sexta-feira, 3 de março de 2023

Como os tempos atuais estão melhor? E posso provar...

Os tempos atuais estão melhor... E posso provar!

Os tempos atuais, um período tão amado, e tão odiado... Mas os que te odeiam não te largam, e não sei se é ironia ou hipocrisia. Mas o fato é que parece que virou moda muita gente criticar os tempos atuais e falar que "Antigamente era melhor". Não... Antigamente não era melhor.

Eu fico surpreso a quantidade de pessoas jovens que tem entre 20 a 30 anos dizendo que queria ter vivido nos anos 50, nos anos 40 ou ainda no ultra conservador século XIX. E se essas pessoas soubessem a besteira que elas falam e parar, pensar e imaginar nos mínimos detalhes de como era viver no tempo de antigamente, elas acordariam desse sono acordado e criavam vergonha na cara e admitiam que os tempos atuais estão sim muito melhor do que antigamente.

Há mas então como as pessoas antigamente conseguiam viver de boas? Hora é muito simples... Elas viviam aquilo ali porque não tinham opção melhor, pois pelo que eu saiba não existe uma máquina do tempo para que as pessoas de antigamente pulasse para os tempos atuais. E se caso existisse, com certeza elas não pensariam duas vezes em querer vir para os tempos atuais.

Agora imagina você... Vivendo digamos que em 1940, tendo 25 anos de idade e sendo um cidadão comum do dia a dia mesmo, acordando cedo, indo trabalhar em algum armazém o dia inteiro, saindo ali por umas seis da tarde, tomando um café rapidinho em casa, talvez indo na casa dos amigos ou indo jogar bola, depois chegando em casa, tomando um banho, jantando e logo em seguida indo se deitar, e dependendo do lugar tendo que acender uma vela para clarear, e na cama ali até pegar no sono ficar lendo um jornal em preto e branco, ou uma revista e ao mesmo tempo ouvindo um rádio do lado bem baixinho {Sim porque em 1940 não existiam televisão no Brasil, e a maioria das pessoas do mundo inteiro ainda não tinham condições de ter uma televisão}. Aí pega no sono, dorme e de manhã cedo de novo a mesma rotina, e nos fins de semana a única coisa que tem pra fazer é ir na pracinha, se reunir com os amigos, com a família ou ficar em casa. Agora imagina essa rotina a vida inteira, sem shopping center {Porque na época ainda não tinha}, sem internet, sem televisão a cabo, sem tecnologia, entre tantas outras coisas? Com certeza você pensaria duas vezes antes de querer voltar no tempo.

E vou citar aqui alguns tópicos que confirmam que os tempos atuais estão bem melhor que antigamente. Confira aqui os tópicos:

Menos preconceito

Sim, os tempos atuais tem bem menos preconceito de todas as espécies do que antigamente. Eu como estudo história sei bem do que estou falando, e tudo quanto é tipo de preconceito dos mais bestas tinha e muito antigamente, como preconceito contra: Mães solteiras, pessoas separadas, pessoas com 30 anos e que não eram casados ainda, gays e suas variantes, preconceito de gêneros daqueles do tipo "Isso é coisa de mulher", "Isso é coisa de homem" e etc. São esses e vários preconceitos que tinham. "Há mas hoje em dia tem esse tipo de preconceito ainda", sim amigo, mas experimenta ser gay em 1940 ou ser mãe solteira em 1940 ou ainda ser homem com 30 anos e não ser casado ainda em 1940 e você seria chamado de "vagabundo", "sodomita", entre tantos outros nomes. Hoje em dia há uma consciência e um maior respeito por parte das pessoas.

Menos fantasias religiosas

Embora o mundo tenha ficado muito secular nos tempos de hoje, ou seja... As pessoas se afastaram muito da "Religião", isso é muito positivo, pois a "Religião", ela sim estraga a pessoa se a pessoa levar a sério demais. Pois a pessoa pode muito bem filtrar as  coisas boas da religião, se caso ela queira ainda frequentar um templo. Mas de modo geral tem uma frase que é extremamente positiva nos dias atuais que é "A igreja somos nós", e isso é muito bom, pois as pessoas se libertam da escravidão mental que são as igrejas, as religiões e etc. Mas quando digo que hoje em dia existem menos fantasias religiosas e isso é positivo, é porque antigamente como a religião influenciava muito, existiam muitas crenças limitantes, ignorantes e intolerantes que atrapalhavam muito o desenvolvimento sadio da sociedade, e que inclusive as vezes era um obstáculo nos avanços da medicina.

Mais avanços na ciência e medicina

Os religiosos podem espernear a vontade contra a ciência e medicina, mas no fim das contas é a ciência e a medicina que eles vão procurar depois. E é claro que é bom e saudável um conciliação entre a fé e a ciência, o que não é saudável é a religiosidade contra a ciência. Mas falando aqui do assunto principal, hoje em dia a ciência e a medicina avançou muito, ao ponto de muitas doenças que antigamente era um pé na cova, como a Tuberculoso e a Sífilis serem curáveis hoje em dia. E não só essas doenças, como muitas outras também, o que possibilita uma expectativa de vida muito boa.

Qualidade de vida melhor

Em se tratando de qualidade de vida, é fato que hoje em dia grande parte das pessoas vivem como reis de antigamente hoje em dia, pois a qualidade de vida melhorou e muito nos dias atuais. Só pra se ter uma ideia nos anos 1960, o IDH {Índice de Desenvolvimento Humano} do Brasil era de 0,450 que é considerado de país subdesenvolvido, e hoje o IDH do Brasil é de 0,770 quase próximo de países desenvolvidos que é a partir de 0,800. Além também da expectativa de vida do brasileiro, que nos anos 1960 era na faixa dos 50 anos de idade, e hoje em dia é na faixa dos 70 anos de idade {72 anos para homens e 79 anos para mulheres}. E no mundo a qualidade de vida melhorou também, tanto que em 1820, 95% da população mundial ainda viviam na extrema pobreza, hoje esse número é bem menor. Países hoje desenvolvidos como a Inglaterra possuía bairros extremamente pobres no fim do século XIX, e em plena capital, como o famoso bairro de Whitechapel em Londres.

Tecnologia avançada

Uma das coisas mais caraterísticas dos tempos atuais é a tecnologia. A tecnologia revolucionou o mundo e se for parar para pensar na minha opinião quando surgiu a fotografia já era uma espécie de próto-tecnologia, que com o passar do tempo foi se aperfeiçoando, quando do surgimento do cinema, depois do rádio, depois da televisão, depois dos eletrônicos e por fim a internet. Mas a tecnologia deu um boom mesmo nos dias atuais, onde foi possível a praticamente todos de forma democrática ter acesso a tecnologia, como celular do tipo smartphone com internet, que praticamente todo mundo tem hoje em dia {Todo mundo é uma forma de expressão, tá, hahaha}. E aliado a tecnologia avançada que cada vez mais está a todo vapor ajudando na melhoria da sociedade. É claro que tem os excessos, como os vícios, mas a pessoa tem que ter consciência e saber usar a tecnologia de forma saudável.

Então... A realidade é que os tempos são bem melhores do que antigamente. E quem é saudosista dos tempos antigos sem ter vivido aquela época, sugiro ler mais sobre antigamente. E sobre curtir coisas antigas {de forma saudável} não há problema nenhum, pois o que é belo e é bom é atemporal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...