Ultimamente esse jornal parece que virou panfleto do Iraque em, hahaha. Só falo do Iraque ultimamente. Mas é que quando falo de um determinado assunto, gosto de vários conteúdos desse assunto ao mesmo tempo. E assim como fiz vários artigos sobre a China a uns tempos atrás, estou também fazendo uns artigos sobre o Iraque. Afinal de contas o Iraque também é um dos berços da civilização.
E vamos lá...
Pois bem... Como já disse em outro artigo, o território do Iraque foi conhecido como Mesopotâmia, além também de ter sido a sede de várias civilizações, como a Suméria e Babilônia. E depois de muito tempo o território iraquiano foi sede ou parte de vários impérios, entre eles o Império Otomano, que conquistou o território do Iraque em 1534, dividindo seu território em alguns Vilaietes {Províncias}, como a Vilaiete de Mossul e Vilaiete de Bagdá por exemplo.
O Iraque ficou sob controle otomano até a derrota dos otomanos frentes aos países da Tríplice Entente no fim da Primeira Guerra Mundial em 1918. E logo em seguida com a derrota otomana, o Império Otomano perdeu territórios e seus territórios perdidos foram divididos entre os países vencedores como a França e Inglaterra. A Inglaterra acabou ficando com o Iraque ao qual deu o nome de Mandato Britânico da Mesopotâmia, permanecendo assim até 1932, quando o Iraque se torna independente, nascendo assim o Reino do Iraque.
A fundação do Reino
Em 1932 o Iraque se tornou independente, e o regime de governo adotado foi a monarquia, e o país passou a se chamar Reino do Iraque e seu primeiro rei se chamava Faissal I. Mas o Reino do Iraque ainda assim tinha uma certa influência britânica, até que no início dos anos 1940 o país acabou por ser ocupado pelos países Aliados em virtude da Segunda Guerra Mundial, por conta de seu posicionamento. Mas terminada a guerra o país continuou sua vida normalmente, e se não me engano nesse período o rei, que não era mais Faissal I, e sim outro, foi substituído pelo novo rei, Faissal II, que reinou até 1958, ano da derrubada da monarquia e proclamação da república.
Em 1958, como disse antes, a república no Iraque foi proclamada por uma revolta militar, onde o rei Faiçal II acabou morrendo. O primeiro presidente do Iraque foi Mohammed Qasim, que governou até 1963. Depois disso o país teve outros presidentes até que passou a ser comandado pelo Partido Baath ainda no fim dos anos 1960, e em 1979, Saddam Hussein torna-se presidente do país, onde logo em seguida se torna ditador, permanecendo no poder até 2003, quando em virtude da Guerra do Iraque ele foi deposto.
O Reino do Iraque chegou a durar 26 anos, teve 3 reis e foi a partir dele que foi formado a moderna República do Iraque, já que antes disso o território do país foi ocupado por outros impérios por séculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário