Hoje é um dia comum, para muita gente do mundo inteiro, mas para os alemãs, em especial os alemãs de boa memória e que tem hoje no mínimo 40 anos de idade é um dia especial. Pois hoje aconteceu a trinta e dois anos atrás a reunificação da Alemanha, após mais de 40 anos dividida em dois Estados, a Alemanha volta a ser um único Estado como era antes até 1949, quando aconteceu a sua famigerada divisão.
O Contexto
Até a Segunda Guerra Mundial a Alemanha era um país unificado e tinha uma área territorial de aproximadamente 440 mil k2. Em 1939, quando começa a guerra o país iniciou uma expansão territorial avassaladora, conquistando metade da Polônia, a Áustria, a República Tcheca, além também dos demais territórios ocupados que somaram milhões de km2.
Em 1943 após a derrota na Batalha de Kursk, a Alemanha começou a sofrer sucessivas derrotas no campo militar e teve que recuar com seu exército cada vez mais até ser encurralado na própria capital do país em fins de abril de 1945, e no mês seguinte o país assina sua rendição incondicional.
A partir daí os Aliados {Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e França} começaram a pensar no que fazer com a Alemanha que a esta altura estava sob administração internacional e dividida em quatro zonas {Zona Americana, Zona Inglesa, Zona Francesa e Zona Soviética.
Após quatro anos de negociações, as zonas americana, inglesa e francesa se fundiram e deram origem a República Federal da Alemanha, conhecida informalmente como "Alemanha Ocidental" e a zona soviética deu origem a República Democrática Alemã, que ficou conhecida informalmente como "Alemanha Oriental". A cidade de Berlim também foi divida em duas e seu lado oriental passou a ser a capital da Alemanha Oriental.
Anos depois a fronteira entre as duas "Alemanhas" foram reforçadas, o muro de Berlim foi construído e seguiu-se décadas de divisão polêmica do país que ao mesmo tempo simbolizava a divisão ideológica que o mundo naquela época vivia, que era entre o Capitalismo e o Comunismo.
Em fins da década de 80 com a derrocada de governos comunistas, a queda do muro de Berlim em 1989, entre outros acontecimentos, a Alemanha Oriental é incorporada a Alemanha Ocidental e em 3 de outubro de 1990 a Alemanha é reunificada, e desta vez embora com um território de 357 mil km2 é agora um país calmo, desenvolvido e amante da paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário