quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Hoje na História - Arrebenta a Guerra do Yom Kippur

Hoje na História - Arrebenta a Guerra do Yom Kippur.

A exatamente quase cinquenta anos atrás, em 6 de outubro de 1973 arrebentava no Oriente Médio já calejado por conflitos uma nova e efêmera guerra: A Guerra do Yom Kippur, que durou vinte dias e acabou por expor a vitória de Israel perante seus rivais que o atacaram.

Primórdios

Até 1922 a maior parte do território do Oriente Médio era apenas um único Estado... O Império Otomano, mas este antigo império resolveu fazer o estrago de se aliar ao antigo Império Alemão na Primeira Guerra Mundial. Até aí tudo bem, mas o problema é que a coalizão liderada pelos alemãs foi derrotada com o fim da guerra em 1918, e o Império Otomano foi um dos derrotados, e como consequência teve seu território repartido entre os países vencedores que foram a França e a Inglaterra.

Porém pouco antes dessa divisão, os ingleses fizeram uma promessa aos árabes de que se eles sabotassem os turcos {Os árabes conviviam dentro do território otomano junto com os turcos e eram os turcos que comandavam o império e nesta época devido a ideologia dos Jovens Turcos os turcos estavam desprezando os árabes e foi aí que os ingleses aproveitaram para ganhar um aliado: os árabes} no fim da guerra eles ganhariam um Estado árabe para eles. 

Porém quase no fim da guerra, com a Declaração de Balfour em 1917 os ingleses anunciaram futuramente a criação de um Estado judeu e nem um momento anunciaram a criação de um Estado árabe. E isso causou a fúria dos árabes e conflitos com os judeus na região. Mas no fim das contas, pelo menos nas próximas décadas nenhum Estado judeu foi criado, mas....

Em 1947 logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e a descoberta dos terríveis massacres contra os judeus, a recém criada ONU {Organização das Nações Unidas} anunciou a criação de um Estado judeu e um Estado árabe com a divisão da Palestina. Os judeus aceitaram e em 14 de maio de 1948 anunciaram a fundação do Estado de Israel. Já os árabes não aceitaram e declaram guerra a Israel. E foram vários Estados árabes que declaram guerra contra Israel. Entre eles: Egito, Síria, Arábia, entre outros. Israel acabou derrotando todos em pouco tempo. Mas anos depois veio outras guerras, como a Guerra do Yom Kippur.

Começa a guerra

Ela tem esse nome porque foi num feriado judaico conhecido como "Yom Kippur" que os árabes invadiram Israel de surpresa. No começo Israel estava em desvantagem, mas com o passar dos dias o país foi se restabelecendo e surpreendentemente em 26 de outubro de 1973, apenas vinte dias após o início da guerra, Israel sai vitorioso. A notícia do fim da guerra e da vitória de Israel corre o mundo, e se não me engano foi por causa dessa guerra que houve a grande crise do petróleo naquela época. Pois a partir daí os países produtores de petróleo que eram os árabes resolveram digamos que como uma forma de protesto pela derrota na guerra, aumentar o preço do petróleo. O que causou o aumento da gasolina por exemplo.

Anos depois, em 1978 foi feito um acordo de paz entre Israel e os árabes e o evento foi registrado e teve como moderador o então presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#Relacionamento - Mulheres são mais seletivas, mas quando escolhem um homem elas são mais apegadas

Mulheres parecem serem mais apegadas no relacionamento do que os homens. Uma coisa que reparei, mas não sei se é impressão minha, mas acredi...