se tornou independente.

Não sei em que ano o Ceilão mudou de nome, mas sei que até os anos 1970 o país ainda tinha esse nome, porque quando eu tinha 14 anos de idade eu comprei uma pequena enciclopédia de capa dura em um sebo, datada de 1970 e num capítulo mostrava a bandeira de todos os países do mundo, e o Sri Lanka ainda constava como "Ceilão". Mas o fato é de que o país mudou de nome e atualmente se chama Sri Lanka.

Daomé {Atual Benim}

Esse país é um dos mais conhecidos quando se trata de história africana. O Daomé, atual Benim, foi fundado em 1603, como oficialmente Reino de Daomé. Naquela época as potências europeias ainda não haviam repartido a África em várias colônias, e existia uma certa quantidade de reinos independentes no continente africano. E muitos desses reinos brigavam entre si e escravizavam seus rivais, até que com o tráfico de pessoas escravizadas, o Daomé estabeleceu relações diplomáticas com Brasil e Portugal em 1750 e "exportava" pessoas escravizadas para o Brasil. E um fato curioso é que seu rei Guezo, que reinou entre 1818 a 1858 foi contra o fim do tráfico de pessoas escravizadas em 1850, pois ele disse que o tráfico era a principal fonte de renda de seu povo.

Mas tirando essas curiosidades, o Daomé que foi um dos primeiros países a reconhecer a independência do Brasil em 1822, perdeu sua independência para as ambições do Império Francês em 1897, quando foi conquistado e passou a se chamar Daomé Francês. Até que em meio ao processo de descolonização da África e da Ásia entre os anos 1950 a 1970, o Daomé conseguiu recuperar sua independência.

E assim como o Sri Lanka, eu não sei quando o Daomé mudou de nome, mas na mesma enciclopédia que eu comprei uma vez num sebo quando eu tinha 14 anos de idade e no capítulo em que mostrava as bandeiras dos países do mundo, na bandeira desse país ainda constava o nome Daomé. Mas se não me engano o Daomé mudou de nome em 1975.

Transjordânia {Atual Jordânia}

A Transjordânia diferentemente dos casos anteriores, é um caso onde na minha opinião o novo nome do país é mais bonito do que o antigo. Mas sem delongas e milongas, a então Transjordânia foi fundada em 1921 após a divisão do Império Otomano, um dos países derrotados na Primeira Guerra Mundial. O império foi dividido entre vários territórios e um deles foi a Transjordânia que era e ainda é um reino, que com o passar do tempo foi se tornando um dos países mais estáveis do Oriente Médio.

E a sua mudança de nome se não me engano ocorreu em 1946, quando passou a se chamar Jordânia. O país também foi um dos países árabes que se meteram em guerras contra Israel, principalmente no reinado do lendário rei Hussein, falecido em 1999. Hoje a Jordânia, que como disse antes é ainda um reino é um país estável e possui importantes patrimônios históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...