Na antiguidade assim como hoje em dia as roupas também eram praticamente unissex.
Uma das coisas boas de gostar de História e Sociologia é que a gente percebe e descobre certos comportamentos históricos da humanidade que muitas das vezes seriam inimagináveis que já aconteceu. Por exemplo.. Você sabia que no passado homens também usavam saias e vestidos? Que antigamente a nudez masculina era mais aceita e bem vista do que a nudez feminina? E que o rosa era uma cor de menino e azul era uma cor de menina? São fatos assim que me deixa interessado, saber como foi, como mudou e porque mudou.
E uma coisa que ando percebendo a um bom tempo é sobre comportamentos gerais da sociedade nos tempos atuais no que se refere assuntos do tipo questões de gênero, orientações sexuais, entre outros comportamentos, que lendo muito a história pude perceber que antigamente {Mas bem antigamente as coisas eram muito semelhantes aos tempos atuais}, e que os verdadeiros "Tempos modernos" foram entre os séculos XVI a fins do século XX. Pois é em, hehehe, se você acha que os anos 30 eram tempos antigos e retrógrados, na verdade os anos 30 eram os verdadeiros "tempos modernos", pois os tempos atuais estão sim bem semelhantes ao tempos da antiguidade. E quando eu falo de antiguidade, é antiguidade mesmo, coisa de 2, 3 mil anos atrás.
É claro que os tempos atuais são infinitamente melhor do que os anos 30. E devido a tudo isso quero selecionar aqui alguns tópicos contendo semelhanças entre os costumes e comportamentos da sociedade na antiguidade com os tempos atuais.
Vestimentas unissex
Vamos começar por um assunto mais fácil, hehehe. Na antiguidade as vestimentas de homens e mulheres eram iguais ou bem semelhantes, ambos usavam vestidos ou saias e em praticamente quase qualquer civilização. Era um estilo mais unissex, e embora tenha alguns que dizem que "Não, naquela épocas as pessoas usavam túnicas" E qual a diferença de túnicas e vestidos? "Ah mas naquela época existia diferença entre roupas de mulher e roupa de homem, porque de homem era uma cor e mulher era outra cor, e também de homem era um pouco mais curta e de mulher um pouco mais longa". Mas o formato era o mesmo, assim como hoje em dia homens e mulheres usam calças, onde geralmente calças femininas são mais justas, mas o formato é o mesmo, e pra variar homens hoje em dia estão também aderindo a moda de calças coladas e mulheres também usando calças largas. E como hoje em dia existem mais variedade de roupas, há também outros tipos de roupas hoje em dia que são praticamente unissex onde ambos os sexos usam, como Camisetas, casacos, seja eles de couro, jeans, entre outros. Bermudas também.
Homossexualidade
Um assunto meio polêmico, mas que hoje em dia é discutido com mais naturalidade e mais aceito hoje em dia comparado algumas décadas atrás.
Pois então, a homossexualidade sempre existiu, e na antiguidade embora possa ter alguns casos de preconceitos {Não sei informar se naquela época tinha}, é fato que na antiguidade ela era mais bem vista e mais aceita do que alguns séculos depois, e visto como algo comum, entre vários povos ocidentais como gregos e romanos.
A homossexualidade só começou a ser mais censurada aqui no ocidente após a propagação do Cristianismo que começou a incutir alguns dogmas na cabeça das pessoas da época e que duraram muitos séculos, devido ao fato de boa parte da história as pessoas não terem acesso a informação e o analfabetismo ser muito grande.
Porém nos últimos tempos com o advento do acesso a informação, o alto índice de alfabetização e também de conhecimentos por parte das pessoas a homossexualidade embora hoje em dia ainda tem um certo preconceito ela é muito mais aceitada hoje em dia do que algumas décadas atrás. E assim como na antiguidade a homossexualidade hoje em dia está mais aceita.
Sexualidade
A sexualidade e assuntos relacionados ao sexo hoje em dia é discutido com muito mais naturalidade do que algumas décadas atrás. E na antiguidade era exatamente assim, pois na antiguidade não existiam tantos tabus relacionados ao sexo como por exemplo no século XIX, anos 20, 30, 40 e 50 por exemplo. Assisti uma entrevista com um ex padre e ele disse que no tempo de Jesus era uma grande p*taria, sim ele falou isso. Claro que não estou dizendo que hoje em dia é uma grande p*taria, como muita gente diz, mas pude perceber que na antiguidade esses assuntos eram discutidos com mais naturalidade como nos tempos atuais.
Divórcios
Outro tema muito polêmico é o divórcio, e é claro que não estou falando a favor ou contra o divórcio. E antes que algum vem da uma santão aqui e criticar o divórcio, saiba que é muito fácil criticar o divórcio quem está em seu primeiro casamento ainda, feliz e saudável, ou uma pessoa solteira convicta que não quer mais casar de novo ou nem sequer quer casar e criticar o divórcio. E falo isso porque todas as pessoas que já escutei criticarem o divórcio eram pessoas cristãs que estão em seu primeiro casamento feliz, saudável ou também que já foram casadas e não querem mais casar. Aí é fácil criticar o divórcio. É a mesma coisa de um homem sem testosterona e zero de libido que não sente desejo sexual nenhum dizer para jovens não fazer sexo. Pois infelizmente há casos em que o divórcio é necessário e se for a vontade da pessoa arrumar outro casamento e ser feliz.
Mas na antiguidade o divórcio era mais comum, é claro que não sei se utilizavam esta palavra para tal comportamento. Mas o fato é que na antiguidade era mais comum casais depois de um tempo se separarem, mesmo tendo filhos, e arrumarem outros parceiros e muitos casos os parceiros assumirem os filhos do casamento anterior, exatamente como acontece hoje em dia. O próprio fundador do Império Romano, César Augusto ao se casar com uma mulher que já tinha filhos, adotou o filho dela que depois se tornou o sucessor de Augusto e era nada mais nada menos que o imperador Tibério, enteado de Augusto e também foi imperador no tempo de Jesus.
E hoje em dia acontece muito esse tipo de comportamento, o que é comum e normal, pois já acontecia antes. Porém muitas décadas atrás como nos 40, 40 e etc., era algo impensável um segundo casamento, um divórcio ou uma pessoa se casar com quem já tinha filhos. E ainda bem que as coisas hoje em dia mudaram, mas é claro que é bom ter sempre um equilíbrio.
Enfim, esses são alguns dos exemplos de comportamentos sociais que eram comum antigamente, foi censurado séculos depois e agora volta com tudo. Talvez tudo isso seja ciclos, pois acho que já ouvi dizer que a história da humanidade é composta de ciclos, onde vem períodos de um tipo, dura um tempo, vem outro período e depois começa tudo de novo. E se for assim, os tempos atuais estão como na antiguidade, só que com o povo mais consciente, o que torna isso muito bom, porque tempos retrógrados como os anos 30, 40, 50 e etc., não de jeito nenhum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário