Depois que fiz um artigo falando sobre quando os estados brasileiros também tinham "presidentes", me lembrei também de um outro assunto que eu também conhecia e vale muito a pena trazer aqui, pois afinal de contas é uma questão de ENEM também, é conhecimentos gerais galera, hahaha. É sobre o período em que os municípios brasileiros não tinham prefeitos, sim isso mesmo que você leu. Os municípios brasileiros até a época da Proclamação da República não tinham prefeitos. Mas então como os municípios eram geridos? Vou explicar aqui:
Antigamente, de 1532, ano em que se iniciou a colonização do Brasil de fato até 1889 a questão dos municípios do Brasil me parecia ser meio confusa. Pois a princípio quando uma cidade era fundada, ela era inicialmente um povoado, depois era elevada a condição de vila e depois de cidade. Já ouvi dizer que nessa época, pelo menos de 1532 até 1822 {Ano da independência do Brasil} os municípios eram chamados oficialmente de "Concelhos", assim como acontecia em Portugal, e suas divisões internas eram chamadas de "Freguesias".
O fato é de que uma coisa em comum durante todo esse período é que os municípios não tinham prefeitos e sim eram geridos pelas Câmaras Municipais, que atualmente são chamadas de Câmara de Vereadores. Essas Câmaras Municipais eram um conselho de vereadores que administravam a cidade, e entre eles eram eleitos o Presidente da Câmara, que na prática era o "prefeito" do município.
A situação continuou assim até a Proclamação da República em 1889, quando logo em seguida, em 1891 com a promulgação da Constituição desse período o Estado brasileiro passou por uma reformulação, onde os municípios passaram a ter oficialmente um líder, que era chamado inicialmente de Superintendente, ficando assim até mais ou menos os anos 30, quando logo em seguida os Superintendentes passaram a designação atual de Prefeitos.
E com relação as divisões políticas dos municípios?
Como disse antes, já ouvi dizer que antigamente os municípios brasileiros eram chamados de "Concelhos", assim como Portugal, porém pelo que eu saiba, pelo menos entre os anos de 1822 até 1889 os municípios brasileiros já eram chamados de "Municípios". E quanto as suas divisões internas, aí o bagulho era meio complexo mesmo, pois os municípios daquela época possuíam vários tipos de divisões internas, como Freguesias, Paróquias, Distritos, Vilas e talvez Bairros. Mas talvez esses vários tipos de divisões são de categorias diferentes, pois hoje em dia também existem as comarcas, que são divisões {Circunscrições} territoriais, mas relacionadas as questões judiciárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário