domingo, 9 de outubro de 2022

Quem foi? - Pedro Alvares Cabral

Quem foi? Pedro Alvares Cabral

Pedro Alvares Cabral... Se não me engano acho que é um dos primeiros personagens ou se não o primeiro personagem da história do Brasil que aprendemos na escola. E como todos sabem, Pedro Alvares Cabral foi o descobridor do Brasil. Mas conheça um pouco de forma resumida sua história.

Nascido em 1467, Pedro Alvares Cabral era um fidalgo português, que assim como Vasco da Gama foi um dos mais importantes navegadores da história. Se Vasco da Gama foi o primeiro a conseguir chegar na Índia pelos navios de forma bem sucedida, Pedro Alvares Cabral foi quem descobriu o Brasil e sua descoberta provavelmente foi até mais importante que a chegada de Vasco da Gama a Índia {Pelo menos para Portugal}.

Porém logo após descobrir o Brasil e reivindicar as terras para o Reino de Portugal por Pedro Alvares Cabral, o Brasil durante algumas décadas não foi colonizado de fato. Esta colonização só se deu mesmo em 1532 com a fundação da cidade de São Vicente.

Pedro Alvares Cabral também ajudou na formalização da Índia Portuguesa, porém ele veio a falecer em 1520 e vi uma vez em um artigo que não me lembro muito de que sua história só começou a ser estudada mesmo e descobrir mais algumas informações suas somente através do imperador Dom Pedro II e já no século XIX. 

Pedro Alvares Cabral está sepultado na capela de São João Evangelista em Portugal e seu rosto já foi estampado em cédulas de antigas moedas do Brasil no século passado. E no início desse século {E eu lembro muito bem, hehehe} tinha uma cédula de 10 reais que por sinal era bem bonita e que tinha seu rosto estampado nela. E se não me engano essa cédula foi lançada em 2000 para comemorar os 500 anos da descoberta do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado se mete em briga para defender mulher desconhecida e acaba morrendo a facadas

Advogado acabou morrendo a facadas ao se meter em briga de casal para defender mulher desconhecida. Recentemente um caso chocante chamou mui...