sábado, 29 de outubro de 2022

A história do estado de Santa Catarina

A história de Santa Catarina.
Imagem de Balneário Camboriú, no litoral norte do estado, bem pertinho de Itajaí, com sua famosa roda gigante, inaugurada a pouco tempo e que já virou um grande ponto turístico.

Santa Catarina é um dos estados mais importantes do Brasil. Conhecido por suas belezas naturais, sua organização, qualidade de vida, Santa Catarina é também o mais antigo estado da região Sul, e um dos mais antigos do Brasil. Ele foi fundado ainda nos tempos das capitanias, se não me engano em fins do século XVI, desmembrado da então Capitania de São Paulo. Pois houve um período em que haviam bem poucas capitanias no Brasil que era por exemplo, São Paulo e Maranhão, e muitos estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, entre outros se desmembraram de São Paulo. O Paraná foi o último a se desmembrar de São Paulo, tendo sido feito o desmembramento em 1853.

Os primeiros municípios de Santa Catarina foram: Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco do Sul, fundado em 1504 e é a mais antiga cidade do estado e se chama atualmente São Francisco do Sul. Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lages {Ou Lagens}, atualmente é o município de Lages. Santo Antônio dos Anjos da Laguna, atualmente o município de Laguna, e Nossa Senhora do Desterro, atualmente a queridíssima Florianópolis.

Como disse antes, até 200 anos atrás esses eram os quatro únicos municípios de Santa Catarina, até que em 1822 com a independência do Brasil, ocorre a transformação das capitanias em províncias, e a então Capitania de Santa Catarina passa a se chamar Província de Santa Catarina, e após formalizado o governo da província e o país independente, começa se então o desenvolvimento de Santa Catarina, onde aos poucos foram surgindo empresas, imprensa, depois veio a imigração e o número de cidades foi aumentando.

Durante a segunda metade do século XIX e início do século XX, Santa Catarina recebeu uma grande quantidade de imigrações em especial de origem europeia que em sua maioria eram de Italianos, Alemães, Suíços e Noruegueses e alguns poucos Portugueses. Mas a grande maioria mesmo foram de Italianos e Alemães, onde eles contribuíram para a sociedade local em seu desenvolvimento e até mesmo na imprensa desses locais, tendo Joinville por exemplo, fundada por imigrantes alemães, suíços e noruegueses um jornal conhecido como Kolonie Zeitung {Jornal da Colônia}, fundado em 1868, e que durou até 1942, chegando a ser mesmo um jornal bilíngue.

Durante o fim do século XX, em especial dos anos 70 em diante, muitas cidades de Santa Catarina começaram a se destacar também pelo turismo, como Balneário Camboriú, Blumenau, Bombinhas, Florianópolis e Itajaí. Com incríveis pontos turísticos, praias e festas regionais, como a famosa Oktoberfest em Blumenau e a Marejada em Itajaí.

Durante os anos 2000 o estado também experimentou um grande desenvolvimento econômico, e nos anos seguintes em especial na década de 2010 um grande desenvolvimento em infra estrutura, onde atualmente o estado é um dos mais bonitos do Brasil, organizado além também da boa qualidade de vida e seu destaque no turismo, o que faz com que recebe todos os anos muitos turistas do Brasil e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...