Índice de Desenvolvimento Humano, mais conhecido como IDH, muita gente já ouviu falar nesse requisito que é usado para medir a qualidade de vida dos países, se os países são desenvolvidos, subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Mas você sabe quais são as notas que se dão para saber o IDH dos países? E não só dos países, mas também de regiões, cidades, estados e etc.
É claro que pra medir o IDH são várias as características como Economia, Educação, Infra estrutura, Saneamento Básico entre outras coisas. E tudo isso é medido dando um determinado resultado que é chamado de IDH. E para as pessoas saberem certinho se os países são desenvolvidos, subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, o IDH foi classificado por notas que são divididas em três classes de notas.
Essas notas variam de até o número 1000, mas a maioria dos países desenvolvidos possuem nota de 0,800 a até 1000. E as três classes são:
De 0,800 a 1000 {Desenvolvido}
Países que possuem notas entre esses números geralmente são desenvolvidos, mas nem sempre. Mas esta é a nota que indica que esse país de uma qualidade de vida muito alto.
De 0,600 a 0,799 {Em desenvolvimento}
Países que possuem notas que variam entre esses número são considerados em desenvolvimento, e o Brasil está nessa lista com 0,767. Essa numeração está presente na maioria dos países do mundo e é considerado alto.
Abaixo de 0,600 {Subdesenvolvido}
Essas são as mais baixas notas de qualidade de vida em um país. E essas notas são consideradas baixo, e infelizmente uma boa parte dos países do mundo estão com essas notas. Geralmente são países que possuem um índice de pobreza muito alto, falta de saneamento básico, infra estrutura e também países em guerra. Esperamos que com o passar do tempo a situação nesses países melhorem, pois afinal de contas países que hoje são desenvolvidos também já foram assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário