sexta-feira, 24 de março de 2023

História - O efêmero Reino do Iraque...

História - O efêmero Reino do Iraque.
Faissal I, primeiro rei do Iraque, ao lado da bandeira do Reino do Iraque.

Ultimamente esse jornal parece que virou panfleto do Iraque em, hahaha. Só falo do Iraque ultimamente. Mas é que quando falo de um determinado assunto, gosto de vários conteúdos desse assunto ao mesmo tempo. E assim como fiz vários artigos sobre a China a uns tempos atrás, estou também fazendo uns artigos sobre o Iraque. Afinal de contas o Iraque também é um dos berços da civilização.

E vamos lá...

Pois bem... Como já disse em outro artigo, o território do Iraque foi conhecido como Mesopotâmia, além também de ter sido a sede de várias civilizações, como a Suméria e Babilônia. E depois de muito tempo o território iraquiano foi sede ou parte de vários impérios, entre eles o Império Otomano, que conquistou o território do Iraque em 1534, dividindo seu território em alguns Vilaietes {Províncias}, como a Vilaiete de Mossul e Vilaiete de Bagdá por exemplo.

O Iraque ficou sob controle otomano até a derrota dos otomanos frentes aos países da Tríplice Entente no fim da Primeira Guerra Mundial em 1918. E logo em seguida com a derrota otomana, o Império Otomano perdeu territórios e seus territórios perdidos foram divididos entre os países vencedores como a França e Inglaterra. A Inglaterra acabou ficando com o Iraque ao qual deu o nome de Mandato Britânico da Mesopotâmia, permanecendo assim até 1932, quando o Iraque se torna independente, nascendo assim o Reino do Iraque.

A fundação do Reino

Em 1932 o Iraque se tornou independente, e o regime de governo adotado foi a monarquia, e o país passou a se chamar Reino do Iraque e seu primeiro rei se chamava Faissal I. Mas o Reino do Iraque ainda assim tinha uma certa influência britânica, até que no início dos anos 1940 o país acabou por ser ocupado pelos países Aliados em virtude da Segunda Guerra Mundial, por conta de seu posicionamento. Mas terminada a guerra o país continuou sua vida normalmente, e se não me engano nesse período o rei, que não era mais Faissal I, e sim outro, foi substituído pelo novo rei, Faissal II, que reinou até 1958, ano da derrubada da monarquia e proclamação da república.

Em 1958, como disse antes, a república no Iraque foi proclamada por uma revolta militar, onde o rei Faiçal II acabou morrendo. O primeiro presidente do Iraque foi Mohammed Qasim, que governou até 1963. Depois disso o país teve outros presidentes até que passou a ser comandado pelo Partido Baath ainda no fim dos anos 1960, e em 1979, Saddam Hussein torna-se presidente do país, onde logo em seguida se torna ditador, permanecendo no poder até 2003, quando em virtude da Guerra do Iraque ele foi deposto.

O Reino do Iraque chegou a durar 26 anos, teve 3 reis e foi a partir dele que foi formado a moderna República do Iraque, já que antes disso o território do país foi ocupado por outros impérios por séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...