segunda-feira, 27 de março de 2023

Curiosidades - Regência de Argel - O maior reduto de piratas da história

Regência de Argel - O maior reduto de piratas da história.
Bombardeio da Regência de Argel pelas forças inglesas e holandesas em 1816.

Muita gente já ouviu várias vezes histórias de piratas, seja em filmes, livros, novelas, e etc. Mas saiba que os piratas realmente existiram na vida real, e pelo que eu sei o maior reduto de piratas da história foi a Regência de Argel, fundada em 1517 pelos otomanos, sendo um vassalo do Império Otomano durante muito tempo e conquistada pela França em 1830, época em que acabou a pirataria na região.

A história

O Império Otomano seguia conquistando territórios sem parar fazia alguns séculos, e a partir de 1517 começou a se esforçar para conquistar todo o mundo árabe {Os otomanos são Turcos}, e eles começaram então pelo Egito, depois Tunísia, Argélia, entre outros. A Argélia foi então conquistada em 1517 e passou a ser conhecida como Regência de Argel, era tipo um reino que fazia parte do Império Otomano, mas tinha uma certa autonomia, mas seu território era do Império Otomano e representava também o Império Otomano naquela região.

Durante um tempo a Regência de Argel foi perdida, mas ela foi reconquistada de novo pelo temido Barba Ruiva um capitão a serviço do Império Otomano em 1525 e permaneceu sob a tutela otomana por mais de três séculos. E ao longo do tempo a Regência de Argel começou a abrigar muitos piratas, inclusive Barba Ruiva também era um pirata.

E esses piratas realizavam saques, ataques a navios estrangeiros, principalmente europeus e também capturavam europeus nas cidades litorâneas para serem escravizados no norte da África e também como forma de resgate. Ou seja... Os piratas também sequestravam europeus e cobravam um resgate dos governos dos países onde os cidadãos capturados pertenciam.

Houve um momento que a Regência de Argel chegou a abrigar cerca de 8 mil piratas, e os ataques aos europeus nos mares foram tantos ao longo do tempo que a Regência foi bombardeada pelas forças inglesas e holandesas em 1816, mas se não me engano pouco tempo depois os piratas voltaram a atacar.

Até que num dado momento em 1830 um incidente diplomático foi fatal para a Regência de Argel. Pois um diplomata francês em Argel {Capital da Regência} foi agredido com um mata moscas por um membro do governo da Regência, e isso foi um pretexto para que o rei da França de então, Carlos X ordenasse a invasão da Regência de Argel. Porém a popularidade de Carlos X estava em baixa na França e ele acabou por invadir a Regência de Argel para desviar a atenção do povo, e além disso a França em si estava com uma dívida com a Regência de Argel, o que também pode ter sido uma motivação para a conquista da Regência como um meio de não pagar a dívida.

Mas o fato é de que os ataques piratas na região do Mar Mediterrâneo e no Oceano Atlântico pararam após a Regência de Argel ser conquistada pela França. Porém foram décadas para que o interior da Regência de Argel fosse pacificado para a incorporação a França. A Regência de Argel só conseguiu se tornar independente somente em 1962, adotando o atual nome Argélia, e inclusive obtendo um território 6 vezes maior do que seu território original dos tempos em que fazia parte do Império Otomano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história do Edifício Joelma...

Edifício Joelma em chamas, e na foto a direita o edifício atualmente. Recentemente completou-se 51 anos do famoso incêndio que abalou o edif...