Depois do famoso padre Kelmon ter aparecido na política brasileira disputando a presidência do Brasil, muita gente procurou saber quem é ele, porque ele se vestia assim, e se a Igreja Católica permite que padres se candidatem a cargos políticos. Já chegaram a dizer até mesmo se o padre Kelmon não era padre. Porém o que de fato acontece é que padre Kelmon não faz parte da Igreja Católica que todo mundo conhece, e sim da Igreja Católica Ortodoxa do Peru, uma outra igreja católica dentre as várias que existem por aí. Até mesmo a Igreja Universal do Reino de Deus também poderia se chamar "Igreja Católica do Reino de Deus", pois a palavra "Católica" de origem grega significa "Universal".
Mas as igrejas católicas que vou falar um pouco aqui são a Igreja Católica Apostólica Brasileira, e a Igreja Católica Apostólica Cristã {Esta última é da Suíça}. Mas é claro que existem também muitas outras igrejas católicas por aí que são dissidentes.
Igreja Católica Apostólica Brasileira
Esta igreja é bem grandona, ela tem cerca de 550 mil membros e foi fundada em 1945 por um bispo brasileiro chamado Dom Duarte Costa. Ele era bispo de Botucatu e fazia parte da Igreja Católica Apostólica Romana {A que todo mundo conhece}. Porém devido a improbidade administrativa ao qual ele foi acusado, ele foi obrigado a se aposentar e ganho um título de bispo emérito daquela diocese. E como ele defendia ideias modernas para época como o fim do celibato obrigatório dos padres e bispos, para que eles possam se casar, entre outras coisas, ele acabou por acusar o Vaticano de colaborar com a fuga de oficiais nazistas. Dom Duarte acabou por ser excomungado pelo papa Pio XII, e em 1945 ele fundou então a Igreja Católica Apostólica Brasileira e ordenou alguns bispos. O tempo passou, as autoridades chegaram a pegar no pé da Igreja Católica Brasileira, mas não deu muito certo e a igreja cresceu. Dom Duarte faleceu nos anos 60 e a sucessão na igreja acabou por ser composta por um conselho de bispos.
Embora exista a um bom tempo, a Igreja Católica Brasileira não é muito conhecida, mesmo tendo mais de meio milhão de membros. E ela é conhecida também por utilizar a língua local na realização de missas antes mesmo da Igreja Católica Romana, que só passou a celebrar as missas com o idioma local somente nos anos 60. Ela também permite o divórcio e que as pessoas se casem mais vezes. E também outro fator conhecido da Igreja Católica Brasileira é que seus padres e bispos podem se casar. E aliás esse é um dos principais motivos do porque esta igreja foi fundada.
Igreja Católica Cristã
Fundada em 1871 a Igreja Católica Cristã surgiu devido a proclamação da Infabilidade Papal {Tradição que diz que o papa sempre está certo no que ele diz} no Concílio Vaticano I, realizado no fim da década de 1860. Pois a Igreja Católica Cristã não aceita a infabilidade papal. Comparado a Igreja Católica Apostólica Brasileira, a Igreja Católica Apostólica Cristã tem bem poucos membros, segundo estimativas ela tem atualmente cerca de 13 mil membros, talvez devido ao fato de ela se localizar na Suíça, país onde tem muitos protestantes, além também do forte secularismo que a Europa enfrenta.
Mas em seus primeiros anos a Igreja Católica Apostólica Cristã tinha cerca de 27 mil membros. E além disso ela é muito conhecida por ser mais liberal, pois ela permite a ordenação de mulheres, ou seja, mulheres podem ser padres. Ela permite também que seus sacerdotes se casem e aceita o divórcio, coisa que a Igreja Católica Apostólica Romana ainda não permite. Outra característica também dela é que ela também passou a usar o idioma local para celebrar missas assim como a Católica Brasileira.
Tentativas de criar uma Igreja Católica Nacional
já houve ao longo da história do Brasil a tentativa de criar uma Igreja Católica Nacional. Algumas das primeiras vezes foi através de Frei Caneca que sugeriu esta ideia, mas não vingou, depois foi o padre Feijó, mas também não vingou. E o próprio governo brasileiro logo após a independência também pensou na possibilidade, mas não vingou devido ao fato de que foi estabelecido o regime do Padroado, que era em que a Igreja Católica Romana se tornava a religião oficial do Brasil, onde o governo brasileiro ficava responsável pela nomeação dos bispos, salário dos padres e construção de templos, porém a Igreja seria subordinada ideologicamente ao governo brasileiro.
Nos primeiros anos do início da República brasileira houve a ideia sugerida por Rui Barbosa de criar uma Igreja Católica Nacional, porém também não vingou. E hoje em dia seria quase impossível a criação de uma Igreja Católica Nacional, devido ao fato de a população católica no Brasil ser de 50% {dados de 2020}, enquanto que no início da República brasileira a população católica do Brasil era de 95% {Dados de 1940}. Além disso o secularismo anda crescendo muito, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.
Lembrando que não existe somente essas duas igrejas católicas dissidentes, essas foi apenas as que eu mencionei. Mas existe muitas outras igrejas católicas dissidentes, porém assim como essas duas, elas também não são muito conhecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário