segunda-feira, 20 de março de 2023

Hoje na História - Há 20 anos atrás começava a Guerra do Iraque

Hoje na História - Há 20 anos atrás começava a Guerra do Iraque.
Imagem da derrubada de Saddam Hussein, uma das imagens da guerra que mais se tornou conhecida. Anos depois um iraquiano que ajudou a derrubar essa estátua se arrependeu do ato.

Há 20 anos atrás começava uma das maiores guerras deste século até o momento. Uma guerra que na época tanto pela violência, como também pela cobertura da mídia chamou muita atenção. Eu lembro que fazia alguns dias que eu tinha ido morar em Blumenau, e como não tinha redes sociais naquela época, nem mesmo celular smarphone ainda existia, e eram bem menos pessoas pelo menos no Brasil que não tinha acesso a internet, inclusive eu. As notícias da Guerra do Iraque eram transmitidas pela televisão, noticiadas pelo rádio e claro... Também aparecia nas revistas impressas de informações como a Veja, Época, entre outras.

Além disso embora no começo do ano passado começou a Guerra da Ucrânia, que por sinal não chamou tanta atenção assim, exceto ali no começo. A Guerra do Iraque pelo contrário... Chamou muita atenção na época, e não sei foi por conta da extensa cobertura da mídia tradicional {Televisão, Rádio, Revista e Jornal}, já que naquela época tínhamos somente a mídia tradicional para nos informar, ou se é pelo fato de ser a primeira guerra do século ou ainda se é porque foi promovida pelos Estados Unidos era e ainda é um país muito influente.

Mas e a Guerra do Iraque como foi?

Pois então... A princípio tudo começou quando em 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos sofreu um grande atentado terrorista, que foi a implosão das Torres Gêmeas por aviões suicidas. Tal acontecimento chocou o mundo, foi amplamente noticiado pela mídia que inclusive chegou a gravar parte dos ataques ao vivo.

Logo após a invasão das Torres Gêmeas, os Estados Unidos se iniciou então uma caça ao terrorismo e na mesma época invadiu o Afeganistão, onde teve uma permanência militar naquele país por cerca de 20 anos, se retirando apenas em 2021.

Então em fins de 2002 houve especulações por parte dos Estados Unidos se o Iraque tinha armas de destruição em massa, e se não me engano especialistas da ONU {Organização das Nações Unidas} chegaram a visitar o Iraque para uma inspeção em dezembro de 2002. Mas não teve jeito....

Em 20 de março de 2003 os Estados Unidos invadiu o Iraque, bombardeando a capital do país, Bagdá, sob a alegação de que o país tinha armas de destruição em massa, o que depois descobriu que o país não tinha nada disso, o que acabou por gerar várias especulações e teorias sobre o real motivo da invasão daquele país.

O ditador do Iraque na época, Saddam Hussein acabou fugindo, junto com dois de seus filhos. Porém em julho de 2003 seus dois filhos foram mortos num confronto com o exército americano, e em dezembro de 2003, Saddam Hussein foi capturado em um buraco, escondido e com uma enorme barba e com cabelos mais longos e despenteados, bem diferente de sua tradicional aparência com cabelos aparados, barba feita, um bigode e um quepe militar.

A imagem da captura de Saddam Hussein correu o mundo, e lembro se não me engano que apareceu até naquele programa de fim de ano que eu gostava de assistir, o Retrospectiva, da TV Globo. Após sua captura, Saddam Hussein foi preso, pode recuperar seu antigo visual, mas preferiu manter a barba, porém menor do que quando foi capturado. E além disso ele ficou preso nos Estados Unidos se não me engano até seu julgamento em 2006.

Enquanto isso a Guerra do Iraque seguia a torto e a direita, e lembro que diariamente na televisão era noticiado algo sobre a Guerra do Iraque, como confrontos com o exército americano, ataques terroristas, invasão a tal local, e tudo isso no Iraque.

No fim de 2006, Saddam Hussein foi julgado pelo tribunal iraquiano e ele foi condenado a pena de morte por enforcamento. Sua execução foi planejada para o fim daquele mesmo ano, e em 30 de dezembro de 2006, Saddam Hussein foi executado na forca aos 69 anos de idade. Foram feitas algumas filmagens ilegais sobre sua execução onde mostra o momento que seu corpo desse e depois quando ele já tinha sido retirado.

E o Iraque começou 2007 ainda em guerra, que se prolongou por mais alguns anos, até que em 2011 se não me engano, os Estados Unidos se retirou do Iraque, tendo aquela guerra durado oito anos e tendo deixado milhares de mortos e talvez milhões de refugiados.

Atualmente não sei como está o Iraque, porém tem um bom tempo em que o país não é notícia nos noticiários como antes durante o período da guerra. Talvez hoje em dia o país tenha finalmente encontrado a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...