Pio IX, ou ainda Pio Nono foi o segundo papa que mais tempo reinou desde São Pedro, o primeiro papa. Ao todo seu reinado teve 32 anos de duração, e ele reinou entre 1846 a 1878. E não é só pelo longo reinado que ele se destaca por ser um dos papas que mais tempo reinou, e sim o período em que ele foi papa e também o período em que ele viveu.
Pio Novo, cujo nome de batismo era Giovanni Ferreti, nasceu em 1792 e morreu em 1878, ou seja, ele praticamente presenciou mudanças profundas no século XIX, como a independência dos países da América Latina, o surgimento da fotografia {Inclusive ele foi o primeiro papa a ser fotografado}, as unificações da Itália e Alemanha, que acabou inclusive com o fim dos antigos Estados Papais, além também do surgimento de ideologias como o Comunismo por exemplo.
Pio Nono era um papa bem conservador, e devoto de Nossa Senhora ele criou o Dogma da Imaculada Conceição em 1854. E além disso ele condenou ideologias como: O Comunismo, Racionalismo, Judaísmo, Naturalismo, entre outras. Outro fato importante também foi que em seu reinado aconteceu o famoso Concílio Vaticano I na década de 1860, e que teve uma segunda versão cem anos depois.
Foi também em seu reinado que houve uma treta entre o Império do Brasil e o Cristianismo, pois Pio Nono condenou e instituiu a perseguição a maçonaria, e como no Brasil a Igreja era subordinada ao governo e no governo tinha maçons, isso acabou contribuindo para um conflito ideológico entre as duas instituições, o Império do Brasil e a Igreja Católica.
Pio Nono, como disse antes, reinou por longos 32 anos, sendo o segundo líder do Cristianismo que mais tempo reinou, ficando atrás apenas de São Pedro. Ele faleceu em 1878 e foi substituído por Leão XIII, que também teve um reinado longo {25 anos no total}.
Nenhum comentário:
Postar um comentário