Recentemente fiz um artigo sobre o filme Cidade de Deus, lançado no ano de 2002 e que é um dos filmes brasileiros mais populares de todos os tempos. E em dado momento é óbvio, eu mencionei a favela Cidade de Deus, ao qual o filme se passa nela. Aqui agora neste artigo falarei um pouco sobre a favela.
A Cidade de Deus é uma das favelas mais conhecidas não só no Brasil, como também no Rio de Janeiro em grande parte devido ao sucesso do filme. E a sua história começou nos anos 60, quando o município do Rio de Janeiro ainda era um estado {Sim o município do Rio de Janeiro já foi um estado} e se chamava Estado da Guanabara}, houve um projeto de remoção de favelas promovidos pelo então governador Carlos Lacerda.
E devido a esse projeto de remoção de algumas favelas, os habitantes dessas favelas desativadas foram remanejados para um conjunto habitacional na região de Jacarepaguá, onde hoje é a favela Cidade de Deus. A nova localidade recebeu esse nome e com o passar dos anos, principalmente durante os anos 70 e 80 houve um crescimento descoordenado da favela, em que muitas pessoas começaram então a construir barracos e também em áreas mais complicadas.
A favela cresceu e anos depois acabou virando um bairro com o mesmo nome. Em 2002 como todos já sabem foi lançado o filme Cidade de Deus que se passa na favela nos anos 60 e 70. Isso fez com que a favela ficasse conhecida nos quatro cantos. em 2011 a favela recebeu a visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama e atualmente a favela deve ter aproximadamente 40 mil habitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário