Esses dias atrás estava lendo sobre artistas da televisão ou de cinema que sumiram dos holofotes. E se tem aqueles costumes doidos que todo mundo tem, um que eu tenho é o de procurar saber sobre atores do passado ou de filmes antigos que já assisti e que literalmente sumiram, por curiosidade pra saber onde foi o paradeiro deles. Lembro por exemplo que gostava muito de pesquisar na internet sobre atores dos filmes do Bruce Lee {1940 - 1973} e saber como eles estão e etc.
E a muitos anos atrás, mas precisamente em 2012 eu estava lendo sobre personalidades que eram soropositivas e descobri a história de Rock Hudson, um famoso ator de filmes americanos que fez muito sucesso nos anos 50 e 60. Ele ficou conhecido também como a primeira grande celebridade a anunciar publicamente que era soropositivo, e numa época em que o HIV havia acabado de ser descoberto. E tudo isso em julho de 1985, e Rock faleceu três meses depois, em 2 de outubro daquele ano, prestes a completar 60 anos de idade.
Sua história
Ele nasceu em 17 de novembro de 1925, nos Estados Unidos, e seu nome de batismo era Roy Scherer Jr. Seu pai o abandonou, e ele foi criado pela mãe na casa de familiares e teve uma infância tranquila. Durante fins da Segunda Guerra Mundial ele serviu como marinheiro, e tendo acabado a guerra em 1945 ele voltou para a vida normal trabalhando em empregos comuns, mas seu sonho já nesta época era ser ator.
Foi então que em 1948, aos 23 anos de idade ele foi descoberto por um agente, apresentado ao mundo do cinema, mudou de nome e adotou o nome artístico "Rock Hudson", e ainda neste mesmo ano rodou seu primeiro filme, tendo começado aí sua carreira de ator.
O sucesso mesmo veio alguns anos depois com filmes como Assim Caminha a Humanidade, lançado em 1956 e comédias ao qual ele atuou junto da famosa atriz da época, Doris Day.
Rumores sobre sua sexualidade
![]() |
Rock nos anos 50. |
Rock Hudson já estava com quase trinta anos de idade, e como era comum naquela época as pessoas casarem cedo, muita gente estranhou ele ainda continuar solteiro {Ele era homossexual, porém não tinha assumido com medo de prejudicar a carreira, já que ele interpretava muitos personagens bem masculinos}. Uma revista da época chamada "Confidential" chegou a incomoda-lo, mas no fim das contas ele acabou se casando em 1955 com uma mulher, porém pouco tempo depois se separaram, e há rumores inclusive de ela seria também homossexual e que o casamento foi de fachada.
O fato é de que Rock Hudson continuou fazendo muito sucesso com o passar dos anos, porém durante a década de 70 sua carreira estagnou e ele passou a ser chamado muitas vezes para fazer televisão, o que ele não gostava muito, pois ele gostava mesmo era de fazer cinema. No fim dos anos 70 ele passou a se entregar muito ao cigarro e bebidas, além também de ter alguns amantes ao longo de sua história.
No início dos anos 80 ele precisou fazer uma cirurgia no coração e recebeu transfusão de sangue, o que tempos depois ele alegou que poderia ter se contaminado com o HIV através desta transfusão de sangue. O fato é de que em 1984 Rock Hudson começou a apresentar as primeiras mudanças físicas em seu corpo por causa do HIV e já estava mais magro. O tempo passou e ele começou a emagrecer mais ainda e chegou a ser internado na França e transferido de maca depois para os Estados Unidos. Em julho de 1985 ele anunciou publicamente que era soropositivo, sendo a primeira grande celebridade, ou talvez a primeira celebridade a anunciar que era soropositivo.
E Rock Hudson teve sua saúde piorada cada vez mais e pouco depois, dos 102 kg que ele tinha originalmente, ele já estava com 77 kg, e se não me engano ele chegou a pesar 66 kg, e lembrando que ele tinha 1,93 m de altura, ou seja, ele estava extremamente magro para um homem de seu porte.
Rock Hudson acabou por falecer em 2 de outubro de 1985, deixando seus amigos desolados com sua partida. Seu namorado na época, Marc Cristian se não me engano chegou a processar o espólio de Rock Hudson devido ao fato de segundo ele Rock não ter contado para ele no início quando descobriu que era soropositivo. Não sei se Marc ganhou o processo, mas o fato é de que Rock Hudson foi um dos atores de cinema mais conhecido, lutou por seu sonho e conseguiu chegar lá.
E após conhecer sua história de imediato por acaso em um artigo na internet, lembro que estava num antigo sebo que existia aqui em Itajaí, e se chamava "Casa Aberta", em dezembro de 2012 e acabei achando o livro biográfico de Rock Hudson que se chamava: "Rock Hudson - História de sua vida". O livro era muito bom e foi o primeiro livro autobiográfico que eu li.
Nenhum comentário:
Postar um comentário