O Iraque cujo nome significa "Pequeno Irã", e como tal conhecemos hoje é relativamente jovem, tendo sido fundado apenas em 1932 logo após conquistar sua independência do todo poderoso Império Britânico. Mas até 1918 ele fazia parte do Império Otomano e era uma província. Mas a história do Iraque é extremamente antiga.
O território do país segundo alguns historiadores é o berço da civilização. Foi no Iraque onde surgiu a primeira civilização, o Sumérios, em 6000 A.C.. E além disso uma outra curiosidade é que é no Iraque onde ficava o famoso Jardim do Éden narrado na Bíblia. E além disso um dos rios que é narrado na Bíblia, no Velho Testamento é o rio Tigre, que fica no Iraque.
Mas anos depois, apareceram no Iraque algumas civilizações conhecidas, como a Babilônia e a Mesopotâmia. Este último nome inclusive até recentemente tipo uns cem anos atrás era o nome com o qual o Iraque era conhecido {E na minha opinião o nome mais bonito de todos}. Mas houve um período em que o Iraque também se tornou um grande império, e foi bem na idade média.
Como foi?
Tudo começou no ano de 750 D.C., quando foi fundado um grande império árabe na região. Esse império árabe era bem grande e se chamava Califado Abássida. Inicialmente a capital do Califado Abássida era a cidade de Damasco, na Síria, porém o califado resolveu inaugurar uma nova capital. E nesta época começou então a construção de Bagdá, que foi inaugurada em 758 D.C. e se tornou a nova capital do Califado Abássida. A cidade de Bagdá era uma cidade murada {Como muitas cidades da época} e seu formato era em um formato de um círculo e se não me engano sua data de inauguração tem a ver com o Leão, um símbolo de poder, e que foi em julho de 758 D.C.
Durante muito tempo o Califado Abássida foi poderoso e influente na região, até que por volta de 1258 os mongóis invadiram a região do Iraque, tendo o território do Califado Abássida reduzido a apenas o território do Egito. Ou seja... O Califado Abássida passou a ser apenas no Egito, já que os outros territórios haviam sido perdidos. E além disso os Mamelucos que eram escravos do Califado Abássida deram um golpe de estado e derrubou o califa {imperador} do califado. Então foi fundada uma dinastia, que ficou conhecida como Mamelucos, e o território do califado, agora no Egito, ficou conhecido também como Sultanato Mameluco do Cairo, já que a cidade do Cairo, no Egito era onde ficava a sede do governo do califado.
O fim definitivo do califado
Na prática, o Califado Abássida chegou ao fim em 1258, porém sob os Mamelucos ele durou mais um tempo e foi definitivamente extinto em 1517, quando o Império Otomano derrotou os Mamelucos e conquistou o Egito, também conhecido como Sultanato Mameluco do Cairo. Com a conquista do Egito em 1517 por parte do Império Otomano, o sultão {imperador} do Império Otomano passou a usar o título de "Califa". E ficou conhecido também como "Califa de todos os muçulmanos", tendo ostentado esse título até o fim do império em 1922 e na prática até 1924.
O Califado Abássida chegou ao fim, mas deixou uma história e uma de suas marcas ainda existentes é a cidade de Bagdá, que foi construída para ser a capital de um grande império.
Nenhum comentário:
Postar um comentário