Provavelmente você já deve ter ouvido falar em "apropriação cultural" nos últimos anos certo? E por conta do politicamente correto vem sendo debatida, mas ainda bem que na prática, no dia a dia essa pauta sem noção não é levada a sério, exceto em algumas circunstâncias. Mas de fato o que é "apropriação cultural". Irei explicar aqui o que é, e porque levar a sério esse tema é de grande futilidade.
O que é apropriação cultural?
Bem.. Apropriação cultural é segundo seus defensores quando pessoas, povos ou grupos étnicos se utilizam de certos costumes, principalmente adereços característicos de uma outra cultura. Por exemplo: Um americano usar um turbante seria uma apropriação cultural, porque o turbante é um acessório da cultura árabe. Ou ainda uma pessoa usar dreadlooks no cabelo seria também apropriação cultural, porque os dreadlooks é um acessório da cultura negra.
Porém não é válido levar isso a sério e querer "proibir" as pessoas de usarem acessórios de culturas distintas, porque o mundo é feito de trocas, pois muitas coisas que as povos de várias culturas usam no dia a dia foram inventadas por outros povos diferentes. Então o que se deve fazer é respeitar uma pessoa ou pessoas que usam acessórios característicos de outros povos, pois é um gosto pessoal daquela pessoa.
Agora tem também um outro processo chamado "aculturação". A aculturação não chega a ser uma apropriação cultural. A aculturação nada mais é do que a introdução de uma cultura diferente em outra cultura. Ou seja... Uma assimilação de uma cultura diferente com outra cultura.
E podemos dizer que nesse aspecto o mundo passou por uma grande aculturação nos últimos 150 anos, que de uma certa forma pode ser chamada de globalização. Mas essa grande aculturação que o mundo passou nos últimos 150 anos pode ser vista, porque se forem estudar a história de várias nações, até bem dizer 150 anos atrás cada país, nação e etc., tinha sua própria cultura, como as roupas principalmente. As roupas é a característica mais visível na aculturação que o mundo passou nos últimos 150 anos. Pois se for parar para pensar nos quatro cantos do mundo todo homem por exemplo usa calça jeans, tênis e camiseta.
Antes cada país ou região tinha suas próprias roupas típicas. Por exemplo: Na Europa e América os homens usavam terno e cartola, no Oriente Médio os homens usavam vestidos e turbantes, na China s homens usavam vestidos coloridos e tranças e já no Japão os homens usavam quimono e coque samurai. E hoje em todas essas regiões e países o estilo de roupa é o mesmo. Até mesmo as vestimentas dos exércitos dos países antigamente era diferente de acordo com cada país, já hoje em dia a roupa é tudo igual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário