Primeiramente não estou fazendo nenhuma apologia a não ter filhos, muito pelo contrário, eu mesmo quero ter seis filhos e muitos me criticam por isso, e não só eu... Todo mundo que tem mais de 3 filhos já é duramente criticado hoje em dia. Mas o que estou querendo dizer aqui é que basicamente quase todo mundo quer ter no máximo 1 filho ou nenhum, e muitos pensam, pensam, dizem que querem construir uma carreira ainda, e de fato estão certos. Mas no entanto o que é mais interessante é que a maioria das pessoas ainda tem filhos sem querer ou no calor da emoção, o que leva a crer que parece que ainda assim o ser humano parece ter seus comportamentos muito bem influenciados pela biologia, mesmo vivendo em civilizações. Porque biologicamente o ser humano foi feito para se reproduzir, e mesmo quase todo mundo hoje em dia não querendo ter mais filhos ou querendo ter 1 filho só, ainda assim muitos tem filhos "sem querer".
Mas sempre foi assim?
Não necessariamente, pois antigamente embora as pessoas tinham muitos filhos, com certeza a maioria não queria muito ter vários filhos. Pois embora o instinto biológico do ser humano é feito para se reproduzir, acredito que depois que começamos a viver em civilizações, as pessoas já começaram a perceber que ter vários filhos, tipo a partir de mais de dois filhos elas achariam ruins, mas mesmo assim as pessoas antigamente ainda tinham dois filhos por conta de duas coisas: Instinto biológico, como disse antes, e também por falta de métodos contraceptivos.
Talvez seja por isso que os pais antigamente batiam nos filhos mais do que hoje em dia, talvez era uma espécie de "raiva" por não querer ter tido tanto filhos assim, mas acabou tendo "sem querer", por conta dos instintos biológicos e falta de métodos contraceptivos.
Mas e hoje em dia?
Hoje em dia, como os métodos contraceptivos estão aí pra todo mundo, ainda sim muita gente acaba tendo filhos sem querer, justamente por conta dos instintos biológicos mesmo. Porque como disse antes, se a pessoa for racional ela tem no máximo 1 filho ou nenhum, e isso não é opinião minha, pois quero ter seis filhos, e sim o que mais ouço das pessoas. Pois ouço muita gente dizendo que quer ter no máximo 1 filho ou nenhum, e no entanto muitos acabam tendo mais de 1 filho, ou ainda tendo filhos antes do tempo em que eles mesmo queriam.
Por exemplo, eu conheci uma moça que trabalhou comigo quando ela tinha 19 anos e ela me disse que queria ter filhos com 35 anos, no entanto com menos de 25 anos de idade ela já era mãe. Também conheci uma moça de 20 anos que tinha um filho só e disse que não queria mais, mas se caso tivesse só dez anos depois.... E com 23 anos ela já tinha 3 filhos.
Ou seja... Mesmo as pessoas querendo ter 1 filho só ou nenhum, ainda assim muitas acabam tendo filhos "sem querer". E pessoalmente conheci muito poucas pessoas que tiveram filhos planejados, aliás, sinceramente mesmo só conheci uma pessoa só que teve seu filho de forma planejada, que foi uma moça que trabalhou comigo e me disse que sua filha foi planejada.
E o que eu estou querendo dizer com isso?
O que estou querendo dizer com isso é que talvez a única explicação para esse fenômeno seja o instinto biológico mesmo, já que pela biologia o ser humano foi feito também para se reproduzir, então mesmo que muitos tenham todo "planejamento", muitos cedem as emoções do momento e caem nos instinto biológicos. É claro que é possível sim controlar os instintos biológicos, mas a pessoa tem que ter força de vontade e auto controle, e uma forma também de ajudar a ter auto controle é pensar nas "consequências" depois em, hahaha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário