Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, que todo mundo conhece. Talvez a cidade brasileira mais conhecida no mundo inteiro. A história do Rio de Janeiro é muito antiga, sendo praticamente uma das primeiras cidades do Brasil. Ela foi fundada em 1565, no mesmo século do descobrimento do Brasil.
A sua fundação se deu devido a ocupações francesas na região, e para assegurar a posse do território, os portugueses fundaram então a cidade, que inicialmente se chamava São Sebastião do Rio de Janeiro. O nome foi em homenagem ao soldado romano martirizado por professar a fé cristã em 288 D.C. pelo temível imperador Diocleciano. E segundo informações, São Sebastião havia auxiliado os portugueses na batalha que resultou na fundação do Rio de Janeiro, tanto que ele se tornou o padroeiro da cidade e até os dias atuais ainda tem procissões em homenagens a ele na cidade.
Tempos depois de sua fundação o Rio de Janeiro se destacou muito também na economia, principalmente com engenhos relacionados a cana de açúcar, pois seu clima quente, praticamente igual do Nordeste propicionava também esse cultivo
A cidade foi se desenvolvendo com o passar do tempo, principalmente após o início das descobertas de ouro em Minas Gerais, tanto que em 1763 devido a isso, a cidade passou a ser a nova capital do Brasil. E em 1808 veio algumas mudanças radicais com a chegada da família real portuguesa, onde foram fundados várias instituições na cidade, além de construções, melhorias e a cidade ganhou uma importância muito grande.
Com a independência do Brasil em 1822, como era de se esperar, o Rio de Janeiro se tornou a capital do Brasil independente e em 1834 foi criado o Município Neutro {Precursor do Distrito Federal}. O Município Neutro era uma jurisdição sobre todo o território da cidade, e com isso a cidade não pertencia oficialmente a então Província do Rio de Janeiro {Atual Estado do Rio de Janeiro} e sim ao próprio Império do Brasil, pois era sua capital. Tanto é que a capital do estado do Rio de Janeiro na época era a cidade de Niterói.
Com a proclamação da República houve mudanças nos topônimos do Brasil em todos os aspectos, como por exemplo, as províncias passaram a serem chamadas de "Estados", o Império do Brasil passou a se chamar "Estados Unidos do Brasil" e o o Município Neutro passou a se chamar "Distrito Federal".
Durante todo o século XX, o Rio de Janeiro continuou sendo praticamente a principal e maior cidade do Brasil, sendo inclusive o polo industrial mais relevante no início daquele século. Porém a medida que as décadas iam passando, a cidade de São Paulo foi crescendo cada vez mais. Em 1960 Brasília é inaugurada como nova capital do Brasil, e o Rio de Janeiro continuou tendo uma relevância apenas cultural e artística.
Atualmente sendo a segunda maior cidade em tamanho, o Rio de Janeiro em outros aspectos é a cidade brasileira que mais se destaca. É uma cidade com ótimos e agradáveis pontos turísticos, além do delicioso clima tropical atlântico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário