terça-feira, 14 de março de 2023

Curiosidades - Taiwan... A "província rebelde"

Curiosidades - Taiwan... A "província rebelde".

Muita gente acha que Taiwan é um país independente, e de fato é mesmo um país independente. Mas curiosamente o país é considerado pela China uma "província rebelde", e Taiwan se considera a "verdadeira China", tanto que o nome oficial de Taiwan é República da China e sua bandeira é a bandeira que a China usou oficialmente de 1912 {Ano da proclamação da república no país} até 1949, ano em que os comunistas chegaram ao poder e mudaram o nome oficial do país para o atual República Popular da China.

Mas como é essa história?

Bem... Primeiramente lá atrás a vários séculos atrás os chineses colonizaram Taiwan, que é uma ilha, e durante muito tempo Taiwan de fato fez parte da China, até que no século XVII, navegadores europeus "descobriram" Taiwan, mas não chegaram a tomar posse do território. Até que por fim a Dinastia Qing chegou ao poder no Império Chinês em 1644, e durante os próximos cem anos, a Dinastia Qing dobrou o tamanho do Império Chinês, incorporando territórios ao império como: Tibete, Mongólia, Xinjiang e Taiwan como suas províncias.

E então Taiwan era província da China até 1894, quando estourou a guerra Sino-Japonesa, um conflito entre a China e o Japão. E ao fim desta guerra, o Japão saiu vitorioso e como consequência a China teve que entregar Taiwan para o Japão, permanecendo o território parte do Japão por várias décadas.

Nesse meio tempo alguns anos depois, em 1912 foi proclamada a república na China, e o Império Chinês então virou oficialmente a República da China, a tradicional bandeira amarela com o desenho de um dragão no centro e uma lua vermelha no canto foi substituída por uma bandeira vermelha com um pequeno quadrado no canto esquerdo azul com um desenho de um sol branco no meio desse pequeno quadrado azul, e esta era a bandeira da recém fundada República da China em 1912.

Os anos se passaram e em meados dos anos 1920 surgiram os Comunistas, que em pouco tempo rivalizaram com os Nacionalistas pelo poder na China. Anos depois em 1937, a China passa a enfrentar uma longa guerra contra o Japão que se arrasta até 1945, e nesse período os Comunistas e Nacionalistas estavam ocupados lutando pela expulsão dos japoneses da China. E conseguido expulsar os japoneses em 1945 com a derrota do Japão e consequentemente a retirada do Japão de vários territórios ocupados, entre eles Taiwan, os Comunistas e Nacionalistas voltam a brigar, e a partir de 1945 começa uma guerra civil na China, que durou até 1949, quando os comunistas saíram vitoriosos e fundaram a atual República Popular da China e adotaram a bandeira toda vermelha com algumas estrelas amarelas no canto.

Os Nacionalistas então fugiram para Taiwan, que havia sido deixada pelos japoneses alguns anos antes. E em Taiwan os Nacionalistas transferiram a República da China para lá, incluindo também a bandeira. E por conta disso durante muitos anos os principais países capitalistas da época, como Estados Unidos, França, Inglaterra, entre muitos outros reconheceram Taiwan como a verdadeira China, e inclusive Taiwan, cujo nome oficial era e ainda é República da China tinha um assento permanente na ONU {Organização das Nações Unidas}, até 1971, quando então a ONU deixou a República da China {Taiwan} de lado e colocou a República Popular da China {China} com um assento permanente na ONU. E desde então a República Popular da China passou também a ser reconhecida internacionalmente pela comunidade internacional, junto também com a República da China {Taiwan}.

Mesmo assim a China até os dias de hoje considera Taiwan uma província, porém como o território não é formalmente parte da China, a China considera Taiwan uma "província rebelde". E se futuramente há a possibilidade de união entre os dois territórios, não sabemos, mas como o mapa múndi já mudou uma porrada de vezes ao longo dos séculos, tudo é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...