Sim, hoje seria o aniversário, a data de fundação do Império Russo, e não sei se já falei aqui antes, mas eu adoro escrever sobre impérios e sempre me interessei pela história dos impérios. E como gosto de história e já li sobre vários impérios {E ainda tenho memória boa} lembrei que hoje a mais de trezentos anos acontecia a fundação do Império Russo, a "terceira Roma" como ele mesmo dizia. E isso é importante relatar aqui, pois essa é mais uma prova da grande influência que Roma teve na fundação dos impérios que surgiram depois que foram vários como: O Império Carolíngio, o Sacro Império Romano Germânico, o Império Russo, o Império Alemão, e até mesmo o Império do Brasil tinha algumas semelhanças com o Império Romano em sua forma de organização.
Mas porque o Império Russo se considerava a "terceira Roma"?
É porque como muitos sabem, o Império Romano chegou ao fim em sua parte ocidental em 476 D.C. Porém sua parte oriental continuou existindo, e com o passar do tempo embora sua parte oriental também se chamava e continuou se chamando apenas "Império Romano", ela foi adquirindo uma identidade própria, e ainda mais com a cisão da Igreja Cristã em 1054 em que a Igreja Ortodoxa que se separou da Igreja Cristã se tornou mais presente e influente na parte oriental do Império. E devido a isso muito tempo depois a parte oriental do império passou a ser conhecida pelos historiadores como "Império Bizantino".
O Império Bizantino continuou existindo até o ano de 1453 quando ele foi brutalmente esmagado pelo recém fundado Império Otomano que estava se tornando uma potência militar na região. A capital bizantina Constantinopla {Atual Istambul} foi ocupada e se transformou na nova capital otomana. O Império Bizantino então chegara de vez ao fim. Mas...
Do outro lado dali mais ao norte e na parte mais oriental ali acabara de se formar o Principado da Moscóvia, cuja capital era a cidade de Moscou. E foi esse principado que deu origem a este império que vamos falar. Mas isso levou séculos, pois o tempo foi passando e depois de conquistar terras em cima de terras, em 1547 foi formada então a Rússia bem próxima dos moldes que a conhecemos hoje. Mas ela passou a se chamar nesta época "Czarado da Rússia" e seu rei era chamado de Czar e um dos czares mais conhecidos desta época era o temível Ivan o Terrível e tempos depois da morte de Ivan o Terrível, acho que em 1588, a dinastia Ruríquida que governada a Rússia desde muito tempo antes chegara ao fim.
Anos depois, em 1613 chegou ao poder a famosa dinastia Romanov, a última dinastia a governar a Rússia ficando no poder até 1917 quando ocorreu a derrubada do Império Russo.
O começo do Império Russo
Algumas décadas depois da chegada da dinastia Romanov, nasceu em 1672 o czar Pedro, conhecido depois como Pedro, o Grande ou ainda Pedro I. Pedro I quando se tornou maior de idade se tornou então o novo czar da Rússia e seu objetivo era modernizar o país e fazer ele ficar mais parecido com a cultura da Europa ocidental e para isso ele fez viagens para Holanda, França, entre outros países. Aliás a França nesta época já era uma grande potência e já rivalizava com a Inglaterra.
Ao voltar para Rússia, Pedro I ordenou uma mudança radical no país, que incluía até mesmo as vestimentas, onde as velhas túnicas {Ou vestidos} que todo os homens usavam, inclusive as mulheres foram substituídas por roupas ocidentais {Estilo aquelas que os reis da França, tipo Luís XIV usavam naquela época}. E além disso os homens russos foram pressionados a tirarem a barba, pois a cultura ocidental da época os homens não usavam barba, e Pedro I querendo que os homens russos se assemelha aos homens ocidentais pressionou os homens russos a não usarem barba, mas quem usar teria que pagar um imposto, que era conhecido como "Imposto da barba". E como grande parte do povo naquela época já viviam na pobreza, os homens optaram por tirar a barba.
Mas as mudanças não foram só nas roupas. Pedro I fundou várias cidades, entre elas a cidade de São Petesburgo que se tornou a nova capital da Rússia, e o motivo é porque a cidade fica mais próxima da Europa. Anos depois ele travou uma guerra contra a Suécia e venceu. E por fim alguns anos depois e várias mudanças feitas no país, ele foi proclamado imperador em 22 de outubro de 1721, data esta que se iniciou o Império Russo.
Pedro I faleceu apenas 4 anos depois, em 1725 e o trono foi ocupado por sua esposa, Catarina I, mas Catarina faleceu em 1727 e o trono foi ocupado por Pedro II que também faleceu em 1730 e o trono foi ocupado pela imperatriz Ana que reinou até 1740, quando ela faleceu e o trono foi ocupado pelo príncipe Vladimir que reinou por apenas 1 ano e faleceu em 1741 e o trono imperial foi ocupado pela princesa Isabel que foi imperatriz até 1761, quando ela faleceu e o trono foi ocupado pelo príncipe Pedro III, mas ele sofreu um golpe de estado de sua esposa Catarina que era de origem alemã e a partir daí em 1762 ela se tornou a nova imperatriz da Rússia e Pedro III morreu pouco depois. Catarina assumiu com o nome de Catarina II e ficou conhecida como Catarina a Grande e reinou até 1796 e seu reinado ficou marcado por ela fazer grandes mudanças no Império Russo. Após sua morte em 1796 ela foi substituída por seu filho Paulo, que reinou como Paulo I até 1801 quando foi assassinado e seu filho Alexandre I se tornou o novo imperador.
Foi no reinado de Alexandre I que o Império Russo enfrentou o todo poderoso Império Francês e seu temido imperador Napoleão Bonaparte. Mas com a ajuda do inverno russo as tropas francesas foram derrotadas. Anos depois em 1825 Alexandre I morreu e foi substituído por seu irmão Nicolau I que reinou até 1855, sendo substituído pelo filho Alaxandre II.
No reinado de Alaxandre II foram feitas várias mudanças para modernizar o Império como por exemplo a libertação dos servos em 1861, onde ao todo foram libertos 22 milhões de servos, uma boa parte da população do Império Russo. Infelizmente Alexandre II foi assassinado em 1881 e parece que ele se preparava para transformar a Rússia numa monarquia constitucional, pois a Rússia era na época a única monarquia absoluta da Europa.
Ele foi substituído por seu filho Alexandre III que não quis saber de monarquia constitucional e manteve o absolutismo até seu falecimento em 1894, onde foi substituído por seu filho Nicolau II, que também não estava nem aí para a monarquia constitucional e manteve o absolutismo alinhado a sua irresponsabilidade e falta de vontade para governar o país acabou no fim das contas que pagar com sua própria vida....
Sim, pois em 1914 quando começou a Primeira Guerra Mundial, o imperador Nicolau II ao invés de se manter neutro enfiou a Rússia na guerra, onde seus soldados tomavam porrada em cima de porrada das tropas alemãs {A Alemanha na guerra era rival da Rússia}. Dois anos depois em fins de 1916 o povo russo onde a maioria eram pessoas humildes que viviam no campo além também de operários humildes já estavam com a paciência esgotada. Até que no começo de 1917 o povo foi com tudo para as ruas e os protestos foram tão grandes que soldados que também estavam de saco cheio de serem enviados a guerra para morrer a toa se uniram ao povo e não teve jeito... Em março do mesmo ano o Império caiu. Nicolau II abdicou do trono, logo em seguida é proclamada a República Russa e o imperador e toda sua família foram levados em prisão domiciliar e viveram em relativo conforto, pois a turma que tomou o poder nessa época eram socialistas mais moderados até que...
Em novembro de 1917, socialistas mais radicais sangue no zóio e ódio no coração tomaram o poder sem resistência alguma. Eles eram conhecidos como Bolcheviques e eram liderados por Vladimir Lênin que em pouco tempo criou a toda poderosa Tcheca, uma polícia política criada exclusivamente para reprimir com violência e métodos quase ilimitados de tortura até a morte opositores do novo regime e pessoas tida por eles como "inimigos do povo".
E sobrou até para a família imperial que embora estavam em prisão domiciliar estavam em relativo conforto, mas meses depois no início de 1918 foram transferidos para um velho casarão conhecido como Casa Ipatiev e ficavam numa cidade longe e isolada chamada de Ekaterinburgo. A família passou a ter algumas privações até que por fim por ordem dos revolucionários {Alguns dizem que foi ordem de um conselho revolucionário local} a família inteira foi executada sem dó nem piedade até mesmo o menino e 4 meninas do imperador.
Os corpos foram enterrados ali perto, a casa foi demolida em 1977 pelo governo comunista para evitar "peregrinações" e a família imperial foi canonizada pela Igreja Ortodoxa no exílio em 1981 como Portadores da Paixão.
O Império Russo como disse antes foi extinto em 1917, ele teve uma certa influência na Europa oriental foi o lar de grandes escritores, inventores, mas foi extinto de forma brusca por infelizmente irresponsabilidade de seu último imperador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário