segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Crônica Literária - Porque o interesse do povo pela futilidade?

Porque o interesse do povo por futilidade?

Hoje em dia, com as pessoas com um acesso aos meios de comunicação e principalmente com a informação numa velocidade avassaladora ficou nítido também o interesse por futilidade.  É claro que ser intelectual demais, culto demais é chato, tudo em exagero é chato, e sim... Alguns assuntos fúteis como um programa de de televisão, uma novela, reality show é bom sim, mas de uma forma moderada e nunca a frente de assuntos tão importantes do dia a dia.

Mas no entanto além de haver já um certo debate sobre o interesse do povo pela futilidade, ainda sim há muito interesse do povo por parte de desses assuntos. Mas é claro que vale frisar também que nos últimos anos o povo também tem se preocupado mais com assuntos mais importantes sobre seu país, a política, a sociedade em geral e felizmente o povo começa a perceber que essas coisas são mais importantes do que novela, futebol e reality show.

Mas voltando a falar sobre o porque do interesse do povo pela futilidade, do porque que isso acontece. Acredito eu que isso talvez possa estar ligado a um certo instinto biológico que todo ser humano tem ao longo de muito tempo. Porque se for parar para pensar as primeiras civilizações tem cerca de 5 mil a 6 mil anos que surgiram, e em comparação, o ser humano surgiu a 300 mil anos atrás. Ou seja... Durante a maior parte da existência humana não éramos "civilizados". Então não é tão fácil assim modificar geneticamente um comportamento tão biológico em pouco tempo.

O que estou querendo dizer, é que durante boa parte de nossa história, nós seres humanos ainda não tínhamos civilizações, educação e etc., então é natural que durante muito tempo o ser humano procurar se interessar por "futilidade" antes da civilização. E então quando vieram as primeiras civilizações até os dias atuais, algumas costumes, comportamentos primitivos ainda permaneceram em nós seres humanos, mesmo que em pequena quantidade, pois final de contas hoje em dia todo sabe como viver como civilizados não é mesmo? Porém isso não impede que haja um certo interesse do povo por conteúdos menos importantes.

E percebi isso quando toda vez que as redes sociais me recomenda vídeos de conteúdos fúteis, justamente por esses conteúdos terem muitos telespectadores, o que faz com que o algorítmo das redes sociais passam a recomendar esse tipo de conteúdo pra gente. E nesses tipos de conteúdo além de ter um número enorme de telespectadores há uma interação muito grande entre o público ali, o que me fez questionar do talvez porque o interesse do povo por futilidade.

Mas como sou uma pessoa positiva, quero acreditar que isso seja apenas digamos que uma válvula de escape do povo no final do dia, pois como disse antes, não há problema nenhum em consumir conteúdos do tipo, novelas, futebol, reality shows, desde que eles não se torne mais importante do que assuntos como a política, a sociedade e a busca de uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado se mete em briga para defender mulher desconhecida e acaba morrendo a facadas

Advogado acabou morrendo a facadas ao se meter em briga de casal para defender mulher desconhecida. Recentemente um caso chocante chamou mui...