quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida

Curiosidades sobre Nossa Senhora da Conceição.

Muita gente conhece Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Mas sua história é um tanto quanto curiosa e interessante.

A primeira curiosidade é que seu verdadeiro nome na verdade é Nossa Senhora da Conceição, e ela antes não tinha aquela imagem escura que foi uma de suas características mais marcantes. Sua imagem originalmente era colorida e ela foi esculpida segundo informações por volta do século XVII, um bom tempo antes de ela ser encontrada.

A outra curiosidade e também a mais famosa, é que sua imagem foi achada por pescadores no rio Paraíba no interior de São Paulo em outubro de 1717. Os pescadores tentavam pescar peixes, mas o rio não estava pra peixe, e segundo a história depois que os pescadores encontraram a imagem eles conseguiram pescar muitos peixes e a história se espalhou pela região e depois para o Brasil inteiro.

Além disso quando os pescadores a acharam no rio, eles acharam primeiro o corpo, e depois a cabeça, pois a estátua estava quebrada, e de uma certa forma foi um milagre terem achado bem no meio do rio a cabeça da estátua da santa logo depois do corpo, devido ao pequeno tamanho da estátua, e claro... do tamanho do rio.

Com o passar do tempo foi se iniciando uma devoção a santa e foi construída uma capela no local, tanto que cem anos depois, as vésperas da independência, o ainda príncipe e depois imperador, Dom Pedro I conheceu a capela de Nossa Senhora Aparecida.

O tempo passou, Nossa Senhora é conhecida oficialmente como "Nossa Senhora da Conceição Aparecida". Por volta do início do século XX a princesa Isabel doou uma coroa a Nossa Senhora, e ela foi coroada rainha do Brasil e mais algumas décadas depois foi construído o santuário de Nossa Senhora Aparecida, na própria cidade de Aparecida, interior de São Paulo onde todos os anos recebe milhares de fiéis e turistas.

Em 1978 outro fato curioso: Um rapaz invadiu o lugar onde estava a estátua da santa e a quebrou em pedaços. Tempos depois foi feito um trabalho de restauração e ainda no mesmo ano a estátua foi restaurada.

Dois anos depois, em 1980 o dia 12 de outubro foi declarado oficialmente o Dia de Nossa Senhora Aparecida e considerado feriado nacional. O motivo da escolha da data eu não sei, mas provavelmente o mês foi devido ao fato de a história de Nossa Senhora Aparecida ter acontecido em outubro de 1717.

Outra curiosidade:

Duzentos anos depois, em outubro de 1917 aconteceu a última aparição de Nossa Senhora na cidade de Fátima, interior de Portugal. Ela alertava as crianças ao qual ela apareceu sobre os erros que a Rússia espalharia pelo mundo, e coincidentemente um mês depois, em novembro daquele ano os comunistas tomam o poder na Rússia e o comunismo, que é contra o cristianismo se espalha pelo mundo, seja de forma direta através das armas, como aconteceu na China, Mongólia, Cuba, entre outros, ou seja de forma indireta através da cultura, da educação, como aconteceu em países como França, Alemanha, Brasil, Inglaterra, entre tantos outros países.

Após seus aparecimentos em Fátima, Nossa Senhora ficou conhecida também naquela região como Nossa Senhora de Fátima e é uma das imagens mais populares do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...